UIA | Thomas Vonier Presidente da UIA
11-09-2017

O norte-americano Thomas Vonier é o novo presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). O arquiteto foi eleito este sábado, dia 9 de setembro, com 63% dos votos válidos. Vonier substitui o malásio Esa Mohamed. A eleição decorreu na 27ª Assembleia Geral da UIA em Seul, cidade que sediou o 26º Congresso Mundial de Arquitetos.

O novo secretário geral é o romeno Serban Tiganas. O espanhol Fabian LListerri continua como tesoureiro da UIA. Os novos vice-presidentes são Lorenz Braker (Região 1), Nikos Fintikakis (Região 2), Roberto Simon (Região 3), Jong Rhul Hahn (Região 4) e Mohamed Munyanya (Região 5).

Thomas Vonier é o presidente do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, sigla em inglês) e ocupou o cargo de secretário geral da UIA na gestão de Esa Mohamed. Anteriormente, foi vice-presidente para as Américas (Região 3).

Antes da eleição, Vonier defendeu a luta pela redução da emissão de gases de feito estufa das construções e foi firme ao afirmar ser favorável ao Acordo de Paris. Clara oposição às ideias do governo Trump.

*