Carta para Formação UNESCO-UIA
14-08-2015

O CIALP, enquanto parceiro institucional da União Internacional de Arquitetos, disponibiliza hoje a versão em português da Carta UNESCO-UIA para a Formação em Arquitetura, aprovada na Assembleia Geral da UIA de Tóquio, Japão, em 2011.

Deste modo, o CIALP associa-se ao Dia Mundial da Arquitetura 2015 com a publicação do primeiro de uma série de documentos de referência da UIA que ficarão disponíveis até Dezembro próximo.

A Carta UNESCO-UIA para a Formação em Arquitetura é um instrumento regulador fundamental à escala global que tem por objeto a melhoria da Formação dos futuros arquitetos e do respetivo papel no devir, que, para além de considerações gerais, estabelece os Objetivos da Formação em Arquitetura, e as Condições e Critérios para a Acreditação de Escolas de Arquitetura.
Estamos perante um documento que consideramos muito útil para todas as organizações profissionais de arquitetos dos países de língua portuguesa, assim como para as respetivas escolas de arquitetura, governos e demais entidades ligadas ao ensino e formação em arquitetura.

Importará referir que a tradução para português resulta das versões francesa e inglesa da Carta e respetivo ajuste, dado que estas versões, mantendo idêntico sentido geral, contêm variações semânticas e em conteúdos.

A partir de hoje, a Carta em versão portuguesa ficará disponível no sítio web do CIALP e, em breve, no sítio web da UIA.

Documentos
Documento em formato application/pdf Carta UNESCO | UIA140 Kb
*