1 / 13
1 2 3 4 5 13
05-12-2021

Júlio Eduardo Zamith de Franco Carrilho é natural de Pemba. Em 1965 era desenhador projectista em atelier de arquitectura na sua cidade natal.
É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1973) e doutorado em Arquitetura e Ambiente pela Universidade de Roma- “La Sapienza” (2006). +

03-12-2021

A UIA dá inicio aos eventos preparatórios integrados na programação do Fórum de Madrid, Habitação Acessível e Activa, AHA, a realizar-se a 14 de Maio do próximo ano, e do Congresso Mundial dos Arquitectos, a realizar-se em Copenhaga, em Julho de 2023.
O Webinar - Habitação Acessível organizado pela UIA, a realizar-se-á já no dia 15 de Dezembro. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

+
11-11-2021

Decorrerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h00 às 12h00 (hora de Lisboa), no Auditório da CPLP, em Lisboa, e online, a apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021 - Transformação digital e empregos de qualidade”, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Haverá interpretação simultânea em Português e Inglês.

A sessão de abertura contará com intervenções do Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Armindo de Brito Fernandes, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André. +

06-10-2021

O Dia Mundial da Arquitectura é celebrado na primeira segunda-feira do mês de Outubro. Por ocasião desta celebração, as organizações membros do CIALP organizam uma série de eventos procurando comemorar a Arquitectura na sua plenitude.
Para este ano, a UIA lançou o tema / desafio deste ano: Clean environment for a healthy world.
Consulte o programa da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde. +

28-09-2021

Em 2015, os líderes mundiais concordaram sobre 17 objetivos para melhorar o mundo até 2030. Esses objetivos têm o poder de erradicar a pobreza, combater a desigualdade e mitigar as mudanças climáticas. Guiados por esses objetivos, agora cabe a todos nós – governos, empresas, sociedade civil e público em geral – trabalharmos juntos para construir um futuro melhor para todos. +

23-09-2021

Em conformidade com o disposto no artigo 21º. dos Estatutos do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, convoco V. Exa. a estar presente na I Assembleia Geral do CIALP, mandato 2019-2022, a realizar-se quarta-feira, no dia 13 de outubro de 2021, pelas 14h30, hora de Lisboa, via Zoom, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 01 Comunicação do Presidente do CIALP;
Ponto 02 Apresentação dos projectos CIALP a decorrer;
Ponto 03 Funções dos delegados no CIALP;
Ponto 04 Funcionamento do Conselho Técnico do CIALP;
Ponto 05 Próximos Encontros CIALP;
Ponto 06 Comunicação dos GT CIALP (coordenadores);
Ponto 07 Outros Assuntos.

+
09-08-2021

O CIALP felicita a UIA-União Internacional dos Arquitectos pela eleição do novo Bureau para o mandato de 2021-2023. Decorrente do resultados das eleições realizadas no passado mês de Julho, a UIA tem agora novos elementos para os seus órgãos socias para o mandato de 2021-2023.

• Presidente: José-Luis Cortès Delgado (México)
• Secretário-geral: Tan Pei Ing (Malásia)
• Tesoureiro: Seif Allah Alnaga (Egito)
• Vice-presidente, Região I: Natalie Mossin (Dinamarca)
• Vice-Presidente, Região II: Istelianna Atanassova (Geórgia)
• Vice-presidente, Região III: Sam Oboh (Canadá)
• Vice-presidente, Região IV: Ishtiaque Zahir (Bangladesh)
• Vice-Presidente, Região V: Tokunbo Omisore (Nigéria)

Também foi eleito o novo Conselho da UIA. A recém equipa realizou a sua primeira sessão no dia 30 de julho, durante a qual, foi declarada a necessidade de reforçar o papel da UIA e torná-la mais acessível aos jovens arquitectos.

+
06-08-2021

O CIALP congratula José-Luis Cortés, eleito Presidente da UIA- União Internacional dos Arquitectos, para o mandato de 2021-2023.

Formado pelo Instituto de Tecnologia de Monterrey, México, com pós-graduação em Planeamento Urbano em Copenhaga, Dinamarca, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, José-Luís Cortés foi Presidente da Federação de Faculdades de Arquitectos do República Mexicana (FCARM) (2017-2018), tal como foi membro do Conselho da UIA para a Região III.

