-
27-06-2017

Rio de Janeiro| O Acordo CIALP / IAB, assinado no passado dia 12 de Junho, no Rio de Janeiro, permitirá aos profissionais dos países membros do CIALP, fazer uma formação no Programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A cerimónia de assinatura ocorreu no Rio de Janeiro, na Sede do IAB.

-
26-06-2017

Lisboa | No passado dia 21 de Junho, o CIALP reuniu com a Secretária Executiva da CPLP, Dra. Maria do Carmo Silveira. Participaram na reunião o Presidente do CIALP, Rui Leão, o Vice Presidente, João Santa-Rita e o Presidente da Ordem dos Arquitectos, José Manuel Pedreirinho.

-
19-06-2017

Exposição Macau / Rio de Janeiro – Descobrir Manuel Vicente e Matriz urbana portuguesa de frentes marítimas em transformação

A trajetória do arquiteto português Manuel Vicente em Macau, na China, é retratada na exposição “Descobrir Manuel Vicente”, que estará em cartaz na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo, de 19 de junho a 15 de setembro. Inserida no contexto do 27º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2002RIO, que acontecerá na capital carioca em julho de 2020, a mostra reúne croquis, catalogação fotográfica de toda a obra do arquiteto e maquetes dos projetos mais significativos construídos em Macau. A abertura ocorrerá na segunda-feira, dia 19, às 18h.

-
05-06-2017

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), entidade com o estatuto de Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), anuncia o Prémio Fernão Mendes Pinto 2017 que galardoa com 8.000€ uma dissertação de mestrado ou doutoramento, que contribua para a aproximação das comunidades de Língua Portuguesa. As candidaturas podem ser apresentadas até o dia 31 de Julho de 2017.

A dissertação a submeter, escrita em português, tem que ter sido defendida durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura. As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP, de países de língua portuguesa.

Os trabalhos são agrupados pelas seguintes áreas: “Letras e Artes”, “Ciências Exatas”, “Ciências da Saúde e da Vida”, e “Ciências Sociais e Humanas”. A investigação ganhadora terá publicação a cargo do Instituto Camões.

A AULP é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, fundada em 1986, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores, com membros dos países de língua oficial portuguesa, “uma das prioridades de desenvolvimento da AULP tem apontado para o reforço das relações com a CPLP, da qual é Observador Consultivo, o que tem permitido intervir nalgumas áreas temáticas e assumir a função de assessoria científica sempre que a CPLP o solicita”, sublinha a associação.

Mais informações no Regulamento em anexo e na página da AULP.

-
10-03-2017

Moçambique | A Assembleia da República de Moçambique aprovou ontem, dia 9 de Março, por consenso a lei que cria a Ordem dos Arquitectos de Moçambique, que o Governo moçambicano considera pertinente para a melhoria da qualidade das obras no país.

Ao defender a necessidade da lei, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Martinho Bonete, afirmou que a norma vai ajudar a disciplinar o sector das obras no país, concorrendo para a prevenção de acidentes.

A lei foi aprovada por consenso entre as três bancadas da Assembleia da República, nomeadamente Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição, e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido.

Integram a Comissão Instaladora os arquitectos Anselmo Cani, Diana Carvalho, Hilartino Chambule, Pedroso Chicane, Jaime Comiche, Augusto Ferro, Vicente Joaquim, Humberto Juan, Aires Maduela, Mário do Rosário, Sheila Tembe e Dionísio Zaqueu.

-
14-12-2016

O 26.º Congresso Mundial dos Arquitectos reúne em Seul, na República da Coreia, entre os dias 3 e 10 de Setembro de 2017, sob o tema Soul of City.
No programa estão previstos momentos onde será possível a apresentação de trabalhos, realizados ou que tenham ficado pelo projecto, tendo por base o tema principal, Soul of City, ou um tema "livre".

- -