1 / 12
1 2 3 4 5 12
06-04-2021

Está a acontecer!
O maior encontro mundial da Arquitetura e de Urbanismo. E você precisa fazer parte deste evento e contribuir para uma transformação no mundo!

A Primeira Semana Mundial da Arquitetura UIA2021RIO, de 22 a 25 de março, teve conteúdo digital aberto e gratuito.

Em Abril, o tema em apresentação é: Diversidade e Mistura. Acompanhe os debates e conferências entre os dias 19 e 22 de Abril.

É uma oportunidade única para conhecer alguns dos mais destacados pensadores do ambiente urbano no mundo.

Consulte o programa do Congresso Mundial aqui +

05-04-2021

O CIALP enviou uma mensagem de apoio e solidariedade aos parceiros, amigos e à Ordem dos Arquitectos de Moçambique, expressando a condenação e repúdio pelos atentados e situação dramática que têm vindo a verificar-se nas zonas de Cabo Delgado e Pemba.

+
19-02-2021

A exposição ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES irá apresentar no Congresso mundial de Arquitectos UIA2021RIO projectos com abordagens e inovação a nível de intervenção urbana, tipológica e tecnológica de jovens arquitectos, do universo do CIALP, através da apresentação de projectos de habitação para a classe média selecionados no âmbito deste Open Call.

Encorajo todos os jovens ateliers de arquitectura com intervenção nos países e territórios de Língua Portuguesa a submeter os seus projectos através do Open Call promovido pelo respectivo Instituto, Ordem ou Associação de Arquitectos.

A exposição é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rui Leão
Presidente CIALP

+
03-02-2021

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorrerá pela primeira vez no Brasil.

Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em área afins. Um evento que debaterá o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo estarão reunidos para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida, em um mundo mais justo e sustentável.

Congresso Mundial de Arquitetos, tem início em versão digital já no mês de Março, com as primeiras conferências virtuais, e decorre, presencialmente, entre 18 e 22 de julho de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Garanta já o seu acesso aos conteúdos digitais a partir de Março. Para tal, basta inscrever-se no site do Congresso.

TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21 +

26-01-2021

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fundado em 1921, é a mais antiga e representativa entidade dos arquitetos do Brasil.
Comemora, no dia 26 de Janeiro, Um Século de existência. Um Século que representa muita história, muitos caminhos percorridos para os Arquitectos brasileiros, para a sociedade brasileira e para o Brasil em geral. A ligação da Arquitectura ao Brasil enquanto país, enquanto sociedade e enquanto cultura vem andando lado a lado. São inúmeros os exemplos de união, de superação e dignificação que ultrapassam as fronteiras do Brasil e que são reconhecidos internacionalmente.
O CIALP tem a honra de se juntar às comemorações do IAB, organização membro desde a criação deste Conselho. Durante a celebração, o Arq. Haroldo Pinheiro será agraciado com o Colar de Ouro, alta distinção no Brasil.

+
21-01-2021

A arquitecta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Trata-se da primeira mulher a ocupar o cargo, tendo sido eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto directo dos arquitectos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020.
A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência.
O CAU/BR é membro observador do CIALP desde 2014, sendo parceiro em vários projectos conjuntos, entre os quais, o ATHIS, realizado em colaboração com a CODHAB.
Para mais informações, consulte o site do CAU/BR

+
Sessão da Tomada de posse dos novos Órgãos Sociais
16-12-2020

O arquitecto Job Amado Varela é o novo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.
A cerimónia de posse para o triénio 2020-2023 aconteceu, no dia 11 de Dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, sucedendo a António Pedro Bettencourt.

+
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB. +

08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui. +

24-07-2020

Para marcar a contagem decrescente para o 27º Congresso Mundial de Arquitectos da UIA, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2021, o UIA2021RIO organiza uma série de breves reflexões de vários palestrantes, entre outros convidados, no canal YouTube.

+
24-07-2020

Um dos mais expoentes arquitectos do mundo na actualidade, o africano Francis Kéré dá lições de vida e de arquitectura, numa conversa preciosa com Miguel Pinto Guimarães.
Foi quinta-feira, no canal do UIA2021RIO no YouTube! Inscreva-se para assistir a esta e a outras entrevistas.

+
16-07-2020

Gonçalo Byrne tomou posse como Presidente da Ordem dos Arquitectos Portugueses.
A Lista C, encabeçada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, foi a vencedora das eleições para os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos. Os arquitectos eleitos pela Lista C irão conduzir os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos, a nível nacional e regional Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma dos Açores, no triénio 2020-2022.

Para as Secções Regionais Alentejo e Algarve foram eleitos os membros que integraram as candidaturas com a letra A e a Secção Regional Madeira será dirigida pela Lista B.