José-Luís Cortés acredita que a UIA “pode e deve demonstrar à sociedade que uma boa arquitectura tem potencial para melhorar a qualidade de vida e que projectar cidades saudáveis, sustentáveis, seguras, inclusivas, equitativas, diversificadas, humanas e bonitas resulta numa maior felicidade para todos”.

+
05-08-2021

No ano em que o CIALP celebra 30 anos de existência e 10 anos como organização formalmente criada, a língua portuguesa foi aprovada como língua oficial na UIA - União Internacional dos Arquitectos, com a seguinte votação:

A favor: 179 votos
Contra: 47 votos
Abstenções: 54 votos

+
23-07-2021

O Presidente do CIALP, Rui Leão, durante a Assembleia Geral da UIA, apresentou a moção do CIALP para ADOPÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA COMO LINGUA OFICIAL DA UIA. A moção, endossada por Angola (OAA), Brasil (IAB), Cabo-Verde (OACV), Macau (AAM) e Portugal (OA) irá permitir aos mais de 250 mil arquitectos falantes em Português, de estarem mais próximos da comunidade mundial de arquitectos e serem mais actuantes no palco internacional. Os Resultados da votação serão anunciados segunda-feira, dia 26 de Julho. +

23-07-2021

O CIALP foi uma das entidades signatárias da Carta do Rio, documento criado ao longo de várias semanas pelo conjunto de instituições presentes no Congresso Mundial.
A versão final foi lida no dia 22 de julho de 2021, no encerramento do Congresso Mundial dos Arquitectos, e aprovada por aclamação por todas as entidades que participaram do Palco Carta do Rio e assinaram o documento. Veja a íntegra do documento consolidado no 27o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO com propostas para um novo modelo de desenvolvimento urbano em três idiomas.

+
20-07-2021

Assista aos Teasers do Filme - exposição Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes, criados a partir do trabalho criativo dos Curadores, tendo por base os elementos dos arquitectos e ateliers seleccionados. +

18-07-2021

No dia 18 de julho, às 11h30, hora do Brasil, será lançado o filme-exposição "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes", uma iniciativa do CIALP, que dá inicio à celebração do 30º aniversário do Conselho e que está integrado na programação do 27º Congresso Internacional de Arquitetos ( UIA2021RIO).

Com curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, e coordenação de Rui Leão, o filme-exposição contará com 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O projeto será apresentado no Salão da Sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RJ), podendo também ser acompanhado digitalmente através do canal YouTube IAB CE

O projeto "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes" conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Lisboa, do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

+
05-07-2021

O 7º- Fórum Internacional de Património Arquitectónico Brasil-Portugal, devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19, será realizado através de apresentações via Streaming, durante os dias 7 e 8 de julho, com início às 13h00 (hora do Brasil).
Para inscrições e mais informações, consulte o site do FIPA

+
29-06-2021

No dia 8 de Julho assista ao inicio do Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022.
O primeiro Webinar, cujo tema será dedicado ao Património Arquitetónico Lusófono em África - Angola e Moçambique, terá como oradores Francisco José Miguel, mais conhecido como Chico Zé, (Angola) e Luis Lage (Moçambique).
A moderação estará a cargo de Victor Leonel, actual vice-presidente do CIALP.

Para assistir e participar, aceda ao link do webinar Património Arquitetónico Lusófono em África.

Os Webinários CIALP irão promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste primeiro Webinar o CIALP e as Ordens dos arquitectos de Angola e de Moçambique pretendem transmitir às novas gerações a dedicação e o esforço que os seus antecessores atravessaram, tendo por base o Património Arquitectónico Lusófono nestes dois países e buscando uma proximidade com a actual conjuntura. Perspectivando novas formas, visões e desafios para a Arquitectura e o Património em Angola e em Moçambique.

Francisco José Miguel (Chico Zé)
nasce aos 13 de Novembro de 1951, 69 anos de idade, é co-fundador do curso de arquitectura em Angola, licenciado em arquitectura em 1985.
É professor de Geografia Urbana no departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Co-fundador e director geral do atelier Arquidesign, Projectos e Empreendimentos Lda, na Rua Rainha N´Ginga, Luanda.
Foi director Nacional do Urbanismo da Secretária de Estado do Urbanismo, Habitação e Águas em 1987; foi o 1º Director do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda em 2007, actualmente trabalha no seu Atelier e leciona no Departamento de Arquitectura.

