Lançamento de Livro + CD Diário do Deserto (Cristina Salvador) e Paisagens Propícias (João Lucas)
15-12-2015

Lisboa | No dia 16 de Dezembro, às 18h30, na Sede da Ordem dos Arquitectos, realizar-se-á o lançamento do Diário do Deserto (Cristina Salvador)/ Paisagens Propícias (João Lucas) Mia Soave #04, com a apresentação de Cristina Rodrigues.

Uma arquitecta, um músico, o deserto do Namibe e Ruy Duarte de Carvalho – eis as confluências que permitiram chegar à publicação do 4º título da editora Mia Soave (livro + cd). Cristina Salvador estudou no terreno “o encontro e as trocas entre comerciantes e pastores” e “a troca de pesquisas antropológicas, económicas e espaciais” (Prémio Fernando Távora, 2009) naquele território, que é considerado o deserto mais antigo do mundo. Daí resultou o livro “Diário do Deserto”. Poucos anos depois, a convite da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, o músico João Lucas visitou o mesmo deserto com o propósito de conhecer um dos principais objectos de estudo do antropólogo e poeta (ou vice versa) Ruy Duarte de Carvalho: a população Kuvale e a geografia que lhe serve de morada. Daí resultou o cd “Paisagens Propícias” que aqui se junta ao livro. Lendo e ouvindo é como se visitássemos pastores, criando em nós uma empatia com a rudeza das suas condições de vida e a largura dos seus horizontes.

Cristina Salvador recebeu postumamente o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos em 2011 e venceu o Prémio Fernando Távora em 2009.

*