1 / 16
1 2 3 4 5 16
02-10-2023

Criado pela UIA, em 1985, o dia Mundial da Arquitectura é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de Outubro, paralelamente ao dia Mundial do Habitat das Nações Unidas (ONU).

Em consonância com as Nações Unidas, o tema para este ano escolhido pela UIA é: “Architecture for Resilient Communities”. Com este tema, a UIA procura dar especial ênfase à capacidade e responsabilidade da arquitectura em criar uma vida comunitária viável, abrindo uma discussão internacional sobre a relação entre as áreas urbanas e rurais em todos os países.

No dia Mundial da Arquitectura, a UIA convida todos os seus membros a continuarem a discussão sobre este tema e a desenvolverem conceitos e políticas de planeamento territorial e urbano que permitam aos arquitectos desenvolver soluções inovadoras, projectar edifícios e espaços públicos viáveis para comunidades resilientes, visando humanizar todos os tipos de urbanização, respeitar o património cultural e restaurar a relação com a natureza e a biodiversidade.

+
27-07-2023

Na sequência da XXIX Assembleia Geral da UIA que teve lugar em Copenhaga, a 9 de Julho de 2023, Pequim foi eleita cidade anfitriã do Congresso Mundial de Arquitectos e da Assembleia Geral da UIA de 2029.
O Congresso Mundial de Arquitectos da UIA é um evento trienal, organizado por uma Secção Membro da UIA, na cidade eleita para realiza-lo e está directamente ligado à Capital Mundial da Arquitectura UNESCO-UIA, designada pela UNESCO.
Sob o tema “De volta ao equilíbrio: arquitectura para uma vida melhor para todos”, o Congresso de 2029 convida todos os participantes a envolverem-se num desenvolvimento profundo para o equilíbrio do nosso mundo numa evolução igualmente, assim como, avaliar como o ambiente construído pode ser projectado em harmonia com tecnologia e sociedade.

O Congresso pretende abordar a expectativa global de restaurar o equilíbrio em três áreas:
• Equilíbrio entre Humanidade: Coerência Social
• Equilíbrio entre o Homem e a Natureza: Respeito ao Meio Ambiente
• Equilíbrio entre a Humanidade e a Tecnologia: Humanizando a Tecnologia

A cidade acolheu o evento pela última vez em 1999 sob o tema “Arquitectura do Século XXI” e testemunhou a adopção da Carta de Pequim da UIA, que teve uma influência significativa na indústria arquitectónica chinesa.
As datas provisórias para a realização do Congresso Mundial são de 18 a 21 de Junho de 2029.
Para mais informações, consulte o site da UIA. +

12-07-2023

Decorreu, em Copenhaga, entre os dias 3 e 6 de Julho, o Congresso Mundial dos Arquitectos. O CIALP esteve representado através das suas organizações membros, Ordem dos Arquitectos de Portugal, Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde, Instituto dos Arquitetos do Brasil e ainda a Associação dos Arquitectos de Macau. Contando com mais de seis mil participantes, provenientes de mais de 150 países, durante o Congresso, foram realizadas mais de 150 sessões de trabalho, com a participação de mais de 400 convidados oradores.
Foi, igualmente, feito a passagem de testemunho para Barcelona, cidade que irá acolher o próximo Congresso em 2026.

+
27-06-2023

Foi assinado o Acordo de Reciprocidade entre a Ordem dos Arquitectos e o Conselho de Arquitectura e Urbanismo, do Brasil.
A cerimónia decorreu no passado dia 16 de junho, último dos três dias em que se realizou o 9º FIPA – Fórum Internacional de Património Arquitetónico Brasil-Portugal 2023, que teve lugar na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Maranhão, este ano dedicada ao tema “DIVERSIDADE EM DIÁLOGOS PERMANENTES”.

