1 / 15
1 2 3 4 5 15
28-11-2022

O atelier dos arquitectos Rui Leão e Carlotta Bruni, foi galardoado com o Prémio UNESCO Ásia Pacifico, com o projecto M30 Infraestrutura Integrada de Abastecimento de Energia e Recolha de Resíduos, no Centro Histórico de Macau, na categoria de melhor Novo Design em Contexto Patrimonial 2022 (New Design in Heritage Context).

A menção do júri refere as seguintes qualidades do projecto:

“The M30 infrastructure building adroitly navigates a challenging setting on a tight urban lot in the buffer zone of the Historic Centre of Macao World Heritage site. Using a stacked design, the new structure cleverly accommodates a waste collection station and a transformer room commissioned by two different municipal agencies. The dynamic architectural massing creates an interplay with the neighboring houses and public space. The material palette combines vernacular brickwork that echoes the adjacent older buildings with weathered steel and stainless-steel detailing that provides a textural contrast. With an impact beyond its modest size, the project exemplifies innovative new design in a heritage context.”

Mais informações estão disponíveis no site da UNESCO na Ásia-Pacífico podendo ser consultadas aqui: UNESCO na Ásia-Pacífico

De referir, que este reconhecimento é atribuído pela, segunda vez, a projectos localizados em Macau, tendo sido atribuído a outro projecto, também, autoria do atelier LBA: A Sala de Leitura da Escola Portuguesa de Macau, em 2012.

Impressa:
Notícias ao Minuto +

23-11-2022

É já hoje o último Webinário do Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022.
O último Webinar, cujo tema será dedicado ao Património Arquitetónico CIALP: Américas - Brasil, terá como oradores Hugo Segawa, Nivaldo Andrade e Luiz Amorim.

A moderação estará a cargo de Odilo Almeida, actual secretário-geral do CIALP.

+
21-11-2022

O evento Arquitetura e Transculturação: conexões transatlânticas | 2022 é uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta terceira edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES)
da Universidade de Coimbra.
O objetivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Patrimônio Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

Serão seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Entre 21|11 e 19|12
às 14:30h (Horário de Brasília)
no canal do youtube do PPGAU+D.

+
09-11-2022

O Filme-Exposição Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes faz parte da selecção do DocLisboa em Macau, a decorrer de 16 a 19 de Novembro. O DocLisboa extensão a Macau é organizado pelo IPOR-Instituto Português do Oriente. Nesta edição serão exibidas cinco obras de realizadores portugueses e duas de realizadores estrangeiros apresentadas no decurso do XVII Festival Internacional de Cinema Doclisboa. +

09-11-2022

A Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde irá realizar a 5ª Gala de Entrega do Prémio Nacional de Arquitetura (PNA 2022) a ter lugar no dia 12 de Novembro, no Mercado de Artesanato e Cultura, na cidade de Tarrafal, ilha de Santiago.
A cerimónia será presidida por S. Exa. o Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves. +

Prémio Manuel Graça Dias, dst — Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra
31-10-2022

No dia 27 de Outubro, a Ordem dos Arquitectos de Portugal lançou o Prémio Manuel Graça Dias, dst — Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra.

Através da criação do Prémio Manuel Graça Dias, a Ordem dos Arquitectos de Portugal, para além de prestar uma homenagem a Graça Dias pelo seu percurso, as suas características únicas enquanto arquitecto e individualidade enquanto ser humano, procura, também, "reconhecer e celebrar a qualidade da arquitectura produzida por arquitectos com formação recente". Por estas razões, o Prémio é destinado à Primeira-Obra.

A partir do dia 27 de Outubro, data de lançamento, mais informações sobre o Prémio e respectivas candidaturas poderão ser encontradas no site da Ordem dos Arquitectos. +

Diálogos Transnacionais
18-10-2022

Participe da última mesa redonda do Ciclo Diálogos Transnacionais 2022

A mesa redonda Cidade, moradia e património: conflitos sociais, cidadania e bem viver tem como objectivo reflectir sobre o lugar do património na cidade à luz da questão da decolonialidade, a partir de iniciativas de reaproveitamento do património edificado e espaços livres associados adaptados às necessidades contemporâneas.

Marque na agenda: Dia 19 de outubro de 2022, às 10h00, na próxima quarta-feira.

