1 / 12
1 2 3 4 5 12
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB. +

08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui. +

24-07-2020

Para marcar a contagem decrescente para o 27º Congresso Mundial de Arquitectos da UIA, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2021, o UIA2021RIO organiza uma série de breves reflexões de vários palestrantes, entre outros convidados, no canal YouTube.

+
24-07-2020

Um dos mais expoentes arquitectos do mundo na actualidade, o africano Francis Kéré dá lições de vida e de arquitectura, numa conversa preciosa com Miguel Pinto Guimarães.
Foi quinta-feira, no canal do UIA2021RIO no YouTube! Inscreva-se para assistir a esta e a outras entrevistas.

+
16-07-2020

Gonçalo Byrne tomou posse como Presidente da Ordem dos Arquitectos Portugueses.
A Lista C, encabeçada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, foi a vencedora das eleições para os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos. Os arquitectos eleitos pela Lista C irão conduzir os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos, a nível nacional e regional Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma dos Açores, no triénio 2020-2022.

Para as Secções Regionais Alentejo e Algarve foram eleitos os membros que integraram as candidaturas com a letra A e a Secção Regional Madeira será dirigida pela Lista B.

+
23-06-2020

O CIALP reuniu com os Presidentes das organizações membros. Participaram na reunião a maioria dos Presidentes, tal como os membros do Conselho Directivo do CIALP.
A reunião teve por objetivo fazer ponto de situação junto dos diversos países mas, pela necessidade sentida pela maior parte das organizações membros, o tema e a discussão centralizou-se nos problemas da preservação ou não do Património. E qual a forma que o CIALP tem para intervir juntos dos decisores políticos para que essa preservação possa ser respeitada e concretizada. Os participantes manifestaram a sua vontade na criação de uma periodicidade para a realização de reuniões online.

+
05-06-2020

O CIALP junta-se ao Fórum de Entidades em Defesa do Património Cultural do Brasil, formado por diversas entidades da sociedade civil que congregam profissionais e investigadores das diversas áreas de interesse da preservação do património cultural brasileiros que, actualmente, vêem este sector cultural ameaçado pelas medidas que estão a ser tomadas.

O CIALP apoia as acções veiculadas pelo IAB, Instituto dos Arquitectos do Brasil que, juntamente, com representantes da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e Ex-Presidentes do IPHAN, manifestam a sua preocupação com a acção do Governo Brasileiro sobre este Instituto.

Para mais informações, consulte o Manifesto assinado por várias entidades.

+
23-03-2020

A União Internacional de Arquitectos, UIA, o Instituto de Arquitectos do Brasil, IAB e a Comissão Executiva UIA2020RIO, de acordo com os seus parceiros institucionais e outras partes interessadas, seguindo as recomendações das autoridades públicas, informam que o 27° Congresso Mundial Arquitectos / Expo é adiado para 18-22 de Julho de 2021, devido à pandemia do coranavirus.

Para futuras informações, consulte o site do Congresso Mundial.

+
05-03-2020

O arquitecto Victor Leonel, actual Vice Presidente do CIALP e Presidente da União Africana dos Arquitectos, integra o Júri Internacional da Medalha de Ouro da UIA e Prémios UIA 2020.

+
28-01-2020

O Instituto de Arquitectos do Brasil (IAB) convida estudantes de arquitectura de todo o mundo a submeter projectos que proponham soluções inovadoras para a urbanização sustentável no Rio de Janeiro (Brasil).

O concurso para é apoiado pela UIA e pela ONU-Habitat.

O concurso procura promover jovens talentos na área da arquitectura e do urbanismo. Concentra-se especificamente no Complexo da Maré, um dos maiores assentamentos informais da cidade do Rio.

O local a ser trabalho em concurso situa-se numa importante e movimentada rodovia (Avenida Brasil) e num aglomerado de favelas (Complexo da Maré). Actualmente, este território é ocupado por armazéns e prédios industriais, a maioria abandonada ou sem utilização.

Os participantes são convidados a propor soluções para integrar a Maré à cidade, tal como, se pretende que apliquem o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU "de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis".

+
19-12-2019

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que durante o ano de 2019 nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2020 seja um ano de Encontros e fortalecimentos dos laços que nos unem sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

25-11-2019

O 23º Encontro do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), realizou-se em Macau nos dias 25 e 26 de Outubro (sexta e sábado), contando com a presença das delegações de nove países e territórios de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé & Príncipe e Goa, para partilha de experiências e discussão de questões comuns que a evolução das cidades enfrentam nestes países. +

14-11-2019

Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até 10 de Dezembro para inscrever seus artigos e projectos no UIA2020RIO
Falta menos de um mês para o encerramento do prazo de inscrições de artigos e projectos no 27º Congresso Mundial de Arquitectos - UIA2020RIO. Arquitectos, urbanistas e pesquisadores têm até o dia 10 de dezembro para inscrever seus trabalhos.