+
20-06-2023

A 9ª edição do FIPA realizou-se no Brasil, na cidade de São Luís (Maranhão), com o tema DIVERSIDADE EM DIÁLOGOS PERMANENTES. Aconteceu entre os dias 14, 15 e 16 de junho, e contou com a participação das seguintes organização e Instituições de ensino:

- Faculdades de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão
- UEMA, Universidade Federal do Maranhão ,
- Unidade de Ensino Superior Dom Bosco,
- Universidade de Aveiro/PT,
- Instituto dos Arquitetos do Brasil IAB , Conselho de Arquitetura CAU MA ,DPA, APRUPP , Rota do Românico PT, República Portuguesa/Cultura .

De acordo com a publicação no site do FIPA: _O tema geral escolhido para o 9º FIPA procura uma abordagem ampla do patrimônio arquitetónico que, local e global, seja capaz de suprir demandas atuais - sustentáveis, pois - referentes à sua valorização, construção e salvaguarda. Através de boas práticas buscamos mobilizar os recursos no campo da arquitetura em sintonia com o patrimônio cultural, suas misturas e identidades, suas possibilidades e limites, em diálogo com as comunidades técnica, científica e institucional.
_
Num Fórum em que estive presentes José Luis Cortes, Presidente da UIA, e Nadia Someqh, Presidente do CAU/Br, o Presidente do CIALP participou no FIPA, reforçando que: “cada país precisa de identificar a sua narrativa em relação ao século XX. Isso é importante por que há tipologias de arquitectura que não estão nos livros de história”. +

16-06-2023

O CIALP anuncia os resultados da 3ª Edição do Concurso de Fotografia CIALP, Ser Paisagem Cultural, organizado com o apoio institucional do Camões, Instituto de Cooperação e da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O CIALP desafiou todos os arquitectos e estudantes de arquitectura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a que, pelo seu olhar crítico, apresentassem imagens sobre o tema " Ser Paisagem Cultural ".

+
03-05-2023

O CIALP congratula a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, Maria Elisa Baptista, que passa a integrar o Conselho de Desenvolvimento Económico Social Sustentável (CDESS). A iniciativa, cujo decreto foi assinado recentemente pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem como proposta prestar assessoria ao governo federal na formulação de políticas e directrizes destinadas ao desenvolvimento económico, social e sustentável. A posse, e também primeira reunião do Conselho, será realizada no dia 4 de maio, às 09h30, em Brasília.
Para mais informações, consulte o site do IAB +

Ser Paisagem Cultural
31-03-2023

Entendemos por paisagem cultural o conjunto, alargado e diversificado, de testemunhos que se sobrepõem na contínua estratificação do que visualizamos como paisagem. Testemunhos feitos de pequenas ou grandes edificações, materiais ou imateriais. Aprendizagens na relação de cada um com o território, nos mútuos relacionamentos entre populações, na diversidade dos intercâmbios, mas também das injustiças.

Uma construção, sempre lenta, feita quer da contínua justaposição e multiplicidade das relações sociais, quer da expressão das diversas heranças culturais que o tempo, historicamente, vai transmitindo, hierarquizando, valorizando ou esquecendo.

A procura do olhar dessas múltiplas paisagens culturais, que encontramos espalhadas pelos quatro continentes onde a língua portuguesa é falada, será o tema do 3º concurso de fotografia, que o CIALP organiza, neste ano de 2023. +

24-03-2023

A primeira fase para as inscrições para o Congresso Mundial dos Arquitectos, a realizar-se entre os dias 2 e 6 de Julho, em Copenhaga, Dinamarca, termina no dia 31 de Março.

Para informações, consulte o site da UIA.
Para inscrições, consulte o site do Congresso. +

20-03-2023

O Presidente do CIALP, Rui Leão, participou na IX Reunião Técnica dos Pontos Focais da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu a 15 de março de 2023, por videoconferência.

A sessão de abertura contou com as intervenções do coordenador da reunião, Diretor de Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Ministério da Cultura e Turismo de Angola, Daniel Jorge, enquanto Presidência em exercício da CPLP, e do Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo.

Na reunião, os delegados partilharam informação geral preliminar sobre o grau de Implementação do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP (2022-2024) e do respetivo Plano de Ação (2022-2024), bem como debateram a coordenação de ações conjuntas a desenvolver e operacionalizar no corrente ano.

