1 / 12
1 2 3 4 5 12
06-05-2021

Paulo Mendes da Rocha, membro honorário do CIALP em 2015, vence a Medalha de Ouro UIA.
O júri considerou Mendes da Rocha um iconoclasta arrojado, cujo trabalho elevou a arquitectura a novos patamares. O júri salientou também a sua integridade pessoal e social, reflectidos na sua capacidade em transcender limites enquanto se mantém enraizado nas suas origens. +

06-04-2021

Está a acontecer!
O maior encontro mundial da Arquitetura e de Urbanismo. E você precisa fazer parte deste evento e contribuir para uma transformação no mundo!

A Primeira Semana Mundial da Arquitetura UIA2021RIO, de 22 a 25 de março, teve conteúdo digital aberto e gratuito.

Em Abril, o tema em apresentação é: Diversidade e Mistura. Acompanhe os debates e conferências entre os dias 19 e 22 de Abril.

É uma oportunidade única para conhecer alguns dos mais destacados pensadores do ambiente urbano no mundo.

Consulte o programa do Congresso Mundial aqui +

05-04-2021

O CIALP enviou uma mensagem de apoio e solidariedade aos parceiros, amigos e à Ordem dos Arquitectos de Moçambique, expressando a condenação e repúdio pelos atentados e situação dramática que têm vindo a verificar-se nas zonas de Cabo Delgado e Pemba.

+
19-02-2021

A exposição ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES irá apresentar no Congresso mundial de Arquitectos UIA2021RIO projectos com abordagens e inovação a nível de intervenção urbana, tipológica e tecnológica de jovens arquitectos, do universo do CIALP, através da apresentação de projectos de habitação para a classe média selecionados no âmbito deste Open Call.

Encorajo todos os jovens ateliers de arquitectura com intervenção nos países e territórios de Língua Portuguesa a submeter os seus projectos através do Open Call promovido pelo respectivo Instituto, Ordem ou Associação de Arquitectos.

A exposição é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rui Leão
Presidente CIALP

+
03-02-2021

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorrerá pela primeira vez no Brasil.

Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em área afins. Um evento que debaterá o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo estarão reunidos para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida, em um mundo mais justo e sustentável.

Congresso Mundial de Arquitetos, tem início em versão digital já no mês de Março, com as primeiras conferências virtuais, e decorre, presencialmente, entre 18 e 22 de julho de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Garanta já o seu acesso aos conteúdos digitais a partir de Março. Para tal, basta inscrever-se no site do Congresso.

TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21 +

26-01-2021

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fundado em 1921, é a mais antiga e representativa entidade dos arquitetos do Brasil.
Comemora, no dia 26 de Janeiro, Um Século de existência. Um Século que representa muita história, muitos caminhos percorridos para os Arquitectos brasileiros, para a sociedade brasileira e para o Brasil em geral. A ligação da Arquitectura ao Brasil enquanto país, enquanto sociedade e enquanto cultura vem andando lado a lado. São inúmeros os exemplos de união, de superação e dignificação que ultrapassam as fronteiras do Brasil e que são reconhecidos internacionalmente.
O CIALP tem a honra de se juntar às comemorações do IAB, organização membro desde a criação deste Conselho. Durante a celebração, o Arq. Haroldo Pinheiro será agraciado com o Colar de Ouro, alta distinção no Brasil.

+
21-01-2021

A arquitecta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Trata-se da primeira mulher a ocupar o cargo, tendo sido eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto directo dos arquitectos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020.
A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência.
O CAU/BR é membro observador do CIALP desde 2014, sendo parceiro em vários projectos conjuntos, entre os quais, o ATHIS, realizado em colaboração com a CODHAB.
Para mais informações, consulte o site do CAU/BR

+
Sessão da Tomada de posse dos novos Órgãos Sociais
16-12-2020

O arquitecto Job Amado Varela é o novo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.
A cerimónia de posse para o triénio 2020-2023 aconteceu, no dia 11 de Dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, sucedendo a António Pedro Bettencourt.

+
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB. +

08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui. +

24-07-2020

Para marcar a contagem decrescente para o 27º Congresso Mundial de Arquitectos da UIA, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2021, o UIA2021RIO organiza uma série de breves reflexões de vários palestrantes, entre outros convidados, no canal YouTube.

