-
31-10-2018

O convite foi feito em Portugal por Nivaldo Andrade, presidente nacional do Instituto dos Arquitectos do Brasil. Com obras de grande destaque nos quatro cantos do mundo - inclusive no Brasil onde projetou a Fundação Iberê Camargo, em 2008, em Porto Alegre - Siza tem uma relação muito próxima com a arquitectura brasileira.

O Comité de Honra do Congresso Mundial refere que é muito importante ter um nome desta relevância, pois, de acordo com Nivaldo Andrade, Siza fala a nossa língua e tem uma intensa relação com a nossa arquitectura, especialmente a modernista, que tem uma grande influência em seu trabalho. Siza Vieira lembrou com muito carinho seus contactos com a arquitectura brasileira desde o tempo de escola - quando Fernando Távora lhe apresentou a arquitectura modernista do Brasil - até as palestras de Lucio Costa e Niemeyer que participou em Portugal e os contatos com Paulo Mendes da Rocha.

O Comité de Honra do Congresso UIA2020RIO reúne nomes de cultura e arquitectura que podem trazer contribuição relevante para as questões a serem debatidas no evento de 2020. Além de Álvaro Siza Vieira e Paulo Mendes da Rocha, outros membros do comité são: Jaime Lerner, arquiteto - o único presidente brasileiro da UIA de todos os tempos; o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil - que há 40 anos iniciou o debate sobre as favelas através do hit Refavelas; e Marisa Moreira Salles - editora especializada em arquitectura e fundadora do evento e portal Arq.Futuro, que traz importantes debates sobre planeamento urbano e cidades. Outros membros serão anunciados.

-
30-10-2018

Porto | O arquitecto Nivaldo Andrade, presidente da Direcção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), vai apresentar na FAUP no dia 30 de Outubro, às 18h30, a conferência intitulada 'A preservação do património moderno no Brasil: avanços e desafios'.

Apresentação do conferencista pela arquitecta Teresa Ferreira, Professora Convidada da FAUP e Investigadora do CEAU-FAUP. A sessão será antecedida por uma apresentação do Professor Rui Póvoas, Director do CEAU. Para mais informação, consulte o site da FAUP.

-
19-10-2018

Lagoa | No próximo dia 27 de Outubro, decorrerá em Lagoa, Portugal, o 23º- Encontro do CIALP. No âmbito deste Encontro, que será integrado no Congresso da Ordem dos Arquitectos de Portugal, o CIALP participará com a realização de uma Mesa Redonda, cujo tema é Densidade nas Cidades.

-
02-10-2018

O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e o Ministério da Cultura - MinC assinaram o termo de autorização para utilização do Palácio Gustavo Capanema pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB para ser a sede das atividades do UIA2020RIO de março a agosto de 2020.

-
01-10-2018

Comemorado, por iniciativa da União Internacional dos Arquitectos desde 1986, o dia Mundial da Arquitectura, tem este ano como tema a “Arquitectura... por um mundo melhor”, e como imagem, um cartaz da autoria de dois portugueses: Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte.

-
13-07-2018

Brasil | O Presidente Nacional do IAB, Nivaldo Andrade, o Secretário-geral da direcção nacional do IAB, Luiz Antônio de Souza e Vice-Presidente Extraordinário de Valorização Profissional do IAB, Celio Melis confirmaram a disponibilidade do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em presidir o comité de honra do UIA2020RIO.

- -