+
23-06-2020

O CIALP reuniu com os Presidentes das organizações membros. Participaram na reunião a maioria dos Presidentes, tal como os membros do Conselho Directivo do CIALP.
A reunião teve por objetivo fazer ponto de situação junto dos diversos países mas, pela necessidade sentida pela maior parte das organizações membros, o tema e a discussão centralizou-se nos problemas da preservação ou não do Património. E qual a forma que o CIALP tem para intervir juntos dos decisores políticos para que essa preservação possa ser respeitada e concretizada. Os participantes manifestaram a sua vontade na criação de uma periodicidade para a realização de reuniões online.

+
05-06-2020

O CIALP junta-se ao Fórum de Entidades em Defesa do Património Cultural do Brasil, formado por diversas entidades da sociedade civil que congregam profissionais e investigadores das diversas áreas de interesse da preservação do património cultural brasileiros que, actualmente, vêem este sector cultural ameaçado pelas medidas que estão a ser tomadas.

O CIALP apoia as acções veiculadas pelo IAB, Instituto dos Arquitectos do Brasil que, juntamente, com representantes da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e Ex-Presidentes do IPHAN, manifestam a sua preocupação com a acção do Governo Brasileiro sobre este Instituto.

Para mais informações, consulte o Manifesto assinado por várias entidades.

+
23-03-2020

A União Internacional de Arquitectos, UIA, o Instituto de Arquitectos do Brasil, IAB e a Comissão Executiva UIA2020RIO, de acordo com os seus parceiros institucionais e outras partes interessadas, seguindo as recomendações das autoridades públicas, informam que o 27° Congresso Mundial Arquitectos / Expo é adiado para 18-22 de Julho de 2021, devido à pandemia do coranavirus.

Para futuras informações, consulte o site do Congresso Mundial.

+
05-03-2020

O arquitecto Victor Leonel, actual Vice Presidente do CIALP e Presidente da União Africana dos Arquitectos, integra o Júri Internacional da Medalha de Ouro da UIA e Prémios UIA 2020.

+
28-01-2020

O Instituto de Arquitectos do Brasil (IAB) convida estudantes de arquitectura de todo o mundo a submeter projectos que proponham soluções inovadoras para a urbanização sustentável no Rio de Janeiro (Brasil).

O concurso para é apoiado pela UIA e pela ONU-Habitat.

O concurso procura promover jovens talentos na área da arquitectura e do urbanismo. Concentra-se especificamente no Complexo da Maré, um dos maiores assentamentos informais da cidade do Rio.

O local a ser trabalho em concurso situa-se numa importante e movimentada rodovia (Avenida Brasil) e num aglomerado de favelas (Complexo da Maré). Actualmente, este território é ocupado por armazéns e prédios industriais, a maioria abandonada ou sem utilização.

Os participantes são convidados a propor soluções para integrar a Maré à cidade, tal como, se pretende que apliquem o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU "de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis".

+
19-12-2019

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que durante o ano de 2019 nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2020 seja um ano de Encontros e fortalecimentos dos laços que nos unem sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

25-11-2019

O 23º Encontro do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), realizou-se em Macau nos dias 25 e 26 de Outubro (sexta e sábado), contando com a presença das delegações de nove países e territórios de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé & Príncipe e Goa, para partilha de experiências e discussão de questões comuns que a evolução das cidades enfrentam nestes países. +

14-11-2019

Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até 10 de Dezembro para inscrever seus artigos e projectos no UIA2020RIO
Falta menos de um mês para o encerramento do prazo de inscrições de artigos e projectos no 27º Congresso Mundial de Arquitectos - UIA2020RIO. Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até o dia 10 de dezembro para inscrever seus trabalhos.

Mestrandos e doutorandos em Arquitectura e Urbanismo podem inscrever artigos de até 2.500 palavras, em português, inglês ou espanhol, acompanhados de, no máximo, cinco imagens. Os trabalhos não devem ter mais de quatro autores.
Profissionais que actuam nas áreas de Arquitectura e Urbanismo podem inscrever projectos (também em inglês, português ou espanhol). Deverão ser apresentados em três arquivos DIN A3, no formato paisagem, em PDF. A descrição conceptual do projecto deverá ter até 250 palavras. Os projectos não poderão ter mais de oito autores, nem ser de autoria de organizações ou empresas.

O Congresso Mundial de Arquitectos é o maior evento do setor no mundo, realizado a cada três anos.
Em 2020, com o tema TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21, pretende ampliar e aprofundar o debate e a reflexão sobre os desafios urbanos contemporâneos.
Para mais informações e inscrições, consulte a página do UIA2020RIO.

+
1 / 12
1 2 3 4 5 12