A 9ª edição do FIPA realizou-se no Brasil, na cidade de São Luís (Maranhão), com o tema DIVERSIDADE EM DIÁLOGOS PERMANENTES. Aconteceu entre os dias 14, 15 e 16 de junho, e contou com a participação das seguintes organização e Instituições de ensino:
- Faculdades de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão
- UEMA, Universidade Federal do Maranhão ,
- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco,
- Universidade de Aveiro/PT,
- Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB , Conselho de Arquitetura CAU MA ,DPA, APRUPP , Rota do Românico PT, República Portuguesa/Cultura .
De acordo com a publicação no site do FIPA: _O tema geral escolhido para o 9º FIPA procura uma abordagem ampla do patrimônio arquitetónico que, local e global, seja capaz de suprir demandas atuais - sustentáveis, pois - referentes à sua valorização, construção e salvaguarda. Através de boas práticas buscamos mobilizar os recursos no campo da arquitetura em sintonia com o patrimônio cultural, suas misturas e identidades, suas possibilidades e limites, em diálogo com as comunidades técnica, científica e institucional.
_
Num Fórum em que estive presentes José Luis Cortes, Presidente da
UIA, e Nadia Someqh, Presidente do
CAU/Br, o Presidente do CIALP participou no FIPA, reforçando que:
“cada país precisa de identificar a sua narrativa em relação ao século XX. Isso é importante por que há tipologias de arquitectura que não estão nos livros de história”.