Luís Eugénio da Silva Lage
nasce em Maputo em Dezembro de 1954. Licenciou-se em Arquitectura e Planeamento Físico na UEM e Doutorou-se em “Levantamento, Analise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades, de analise de tipologias arquitectónicas e sobre património Cultural Imóvel.

O Webinar é organizado pelo CIALP, a Ordem dos Arquitectos de Angola e Ordem dos Arquitectos de Moçambique, contando com o apoio técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Ceará.

+
25-06-2021

O CIALP congratula-se com a aprovação do projecto, A Importância da Infraestrutura Verde e da Atividade Física em Tempo de Pandemia | verDEsporto, criado e desenvolvido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona e no qual o CIALP tem uma pareceria institucional. Para mais informações, consulte o site do verDEsporto. +

24-06-2021

Já são conhecidos os resultados do Open Call | ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES.
Foram recepcionadas 22 propostas provenientes das Organizações do CIALP.

A equipa de curadores, composta por Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, analisou os projectos submetidos tendo como objectivo reunir um grupo de obras representativo da produção habitacional no âmbito do CIALP durante a última década.
Como resultado, chegou-se à selecção de onze obras residenciais listadas a seguir:
a) Brasil
a. Casas MBV2, Bruno Melo Braga, Ceará, 2020
b. Residencial Duarte Murtinho, Marcos Boldarini, São Paulo, 2018
b) Cabo Verde
a. Condomínio Asa, Maurício dos Santos, Praia, 2010
b. Habitação Palmarejo Grande, César Freitas, Praia, 2013
c) Goa
a. House in Assagao, Yatin Fulari, Bairo Alto, Goa, 2017
d) Guiné-Bissau
a. Residência + Hemeroteca, Geraldo Pina, Malafo, Guiné-Bissau, 2021
e) Macau
a. The Studio – Rua Nova do Comércio, Jimmy Wardhana, Macau, 2016
f) Moçambique
a. Condomínio Terra, Ernesto G. Nagel, Maputo, 2018
g) Portugal
a. Casa Vermelha, ExtraStudio, Azeitão, 2016
b. Casas 6 e 12, José Miguel Lobo Almeida, Porto, 2018
h) São Tomé e Príncipe
a. Casa Verde, Eudes Aguiar, Água Arroz, 2018.

A distribuição das propostas submetidas por país ou região integrante do CIALP foi a seguinte:
a) Angola – 0 propostas
b) Brasil – 4 propostas
c) Cabo Verde – 3 propostas
d) Goa – 3 propostas
e) Guiné-Bissau – 1 proposta
f) Macau – 2 propostas
g) Moçambique – 1 proposta
h) Portugal – 6 propostas
i) São Tomé e Príncipe – 2 propostas

A exposição será inaugurada durante o mês de Julho, em data a anunciar, estando incluída na programação do Congresso Mundial dos Arquitectos, UIA2021RIO.

O projecto é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

+
01-06-2021

Rui Leão participa na Conferência Europeia de Políticas de Arquitectura: From Bauhaus to the New House, organizada pela Ordem dos Arquitectos de Portugal e a realizar-se nos dias 8 e 9 de junho.
O Presidente do CIALP participa na MESA-REDONDA 1: The New Bauhaus para lá da Europa, juntamente com arquitectos oriundos de Angola, Brasil e Moçambique.
Para mais informações e inscrições, consulte o site da CEPA. +

24-05-2021

É com imensa tristeza que o CIALP anuncia o falecimento do arquitecto Paulo Mendes da Rocha.
Nascido em Vitória, a 25 de Outubro de 1928, Paulo Mendes da Rocha, tinha 92 anos de idade, falecendo na madrugada do passado dia 23 de Maio.

+
06-05-2021

Paulo Mendes da Rocha, membro honorário do CIALP em 2015, vence a Medalha de Ouro UIA.
O júri considerou Mendes da Rocha um iconoclasta arrojado, cujo trabalho elevou a arquitectura a novos patamares. O júri salientou também a sua integridade pessoal e social, reflectidos na sua capacidade em transcender limites enquanto se mantém enraizado nas suas origens. +

1 / 13
1 2 3 4 5 13