Paris: CIALP + UIA
20-02-2015

Paris | No passado dia 13 de Fevereiro, a convite do Presidente da União Internacional dos Arquitectos (UIA), Arqº Esa Mohamed, o Presidente do CIALP participou na reunião do respectivo conselho na sede em Paris. Estiveram igualmente presentes o Presidente da União Africana de Arquitectos (UAA), Arqº Tokumbo Omisore, e o Presidente do Conselho de Arquitectos da Europa, Arqº Luciano Lazzari. Recorda-se que o CIALP é parceiro institucional da UIA.
Na ocasião, o Arqº João Belo Rodeia fez uma apresentação sumária do CIALP, focando igualmente um conjunto de propostas de colaboração com a UIA para 2015, designadamente:
a) Início da tradução para português dos principais documentos de referência da UIA;
b) Início da tradução para português da newsletter da UIA;
c) Divulgação pública da Declaração Imperativo 2050 (Alterações Climáticas), subscrita pelo CIALP e adoptada no Congresso UIA 2014 de Durban, com envio a todos os governos dos países de língua oficial portuguesa;
d) Apoio institucional da UIA ao IV Forum CIALP a realizar em Goa em Abril de 2015, despoletando o debate sobre os grandes temas – cidade e habitação - do Congresso UIA 2020 no Rio de Janeiro;
e) Honorários profissionais;
f) Ética profissional;
g) Formação profissional contínua;
i) Acreditação de Escolas de Arquitectura de língua portuguesa, na sequência do trabalho que vem sendo realizado pelo Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil (Membro Observador CIALP).
O Presidente do CIALP reuniu igualmente com o Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (Membro CIALP), Arqº Sérgio Magalhães, presente em Paris para a assinatura do contrato com a UIA com vista à realização do Congresso UIA 2020 no Rio de Janeiro, que contou igualmente com a participação do Presidente do IAB do Rio de Janeiro, Arqº Pedro Luz Moreira.

*