Relatórios de Atividades e Contas do CIALP, mandato 2014-2015
25-02-2016

Rio de Janeiro | No passado dia 25 de Fevereiro, no decurso do 19º Encontro do Rio de Janeiro, no Brasil, os Relatórios de Atividades e de Contas do CIALP, mandato 2014-2015, foram aprovados por unanimidade na VIIª Assembleia-Geral do CIALP, após apreciação durante a 7ª Reunião do respetivo Conselho Diretivo.

Adianta-se excerto das Considerações Gerais do Relatório de Atividades:

“O mandato 2014-15 do CIALP pretendeu-se marcado por mudança de paradigma e por nova ambição, na sequência da reunião do Conselho Diretivo e da Assembleia Geral realizadas em Luanda (Angola) em 2013.
Considerou-se que a mudança de paradigma deveria implicar progressiva autonomia institucional, financeira e logística do CIALP, buscando-lhe um novo quadro de sustentabilidade para a sua organização interna e respectivas atividades. Assim, confirmou-se a sedimentação institucional e, em parte, logística do CIALP. Quanto à autonomia financeira, embora fossem criados instrumentos para o efeito, ficou aquém das expectativas e deverá manter-se como objetivo para futuro.
Considerou-se que a nova ambição deveria implicar progressiva melhoria e capacitação dos recursos humanos do CIALP, buscando-lhe um novo quadro de eficácia na sua atuação e melhor comunicação. Assim, confirmou-se razoável melhoria e capacitação destes recursos humanos, ainda que escassos, e, sobretudo, confirmou-se melhor comunicação, designadamente através da nova plataforma web. Importa continuar a melhorar a articulação e interação dos órgãos sociais e dos membros CIALP, com mais trabalho e responsabilidades partilhadas, designadamente em grupos de trabalho.
A partir destes pressupostos transversais, está globalmente concluído o processo de consolidação interna do CIALP, desde logo com novos instrumentos de gestão e de funcionamento interno, com novo quadro de normativas e diretivas, e com a nova plataforma digital.
E, sobretudo, abriu-se o CIALP a novos membros efetivos e observadores, apostou-se em novas parcerias protocoladas e ampliou-se decididamente a presença do CIALP em redes e iniciativas internacionais, em particular na UIA e na CPLP.
Ou seja, dos três grandes objetivos para o mandato 2014-15 - Consolidação e Dinamização Interna, Consolidação e Dinamização Externa e Iniciativas e Projetos – consideram-se plenamente cumpridos os dois primeiros”.

Para conhecer o Relatório de Atividades do CIALP, clique aqui.

*