Inscrição gratuita e acesso: https://us02web.zoom.us/j/83822731197?pwd=S3ZoT3BhdXdMTm55RWwrWk1uNTJEUT09]
ID da reunião: 838 2273 1197
Senha de acesso: 218260

+
10-10-2022

No dia 13 de Outubro assista ao terceiro Webinário CIALP 2021-2022.
Os Webinários CIALP pretendem promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste segundo webinário, cujo tema será Património Arquitetónico CIALP - ASIA : Política vs Prática e que contará como oradores Annabel Mascarenhas Lopez e Noah Fernandes em representação do IIA Goa Chapter, Lui Chak Keong, em representação da AAM, Associação dos Arquitectos de Macau.
O Presidente do CIALP será o moderador do Webinário

Até dia 13 de Outubro, poderá relembrar o segundo webinário acedendo aqui.

O webinário é organizado pelo CIALP, pelo Instituto Indianos dos Arquitectos, Goa Chapter, e pela Associação dos Arquitectos de Macau.
Ordem dos Arquitectos de Portugal, contando com o apoio técnico do Instituto de Arquitectos do Brasil departamento Ceará. +

07-10-2022

A Ordem dos Arquitectos de Angola (OA) deu nota do profundo pesar pelo falecimento, vítima de doença, do Arquitecto Francisco José Miguel, mais conhecido por “Chico Zé”, Carteira profissional n.⁰ 0309, 1º- Prémio Nacional de Arquitectura, com inúmeros projectos desenvolvidos em território nacional. A nota de pesar refere ainda o sentido humanista e percurso profissional dedicado e incansável, desde o Atelier à Academia, inspiraram e continuarão a inspirar muitas gerações de arquitectos.

O CIALP une-se à família de Chico Zé, aos seus amigos e arquitectos angolanos, endereçando os mais profundos sentimentos.

+
22-09-2022

O Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde, Job Amado, participará, no dia 25 de Setembro, na Ilha da Madeira, no debate integrado no seminário Arquitectura nas Ilhas, juntamente com representantes das Ilhas Canárias, Açores e Madeira. Fará uma pequena apresentação intitulada Arquitectura nas ilhas de Cabo Verde, heranças, modernidade e inquietações contemporâneas.

+
Política vs Prática
13-09-2022

No dia 22 de Setembro assista ao segundo webinário CIALP 2021-2022.
Os Webinários CIALP pretendem promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste segundo webinário, cujo tema será Património Arquitetónico CIALP - EUROPA: Política vs Prática e que contará como oradores Gonçalo Byrne e Ana Vaz Milheiro, o CIALP e a Ordem dos Arquitectos de Portugal irão criar uma conversa-debate que será mais um contributo para a permanente reflexão sobre um património arquitetónico que, sendo comum, tem sido sempre bem diverso nas suas políticas e práticas.

Até dia 22 de Setembro, poderá relembrar o primeiro webinário acedendo aqui.

+
12-09-2022

O prazo para o envio das comunicações para o Congresso Mundial dos Arquitectos a realizar-se em Copenhaga, em 2023, termina já a 3 de Outubro.
O Comité Científico do Congresso convida todos os interessados a enviarem as suas propostas de comunicação, incluindo um resumo com 250 palavras.
Os autores, cujas submissões sejam bem-sucedidas, serão convidados a fazer a sua apresentação no Congresso entre os dias 2 e 6 de Julho de 2023.

Para mais informações e submissões consulte o site do Congresso Mundial

+
12-09-2022

A mesa redonda Cidade, Gastronomia e Património tem como objectivo reflectir sobre o lugar do património alimentar no dia a dia das comunidades urbanas, enquanto território colectivo de trocas e vivências.

Marque na agenda: Dia 21 de Setembro de 2022, às 10h00.

Para inscrição e acesso, consulto a página do evento

+
09-09-2022

A Embaixada brasileira no México inaugurou, no dia 02 de setembro, a exposição “Arquitetura contemporânea brasileira sob o olhar de Joana França”, com curadoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O diferencial desta mostra é que ela será realizada totalmente em espaço público, ou seja, na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes vias da Cidade do México. A estimativa é que o fluxo de pessoas que irão passar pelo local seja de aproximadamente 1 milhão durante todo o período.
A ideia da exposição de Joana França é apresentar uma pequena parcela da arquitetura recente brasileira e intensificar os diálogos com a produção contemporânea mexicana, que tem se destacado e servido de referência para muitos profissionais brasileiros, principalmente devido às soluções inovadoras, adequadas ao lugar onde são feitas.

Leia a notícia na integra no site do IAB.