+
24-07-2020

Um dos mais expoentes arquitectos do mundo na actualidade, o africano Francis Kéré dá lições de vida e de arquitectura, numa conversa preciosa com Miguel Pinto Guimarães.
Foi quinta-feira, no canal do UIA2021RIO no YouTube! Inscreva-se para assistir a esta e a outras entrevistas.

+
16-07-2020

Gonçalo Byrne tomou posse como Presidente da Ordem dos Arquitectos Portugueses.
A Lista C, encabeçada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, foi a vencedora das eleições para os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos. Os arquitectos eleitos pela Lista C irão conduzir os órgãos directivos da Ordem dos Arquitectos, a nível nacional e regional Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Região Autónoma dos Açores, no triénio 2020-2022.

Para as Secções Regionais Alentejo e Algarve foram eleitos os membros que integraram as candidaturas com a letra A e a Secção Regional Madeira será dirigida pela Lista B.

+
23-06-2020

O CIALP reuniu com os Presidentes das organizações membros. Participaram na reunião a maioria dos Presidentes, tal como os membros do Conselho Directivo do CIALP.
A reunião teve por objetivo fazer ponto de situação junto dos diversos países mas, pela necessidade sentida pela maior parte das organizações membros, o tema e a discussão centralizou-se nos problemas da preservação ou não do Património. E qual a forma que o CIALP tem para intervir juntos dos decisores políticos para que essa preservação possa ser respeitada e concretizada. Os participantes manifestaram a sua vontade na criação de uma periodicidade para a realização de reuniões online.

+
05-06-2020

O CIALP junta-se ao Fórum de Entidades em Defesa do Património Cultural do Brasil, formado por diversas entidades da sociedade civil que congregam profissionais e investigadores das diversas áreas de interesse da preservação do património cultural brasileiros que, actualmente, vêem este sector cultural ameaçado pelas medidas que estão a ser tomadas.

O CIALP apoia as acções veiculadas pelo IAB, Instituto dos Arquitectos do Brasil que, juntamente, com representantes da Sociedade Civil no Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional) e Ex-Presidentes do IPHAN, manifestam a sua preocupação com a acção do Governo Brasileiro sobre este Instituto.

Para mais informações, consulte o Manifesto assinado por várias entidades.

+
23-03-2020

A União Internacional de Arquitectos, UIA, o Instituto de Arquitectos do Brasil, IAB e a Comissão Executiva UIA2020RIO, de acordo com os seus parceiros institucionais e outras partes interessadas, seguindo as recomendações das autoridades públicas, informam que o 27° Congresso Mundial Arquitectos / Expo é adiado para 18-22 de Julho de 2021, devido à pandemia do coranavirus.

Para futuras informações, consulte o site do Congresso Mundial.

+
05-03-2020

O arquitecto Victor Leonel, actual Vice Presidente do CIALP e Presidente da União Africana dos Arquitectos, integra o Júri Internacional da Medalha de Ouro da UIA e Prémios UIA 2020.

+
28-01-2020

O Instituto de Arquitectos do Brasil (IAB) convida estudantes de arquitectura de todo o mundo a submeter projectos que proponham soluções inovadoras para a urbanização sustentável no Rio de Janeiro (Brasil).

O concurso para é apoiado pela UIA e pela ONU-Habitat.

O concurso procura promover jovens talentos na área da arquitectura e do urbanismo. Concentra-se especificamente no Complexo da Maré, um dos maiores assentamentos informais da cidade do Rio.

O local a ser trabalho em concurso situa-se numa importante e movimentada rodovia (Avenida Brasil) e num aglomerado de favelas (Complexo da Maré). Actualmente, este território é ocupado por armazéns e prédios industriais, a maioria abandonada ou sem utilização.

Os participantes são convidados a propor soluções para integrar a Maré à cidade, tal como, se pretende que apliquem o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 11 da ONU "de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis".

+
19-12-2019

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que durante o ano de 2019 nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2020 seja um ano de Encontros e fortalecimentos dos laços que nos unem sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

25-11-2019

O 23º Encontro do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), realizou-se em Macau nos dias 25 e 26 de Outubro (sexta e sábado), contando com a presença das delegações de nove países e territórios de língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé & Príncipe e Goa, para partilha de experiências e discussão de questões comuns que a evolução das cidades enfrentam nestes países. +

1 / 12
1 2 3 4 5 12