-
19-12-2019

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que durante o ano de 2019 nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2020 seja um ano de Encontros e fortalecimentos dos laços que nos unem sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo

-
12-12-2019

O Instituto de Arquitectos do Brasil (IAB) convida estudantes de arquitectura de todo o mundo a submeter projectos que proponham soluções inovadoras para a urbanização sustentável no Rio de Janeiro (Brasil).

O concurso para é apoiado pela UIA e pela ONU-Habitat.

O concurso procura promover jovens talentos na área da arquitectura e do urbanismo. Concentra-se especificamente no Complexo da Maré, um dos maiores assentamentos informais da cidade do Rio.

O local a ser trabalho em concurso situa-se numa importante e movimentada rodovia (Avenida Brasil) e num aglomerado de favelas (Complexo da Maré). Actualmente, este território é ocupado por armazéns e prédios industriais, a maioria abandonada ou sem utilização.

Os participantes são convidados a propor soluções para integrar a Maré à cidade, tal como, se pretende que apliquem o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU "de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis".

-
25-11-2019

O 23º Encontro do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), realizou-se em Macau nos dias 25 e 26 de Outubro (sexta e sábado), contando com a presença das delegações de nove países e territórios de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé & Príncipe e Goa, para partilha de experiências e discussão de questões comuns que a evolução das cidades enfrentam nestes países.

-
14-11-2019

Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até 10 de Dezembro para inscrever seus artigos e projectos no UIA2020RIO
Falta menos de um mês para o encerramento do prazo de inscrições de artigos e projectos no 27º Congresso Mundial de Arquitectos - UIA2020RIO. Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até o dia 10 de dezembro para inscrever seus trabalhos.

Mestrandos e doutorandos em Arquitectura e Urbanismo podem inscrever artigos de até 2.500 palavras, em português, inglês ou espanhol, acompanhados de, no máximo, cinco imagens. Os trabalhos não devem ter mais de quatro autores.
Profissionais que actuam nas áreas de Arquitectura e Urbanismo podem inscrever projectos (também em inglês, português ou espanhol). Deverão ser apresentados em três arquivos DIN A3, no formato paisagem, em PDF. A descrição conceptual do projecto deverá ter até 250 palavras. Os projectos não poderão ter mais de oito autores, nem ser de autoria de organizações ou empresas.

O Congresso Mundial de Arquitectos é o maior evento do setor no mundo, realizado a cada três anos.
Em 2020, com o tema TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21, pretende ampliar e aprofundar o debate e a reflexão sobre os desafios urbanos contemporâneos.
Para mais informações e inscrições, consulte a página do UIA2020RIO.

-
30-10-2019

À IX Assembleia Geral do CIALP, realizada Macau, no dia 27 de Outubro, o Arq. Rui Leão, Macau (AAM) foi releito Presidente do CIALP para o triénio 2019-2022.

O novo Conselho Directivo do CIALP terá como Vice-Presidentes os Arquitectos Vitor Leonel, Bastonário da Ordem de Arquitectos de Angola e José Manuel Pedreirinho, Presidente da Ordem de Arquitectos de Portugal, como Secretário-Geral, o CIALP terá Odilio Almeida Filho (IAB) e como Tesoureiro o Arq. Fernando Teixeira (OAGB).

O novo Conselho Fiscal continuará a ser presidido pelo Arq. João Tique de Moçambique (Arquitrave) e contará com os arquitectos Nuno Soares (AAM) e Gilson Paranhos (IAB).

-
17-10-2019

Macau | Entre os dias 25 e 27 de Outubro, decorrerá em Macau (República Popular da China), o XXIII Encontro do CIALP. No qual está integrado o VII Forum CIALP sob o lema Cidades Melhores: o contributo das infra-estruturas.

Concurso de Fotografia