Mestrandos e doutorandos em Arquitectura e Urbanismo podem inscrever artigos de até 2.500 palavras, em português, inglês ou espanhol, acompanhados de, no máximo, cinco imagens. Os trabalhos não devem ter mais de quatro autores.
Profissionais que actuam nas áreas de Arquitectura e Urbanismo podem inscrever projectos (também em inglês, português ou espanhol). Deverão ser apresentados em três arquivos DIN A3, no formato paisagem, em PDF. A descrição conceptual do projecto deverá ter até 250 palavras. Os projectos não poderão ter mais de oito autores, nem ser de autoria de organizações ou empresas.

O Congresso Mundial de Arquitectos é o maior evento do setor no mundo, realizado a cada três anos.
Em 2020, com o tema TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21, pretende ampliar e aprofundar o debate e a reflexão sobre os desafios urbanos contemporâneos.
Para mais informações e inscrições, consulte a página do UIA2020RIO.

+
30-10-2019

À IX Assembleia Geral do CIALP, realizada Macau, no dia 27 de Outubro, o Arq. Rui Leão, Macau (AAM) foi releito Presidente do CIALP para o triénio 2019-2022.

O novo Conselho Directivo do CIALP terá como Vice-Presidentes os Arquitectos Vitor Leonel, Bastonário da Ordem de Arquitectos de Angola e José Manuel Pedreirinho, Presidente da Ordem de Arquitectos de Portugal, como Secretário-Geral, o CIALP terá Odilio Almeida Filho (IAB) e como Tesoureiro o Arq. Fernando Teixeira (OAGB).

O novo Conselho Fiscal continuará a ser presidido pelo Arq. João Tique de Moçambique (Arquitrave) e contará com os arquitectos Nuno Soares (AAM) e Gilson Paranhos (IAB). +

17-10-2019

Macau | Entre os dias 25 e 27 de Outubro, decorrerá em Macau (República Popular da China), o XXIII Encontro do CIALP. No qual está integrado o VII Forum CIALP sob o lema Cidades Melhores: o contributo das infra-estruturas.

+
16-10-2019

O CIALP e a Associação dos Arquitectos de Macau (AAM) têm a honra de convidar para para a inauguração da Exposição de Fotografia do Património Habitado no Mundo Lusófono, integraada no XXIII Encontro do CIALP, a ter lugar no Átrio do consulado Geral de Portugal, em Macau, no dia 25 de Outubro, pelas 17:30. +

07-10-2019

No dia 7 de Outubro 2019 é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Arquitectura.
O convite do Presidente da UIA, Thomas Vonier, expresso no final da sua mensagem é directo:
"(...) junte-se à UIA e ao nosso parceiro, ONU-Habitat, para demonstrar que a arquitectura tem um papel essencial no alívio do sofrimento humano, na redução das consequências negativas para o planeta e na melhoria da qualidade de vida de todos."

O CDN convoca os arquitectos a aproximarem-se da sua Ordem enquanto “comunidade” a que é importante pertencer, enquanto organização inclusiva, resiliente e sustentável — a Casa de todos os Arquitectos.

Por isso, as primeiras propostas centram-se em iniciativas voltadas, em primeira instância, para a valorização da Arquitectura e dos arquitectos, constituindo-se como argumentos ou demonstrações das vantagens que todos terão quando recorram a estes profissionais habilitados para promover a qualificação da construção e da paisagem. +

07-10-2019

Em conformidade com o disposto no artigo 21º. dos Estatutos do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, convoco V. Exa. a estar presente na IX Assembleia Geral do CIALP, a realizar-se no dia 27 de Outubro de 2019, pelas 09:00, na Fundação Oriente, sito Praça Luís de Camões, 13, em Macau, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 01 Comunicação do Presidente do CIALP;
Ponto 02 Apresentação e votação do Relatório de Actividades do mandato 2016-
2019;
Ponto 03 Apresentação e votação do Relatório de Contas do mandato 2016-2019;
Ponto 04 Eleições para os Órgãos Sociais mandato 2019-2022;
Ponto 05 Votação da acta da eleição mandato 2019-2022;
Ponto 06 Tomada de posse dos novos órgãos sociais;
Ponto 07 Assinatura Acta Tomada de posse dos novos órgãos sociais;
Ponto 08 Outros Assuntos.

+
02-09-2019

Júlio Carrilho eleito primeiro Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Moçambique.

Júlio Carrilho é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1973) e doutorado em Arquitectura e Ambiente pela Universidade de Roma — “La Sapienza” (2006). +

30-08-2019

A votação para a eleição dos órgãos sociais da futura Ordem dos Arquitectos de Moçambique, abreviadamente designada por OARQ, terá lugar no dia 31 de Agosto de 2019 na Cidade de Maputo em lugar a designar pela Comissão Eleitoral. Este acto será antecipado nas restantes províncias a partir do dia 28 de Agosto, nas Direcções Provinciais das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos. O evento marca um longo processo de mais de uma década e que irá marcar o nascimento desta organização reguladora de profissionais de arquitectura e outras áreas afins em Moçambique.

+
1 / 12
1 2 3 4 5 12