CIALP + DOCOMOMO International
21-01-2015

Lisboa | No passado dia 20 de Janeiro foi celebrado Protocolo de Colaboração entre o DOCOMOMO International e o CIALP, representados respectivamente pela Profª Ana Tostões e pelo Arqº João Belo Rodeia.

O DOCOMOMO, acrónimo de Documentação e Conservação do Movimento Moderno, é:
- uma organização especializada que identifica e documenta o património da arquitectura do Movimento Moderno, promovendo a sua conservação e reutilização.
- uma plataforma valorizadora e catalisadora da atenção do público, governos e profissionais para a importância da arquitectura moderna e sua reutilização.
- uma rede de investigadores que trabalham sobre a actualidade da arquitectura do Movimento Moderno e o seu valor como património à escala mundial.
- uma organização de especialistas em estreita ligação à UIA, UNESCO, ao Getty Institute de Los Angeles, ao MoMA (Museum of Modern Art de Nova Iorque) e a universidades de referência internacional.
Refira-se ainda que o DOCOMOMO International é uma ONG sem fins lucrativos com actual sede em Lisboa (Instituto Superior Técnico), após Delft (Universidade de Delft), Paris (Cité de l’Architecture et du Patrimoine) e Barcelona (Fundação Mies van der Rohe). Publica ainda uma revista semestral, assim como publicações temáticas que são referência na área da protecção, salvaguarda e reabilitação do património moderno.
Tem 70 grupos nacionais – incluindo Angola, Brasil, Portugal (Docomomo Ibérico) e Macau - distribuídos pelos cinco continentes, e organiza bianualmente uma conferência internacional, a última das quais foi em Seoul (Coreia do Sul) em 2014. A próxima conferência será em Lisboa em 2016.

Para melhor conhecer o DOCOMOMO International, clique http://www.docomomo.com.

*