Bureau UIA 2021-2023
09-08-2021

O CIALP felicita a UIA-União Internacional dos Arquitectos pela eleição do novo Bureau para o mandato de 2021-2023. Decorrente do resultados das eleições realizadas no passado mês de Julho, a UIA tem agora novos elementos para os seus órgãos socias para o mandato de 2021-2023.

• Presidente: José-Luis Cortès Delgado (México)
• Secretário-geral: Tan Pei Ing (Malásia)
• Tesoureiro: Seif Allah Alnaga (Egito)
• Vice-presidente, Região I: Natalie Mossin (Dinamarca)
• Vice-Presidente, Região II: Istelianna Atanassova (Geórgia)
• Vice-presidente, Região III: Sam Oboh (Canadá)
• Vice-presidente, Região IV: Ishtiaque Zahir (Bangladesh)
• Vice-Presidente, Região V: Tokunbo Omisore (Nigéria)

Também foi eleito o novo Conselho da UIA. A recém equipa realizou a sua primeira sessão no dia 30 de julho, durante a qual, foi declarada a necessidade de reforçar o papel da UIA e torná-la mais acessível aos jovens arquitectos.

-
06-08-2021

O CIALP congratula José-Luis Cortés, eleito Presidente da UIA- União Internacional dos Arquitectos, para o mandato de 2021-2023.

Formado pelo Instituto de Tecnologia de Monterrey, México, com pós-graduação em Planeamento Urbano em Copenhaga, Dinamarca, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, José-Luís Cortés foi Presidente da Federação de Faculdades de Arquitectos do República Mexicana (FCARM) (2017-2018), tal como foi membro do Conselho da UIA para a Região III.

José-Luís Cortés acredita que a UIA “pode e deve demonstrar à sociedade que uma boa arquitectura tem potencial para melhorar a qualidade de vida e que projectar cidades saudáveis, sustentáveis, seguras, inclusivas, equitativas, diversificadas, humanas e bonitas resulta numa maior felicidade para todos”.

-
05-08-2021

No ano em que o CIALP celebra 30 anos de existência e 10 anos como organização formalmente criada, a língua portuguesa foi aprovada como língua oficial na UIA - União Internacional dos Arquitectos, com a seguinte votação:

A favor: 179 votos
Contra: 47 votos
Abstenções: 54 votos

-
23-07-2021

O CIALP foi uma das entidades signatárias da Carta do Rio, documento criado ao longo de várias semanas pelo conjunto de instituições presentes no Congresso Mundial.
A versão final foi lida no dia 22 de julho de 2021, no encerramento do Congresso Mundial dos Arquitectos, e aprovada por aclamação por todas as entidades que participaram do Palco Carta do Rio e assinaram o documento. Veja a íntegra do documento consolidado no 27o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO com propostas para um novo modelo de desenvolvimento urbano em três idiomas.

-
18-07-2021

No dia 18 de julho, às 11h30, hora do Brasil, será lançado o filme-exposição "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes", uma iniciativa do CIALP, que dá inicio à celebração do 30º aniversário do Conselho e que está integrado na programação do 27º Congresso Internacional de Arquitetos ( UIA2021RIO).

Com curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, e coordenação de Rui Leão, o filme-exposição contará com 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O projeto será apresentado no Salão da Sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RJ), podendo também ser acompanhado digitalmente através do canal YouTube IAB CE

O projeto "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes" conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Lisboa, do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

-
29-06-2021

No dia 8 de Julho assista ao inicio do Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022.
O primeiro Webinar, cujo tema será dedicado ao Património Arquitetónico Lusófono em África - Angola e Moçambique, terá como oradores Francisco José Miguel, mais conhecido como Chico Zé, (Angola) e Luis Lage (Moçambique).
A moderação estará a cargo de Victor Leonel, actual vice-presidente do CIALP.

Para assistir e participar, aceda ao link do webinar Património Arquitetónico Lusófono em África.

Os Webinários CIALP irão promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste primeiro Webinar o CIALP e as Ordens dos arquitectos de Angola e de Moçambique pretendem transmitir às novas gerações a dedicação e o esforço que os seus antecessores atravessaram, tendo por base o Património Arquitectónico Lusófono nestes dois países e buscando uma proximidade com a actual conjuntura. Perspectivando novas formas, visões e desafios para a Arquitectura e o Património em Angola e em Moçambique.

Francisco José Miguel (Chico Zé)
nasce aos 13 de Novembro de 1951, 69 anos de idade, é co-fundador do curso de arquitectura em Angola, licenciado em arquitectura em 1985.
É professor de Geografia Urbana no departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Co-fundador e director geral do atelier Arquidesign, Projectos e Empreendimentos Lda, na Rua Rainha N´Ginga, Luanda.
Foi director Nacional do Urbanismo da Secretária de Estado do Urbanismo, Habitação e Águas em 1987; foi o 1º Director do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda em 2007, actualmente trabalha no seu Atelier e leciona no Departamento de Arquitectura.

Luís Eugénio da Silva Lage
nasce em Maputo em Dezembro de 1954. Licenciou-se em Arquitectura e Planeamento Físico na UEM e Doutorou-se em “Levantamento, Analise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades, de analise de tipologias arquitectónicas e sobre património Cultural Imóvel.

O Webinar é organizado pelo CIALP, a Ordem dos Arquitectos de Angola e Ordem dos Arquitectos de Moçambique, contando com o apoio técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Ceará.

-