Charles Correa | Membro Honorário do CIALP
12-05-2015

Em cerimónia que decorreu no passado dia 17 de Abril em Pangim (Goa), o Arqº Charles Correa (Secunderabad/ Índia, 1930) foi homenageado com a outorga do título de Membro Honorário do CIALP.

Dá-se conhecimento público das palavras do Presidente do CIALP na ocasião:

“O Arqº Charles Correa é uma das mais personalidades mais marcantes da arquitectura contemporânea. Como muitos saberão, estudou arquitectura na Universidade do Michigan e no Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), mantendo actividade própria em Bombaim desde 1958. Durante mais de 50 anos, projectou um vastíssimo conjunto de edifícios, desde o Memorial Mahatma Gandhi em Sabarmati Ashram até ao Jawahar Kala Kendra em Jaipur e à Assembleia Estadual para Madhya Pradesh, assim como inúmeros conjuntos de habitação económica em Deli, Bombaim, Ahmedabad, Bangalore e outras cidades na Índia. Mais recentemente, entre outros, desenhou o edifício-sede da Fundação Champalimaud em Lisboa (Portugal).
Desde cedo, Charles Correa foi alvo da atenção crítica pela capacidade de reinvenção da arquitectura moderna. Diante do crescimento exponencial das metrópoles urbanas, soube oferecer esperança e soluções concretas ao maior número, evitando estilos e ornamento, e favorecendo conteúdos e espaço vivenciável, procurando edifícios mais humanizados nos respectivos contextos.
Neste sentido, Charles Correa foi sempre um arquitecto inspirado que inspirou muitos outros em todo o mundo, incluindo no mundo de língua portuguesa. Para todos nós, representa o exemplo ético de um arquitecto que nunca desiste dos seus melhores ideais, buscando felicidade e melhores condições de vida para todos os seres humanos e melhores caminhos para os alcançar através da arquitectura e da cidadania, ou, melhor dito, através da arquitectura com cidadania.
Assim, em reconhecimento do contributo de Charles Correa à arquitectura contemporânea e à profissão de arquitecto, incluindo nos Países e Territórios de Língua Portuguesa, o CIALP decidiu outorgar-lhe a sua máxima distinção: o título de Membro Honorário.
Agradecemos a Charles Correa ter aceite esta distinção e fazemos votos para que, durante muitos anos, continue a fazer do mundo um lugar melhor e mais belo para viver”.

João Belo Rodeia
Presidente do CIALP

*