CIALP + Casa da Arquitectura
20-03-2015

Matosinhos | No passado dia 18 de Março, o CIALP e a Casa da Arquitectura subscreveram protocolo de colaboração que possibilitará parcerias em diversos projetos, facilitando a investigação, preservação e divulgação do trabalho dos arquitectos que, espalhados pelos cinco continentes, se expressam em Português.

A cerimónia decorreu na Casa de Chá da Boa Nova, célebre obra do arquitecto Álvaro Siza Vieira, tendo subscrito o documento o Presidente da Casa da Arquitectura (e da Câmara Municipal de Matosinhos), Guilherme Pinto, e o Presidente do CIALP, João Belo Rodeia.
Estiveram ainda presentes diversas individualidades, incluindo a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o director executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio.
O protocolo agora assinado abre possibilidades de trabalho no âmbito documental da arquitectura e dos acervos e espólios dos arquitectos lusófonos, seja por depósito ou doação, seja por interacção em rede com outras instituições análogas.
A Casa da Arquitectura, com sede em Matosinhos, é a única instituição portuguesa dedicada exclusivamente ao estudo e preservação de documentação, acervos e espólio de arquitetos, designadamente aqueles já em depósito ou doados. Aguarda-se para breve o início das obras que entregarão à Casa da Arquitectura condições logísticas em área, equipamentos e know-how para a plena concretização dos seus principais objectivos.
Para mais informações sobre a Casa da Arquitectura, visite http://www.casadaarquitectura.pt (em breve este website será substituído por nova plataforma).

*