XX Encontro do CIALP
28-12-2016

São Tomé | No XX Encontro do CIALP, realizou-se, em São Tomé, nos passados dias 12 e 13 de Dezembro, 1ª- reunião do Conselho Directivo do CIALP do mandato 2016/2018, assim como, o VI Fórum Internacional CIALP.

Numa organização conjunta entre o CIALP e a Ordem dos Engenheiros e Arquitectos de São Tomé e Príncipe (OEASTP), em parceria com o Instituto Camões, Centro Cultural de São Tomé, decorreu o VI Forum CIALP e a Reunião do seu Conselho Directivo: um momento de grande estímulo para a Ordem dos Engenheiros e Arquitectos na ocasião em que a OEASTP celebrou o seu primeiro aniversário.

“ O património construído, em cada contexto apresenta desafios que são próprios ao contexto social e económico onde se inserem. As práticas ao nível do planeamento e intervenções de re-uso de edifícios patrimoniais no contexto dos países lusófonos poderá apresentar um quadro comparativo muito interessante sobre como os arquitetos e as instituições locais se mobilizam para valorizar o seu património”. De acordo com o Presidente do Conselho Internacional de Arquitectos da Língua Portuguesa, Rui Leão, a proteção do Património Cultural Santomense e o desenvolvimento do Território deveriam estar inseridos na agenda do Governo Local, em diálogo com a Ordem Profissional.

O debate com a OEASTP foi uma oportunidade para se lançar um primeiro desafio para a criação de um Colégio de Arquitectura na OEASTP, com o objectivo de coordenar e supervisionar a prática profissional no País.

O Bastonário da OEASTP, Eng. Carlos Gomes, veio a público defender e apoiar a criação do Colégio por forma a agir motor junto das instituições públicas defendendo o interesse da valorização do Património Histórico e Cultural do arquipélago santomense. Assim como, a valorização da classe profissional e promoção do exercício da profissão.

O Centro Cultural Português, acolheu a reunião do Conselho Directivo, tal como o VI Fórum do CIALP. Tendo contado com as intervenções do Presidente, Rui Leão; do Presidente da Ordem dos Arquitetos de Angola, Vice-Presidente da União dos Arquitetos de Africa e Vice Presidente do CIALP, Victor Leonel Miguel e do Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Arq. João Santa Rita.

Estiveram ainda presentes o Presidente da Assembleia Nacional, Eng. José Diogo, o Ministro da Obras Publicas, Eng. Carlos Vila Nova e o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Martinho Nascimento,

O CIALP realizou ainda visitas Temáticas e reuniões bilaterais com instituições locais, com objectivo efectuar trocas de experiências e mais valias sobre o exercício da profissão entre os vários membros do CIALP.

Ficou acordado que o CIALP apoiará as futuras acções da OEASTP, designadamente, na promoção e criação do Colégio.

*