Rui Leão apresentou a proposta de projeto Listagem da Arquitectura Representativa do Século XX nos Países e Territórios de Língua Portuguesa. Projeto que se encontra enquadrado no Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP, aprovado em Luanda em 2022, e que será candidato a co-financiamento por parte da CPLP. +

22-02-2023

Estão abertas as inscrições para a participação no 9º Fórum Internacional do Património Arquitectónico Brasil/ Portugal, este ano a realizar-se no Brasil, na cidade de São Luís (Maranhão).

A participação no 9º FIPA poderá ser realizada com a apresentação de Trabalhos Completos não publicados (trabalhos/artigos ou posteres), a serem analisados pelo Comité Científico e seleccionados. A submissão dos artigos/papers deverá ser feita até 13 de Março de 2023.

Dada a grande quantidade de trabalhos enviados para selecção nos últimos eventos realizados no Brasil e em Portugal, alertamos desde já que o Comité Científico do 9º FIPA aplicará uma rigorosa selecção dos Trabalhos Completos para que sejam publicados no livro 9º FIPA 2023, disponibilizado na ocasião do evento em formato a ser definido.

Para informações e envio de trabalhos, consulte o site do 9º FIPA.

+
Change Matters | 16º Congresso dos Arquitectos: Qualidade e Sustentabilidade: Construir o [nosso] futuro.
15-02-2023

De 2 a 4 de Março, a Ordem dos Arquitectos de Portugal organiza o 16º Congresso em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Qualidade e Sustentabilidade: Construir o nosso futuro é a oportunidade para debater, nos Açores - caminho transatlântico de intercâmbio de pessoas, encontros e culturas - uma agenda, mas também as estratégias e compromissos de educação e investigação e da prática da arquitetura em Portugal, pela construção de um futuro nosso. Mas, porque o desafio é global e a necessária resposta convoca a todos, interpelamos a sociedade, propondo um Programa Complementar, de 1 a 5 de março, com a ambição de aproximar e envolver a comunidade dos não-arquitetos num programa mais vasto dedicado à ‘mudança’.

Será a primeira vez que acontece fora do território continental e a escolha dos Açores está fundada na exemplaridade do arquipélago nos temas do desenvolvimento sustentável, o tema que será o mote de toda a programação.

Esta será uma oportunidade única para debater e aprofundar o conhecimento sobre a arquitetura em Portugal e contribuir para o desenvolvimento de um programa de ação para a construção de um futuro sustentável.

Toda a programação e as várias modalidades de participação estão disponíveis em changematters.arquitectos.pt +

03-01-2023

O CIALP dá nota de profundo pesar pelo falecimento, vítima de doença, do Arquitecto Frederico Hopffer Almada, também conhecido por “Nhônhô”, fundador do CIALP e seu segundo presidente.

O CIALP une-se à família de Frederico Hopffer Almada, aos seus amigos e arquitectos do universo CIALP, endereçando os mais profundos sentimentos.

O Presidente do CIALP, Rui Leão, refere que: Resta-nos a lembrança da sua memorável intervenção durante a celebração dos 30 anos do CIALP, durante a Congresso Mundial Rio2021, tendo sido muito gratos pela oportunidade que tivemos em gravar as suas declarações e perceber o quanto o CIALP foi importante para Frederico Hopffer Almada e o quanto o CIALP reconhece o seu inquestionável papel na sua fundação.

Poderá assistir à intervenção a partir do 1:17:09' da celebração dos 30 anos do CIALP +

21-12-2022

É já no dia 22 de Dezembro a realização do último Webinário Arquitectura e Transculturação: conexões transatlânticas. Uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitectura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta quinta edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O último Webinário conta com a participação de:
Jaime Comiche, arquitecto e Professor na Universidade Eduardo Mondalne, UEM, com o tema: O Edifício Urbano: Referências Culturais, Identidades, Sensações e Património - O Caso de Moçambique;
Jorge Figueira, arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. É professor associado do Departamento de Arquitectura da FCT-UC e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é ainda investigador responsável do projecto (EU) ROPA-rise of portugues architecture, financiado pela FCT. A sua intervenção terá como tema, Reciprocidades ou Distanciamentos? O Caso estranho do Museu Iberê Camrago (Álvaro Siza) e do Museu dos Coches (Paulo Mendes da Rocha).

O objectivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Património Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

São seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Assista ao Webinário através do link do youtube do PPGAU+D +

20-12-2022

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os que colaboraram e possibilitaram que 2022 fosse um ano de Encontros pessoais.

São votos do CIALP que 2023 seja um ano em que os Encontros se estreitem e normalizem e que a humanidade de cada um e de todos seja mais forte e inequívoca.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

19-12-2022

O evento Arquitectura e Transculturação: conexões transatlânticas | 2022 é uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitectura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta quinta edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O objectivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Património Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

São seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Assista ao Webinário através do link do youtube do PPGAU+D +

12-12-2022

O evento Arquitectura e Transculturação: conexões transatlânticas | 2022 é uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitectura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta terceira edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O objectivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Património Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

São seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Assista ao Webinário através do link do youtube do PPGAU+D

+
12-12-2022

O evento Arquitectura e Transculturação: conexões transatlânticas | 2022 é uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitectura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta terceira edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O objectivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Património Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

São seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Assista ao Webinário através do link do youtube do PPGAU+D

+
12-12-2022

O evento Arquitectura e Transculturação: conexões transatlânticas | 2022 é uma iniciativa do LoCAU (Laboratório de Crítica em Arquitectura, Urbanismo e Urbanização) e, nesta quarta edição, em parceria com o Departamento de Arquitectura e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

O objectivo é promover o debate sobre a temática da transculturação e a intervenção no ambiente construído.

Trata-se de uma promoção do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU) do PPGAU+D-UFC, em parceria com o Departamento de Arquitectura (DARQ) e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

Conta ainda com a apresentação de comunicações de professores/pesquisadores da UFC (Brasil), Universidade de Coimbra (Portugal), ISCTE (Portugal), Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), UFCG (Brasil), UNICAMP (Brasil) e Universidade de Buenos Aires (Argentina), além do apoio do DOCOMOMO Brasil, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Ceará (IAB-CE), Atelier de Património Cultural (APC) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP).

São seis webinários, com palestrantes e mediadores do Brasil, da América do Sul, da Europa e da África.

Assista ao Webinário através do link do youtube do PPGAU+D

+
28-11-2022

O atelier dos arquitectos Rui Leão e Carlotta Bruni, foi galardoado com o Prémio UNESCO Ásia Pacifico, com o projecto M30 Infraestrutura Integrada de Abastecimento de Energia e Recolha de Resíduos, no Centro Histórico de Macau, na categoria de melhor Novo Design em Contexto Patrimonial 2022 (New Design in Heritage Context).

A menção do júri refere as seguintes qualidades do projecto:

“The M30 infrastructure building adroitly navigates a challenging setting on a tight urban lot in the buffer zone of the Historic Centre of Macao World Heritage site. Using a stacked design, the new structure cleverly accommodates a waste collection station and a transformer room commissioned by two different municipal agencies. The dynamic architectural massing creates an interplay with the neighboring houses and public space. The material palette combines vernacular brickwork that echoes the adjacent older buildings with weathered steel and stainless-steel detailing that provides a textural contrast. With an impact beyond its modest size, the project exemplifies innovative new design in a heritage context.”

Mais informações estão disponíveis no site da UNESCO na Ásia-Pacífico podendo ser consultadas aqui: UNESCO na Ásia-Pacífico

De referir, que este reconhecimento é atribuído pela, segunda vez, a projectos localizados em Macau, tendo sido atribuído a outro projecto, também, autoria do atelier LBA: A Sala de Leitura da Escola Portuguesa de Macau, em 2012.

Impressa:
Notícias ao Minuto +

1 / 16
1 2 3 4 5 16