+
24-08-2022

Os Diálogos Transnacionais de 2022 têm como objetivo celebrar o 50º aniversário da Convenção do Património Mundial, enfocando a função do património cultural e natural na vida das comunidades. As mesas redondas ao longo de 2022 enfocarão três forças do quotidiano:
- arte, gastronomia e habitação – que se traduzem em apostas potentes para incluir, incorporar e transformar o património em quotidiano vivido das comunidades, tanto das periféricas como das centrais. Esta série de mesas redondas pretende estimular o debate e ampliar a troca de conhecimentos e iniciativas capazes de modificar as relações estabelecidas entre território, sociedade e património, à luz da questão da decolonialidade.

O primeiro evento da série, a mesa redonda Arte, Cidade e Decolonialidade, será realizada no dia 29 de agosto de 2022, às 10h00 (horário de Brasília).

Consulte o website do evento e inscreva-se através do link

Qual a dimensão da arte urbana e quais os campos de atuação das manifestações culturais na conservação do património e da paisagem urbana e como ambos movimentam-se de forma interdependente ao produzir representações_ que contribuem para ampliar a multiplicidade de perspectivas e valores a serem legados às gerações futuras, considerando fatores relativos à ancestralidade, à interculturalidade e à intersectoralidade?

O debate insere-se e abrirá o I Seminário Internacional EBA URBE:
Queda do céu – refúgios, futuros habitáveis e reinvenção das cidades__ organizado pelo MIdiaLab-EBA e pelo Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes- EBA-UFRJ_, _pelo Mestrado Profissional em Projeto e Património, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-UFRJ, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e pelo Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Território – GEOPPOL/IGEO/UFRJ, Centro de Patrimonio Cultural de la Universidad Católica de Chile e do Foro Latinoamericano de Ciências Ambientales.

+
16-08-2022

Assista e participe na primeira mesa redonda, Arte, Cidade e Decolonialidade, a realizar-se no dia 29 de Agosto, às 10h00 do Brasil (14h00 de Lisboa).

Os diálogos transnacionais são uma série de mesas redondas promovidas pela equipa Novas Abordagens em Património (New Heritage Approaches) desde novembro de 2020 como parte das atividades do movimento Nosso Património Mundial (Our World Heritage). Para isso, está a ser desenvolvido uma rede de organizações da sociedade civil, pesquisadores, gestores e profissionais do campo do património com a intenção de refletir sobre e entrelaçar conceitos, abordagens e métodos em comum, no contexto dos países periféricos, na tentativa de promover a escuta mútua, o envolvimento das comunidades e as trocas de saberes e experiências na preservação e conservação do património cultural e natural. +

18-07-2022

O Presidente do CIALP irá participar no II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil, com o tema: “Mobilidade Profissional Internacional, da formação ao exercício profissional”. O evento realizar-se-á presencialmente, entre os dias 21 e 23 de Julho, na Embaixada de Portugal em Brasília, projeto do arquiteto Raul Chorão Ramalho (1914‐2002) e gentilmente cedida pelo Embaixador Luís Faro Ramos e o pelo Instituto Camões.

+
15-06-2022

Na eleição realizada no passado dia 28 de Maio, Luís Lage obteve a maioria dos votos, sucedendo, assim, a Júlio Carrilho. A tomada de posse realizou-se no passado dia 13 de Junho.

+
31-05-2022

O grupo de trabalho da União Internacional dos Arquitectos – UIA, Heritage and Cultural Identity Work Programme, realiza, amanhã, dia 1 de Junho, entre as 13h00 e as 15h00, hora de Portugal, o webinar: Affordable Housing and Cultural Heritage.
O webinar pretende promover a consciencialização do potencial do património cultural na possibilidade de proporcionar um ambiente habitável e sustentável às comunidades.
Experiências a nível da arquitetura e de projeto integrando áreas sociais, económicas e ambientais como princípios estratégicos para uma habitação acessível, relacionando com a adaptação do re-uso e a regeneração urbana dos projetos serão apresentadas por peritos profissionais de diferentes partes do mundo.

A participação é livre, sendo possível aceder ao webinar através dos seguinte link:

https://us02web.zoom.us/j/87186336385?pwd=cUVzZlkwUkpQMzlMNVVxditZb2I0QT09

+
30-05-2022

Sérgio Magalhães, arquiteto, doutor em Urbanismo, professor no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo PROURB-FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, 2012-2017, e do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos, UIA 2021 RIO irá realizar o lançamento da sua última publicação em Lisboa, na sede da Ordem dos Arquitectos de Portugal, no dia 2 de Junho, às 18h00. +

1 / 15
1 2 3 4 5 15