14 / 15
1 11 12 13 14 15

São Tomé | No próximo dia 12 e 13 de Dezembro realiza-se o VI Fórum Internacional do CIALP. O VI Fórum CIALP será realizado em São Tomé, no Centro Cultural Português e contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros e Arquitectos de São Tomé e Príncipe, Eng. Carlos Gomes, com a presença do Vice Presidente Ordem dos Engenheiros e Arquitectos de São Tomé e Príncipe, Arq. Alexandre Barros e com a presença do Presidente do CIALP, Arq. Rui Leão.

+

Portugal | A Lista A, encabeçada pelo arquiteto José Manuel Pedreirinho, foi a vencedora das eleições para os órgãos diretivos da Ordem dos Arquitetos, a nível nacional e regional, para o próximo triéni.

Votaram 4.118 eleitores, de um universo de 13.592 votantes registados, para os órgãos sociais da OA no âmbito de um novo Estatuto e de um novo Regulamento Eleitoral que introduziu, pela primeira vez na história da Ordem, o voto eletrónico e a eleição órgão a órgão. +

Maputo | A Ordem dos Arquitectos de Portugal participa na 1.ª Conferência Económica do Mercado CPLP, que decorre nos dias 9 e 10 de Maio, em Maputo, Moçambique. Daniel Fortuna do Couto, Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos participa no painel "Mobilidade e Reconhecimento das Profissões dentro da CPLP". +

O Presidente do IAB, Arq. Nivaldo Andrade e o Presidente do Comité Organizador do UIA2020RIO, Arq. Sérgio Magalhães, têm o prazer de convidar arquitectos e urbanistas de todos os continentes, pensadores do urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos da sociedade e da juventude, empresas de tecnologias e de sistemas, instituições académicas e multilaterais, representações políticas e de países, para estarem presentes, sob o cenário ímpar carioca, no 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, de 19 a 23 de julho de 2020.

Tendo a arquitetura e o urbanismo como elementos catalisadores, irão ser debatidas e formuladas propostas para o futuro das cidades.

Junto ao Congresso, será realizado o Fórum Mundial de Cidades UNESCO-UIA para a reflexão sobre a gestão de cidades e metrópoles, nos dias 17 e 18 de Julho.

O Congresso Mundial deu origem à designação do Rio como Capital Mundial da Arquitectura UNESCO-UIA. Ao longo do ano, a cidade acolherá debates, palestras, exposições, conforme os desafios do milénio e os objectivos da ONU-UNESCO e UIA.

Sejam bem-vindos ao Rio de Janeiro e ao Brasil, amigos de Todos os Mundos.

Nivaldo Andrade Jr,
presidente do Instituto de Arquitectos do Brasil

Sérgio Magalhães,
presidente do Comité Organizador do UIA2020RIO

Para mais informações, consulte o site do UIA2020RIO +

No dia 7 de Outubro 2019 é celebrado, em todo o mundo, o Dia Mundial da Arquitectura.
O convite do Presidente da UIA, Thomas Vonier, expresso no final da sua mensagem é directo:
"(...) junte-se à UIA e ao nosso parceiro, ONU-Habitat, para demonstrar que a arquitectura tem um papel essencial no alívio do sofrimento humano, na redução das consequências negativas para o planeta e na melhoria da qualidade de vida de todos."

O CDN convoca os arquitectos a aproximarem-se da sua Ordem enquanto “comunidade” a que é importante pertencer, enquanto organização inclusiva, resiliente e sustentável — a Casa de todos os Arquitectos.

Por isso, as primeiras propostas centram-se em iniciativas voltadas, em primeira instância, para a valorização da Arquitectura e dos arquitectos, constituindo-se como argumentos ou demonstrações das vantagens que todos terão quando recorram a estes profissionais habilitados para promover a qualificação da construção e da paisagem. +

Lisboa | O CIALP reuniu na sede lisboeta da Fundação Oriente no passado dia 27 de Janeiro, na sequência da celebração do protocolo entre ambas as instituições. Estiveram presentes, em representação da Fundação, o Dr. João Amorim, e, em representação do CIALP, o Arqº João Belo Rodeia e a Drª Clélia Fernandes. +

Angola | O Arqº Vity Nsalambi vai participar no próximo encontro da Comissão de Educação da UIA e no Conselho de Validação para a Educação em Arquitectura UNESCO-UIA (União Internacional de Arquitectos), a ter lugar respectivamente nos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2015, em Paris (França). +

Em conformidade com o disposto no artigo 21º. dos Estatutos do Conselho Internacional dos
Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, convoco V. Exa. a estar presente na IX Assembleia Geral do CIALP, a realizar-se no dia 27 de Outubro de 2019, pelas 09:00, na Fundação Oriente, sito Praça Luís de Camões, 13, em Macau, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 01 Comunicação do Presidente do CIALP;
Ponto 02 Apresentação e votação do Relatório de Actividades do mandato 2016-
2019;
Ponto 03 Apresentação e votação do Relatório de Contas do mandato 2016-2019;
Ponto 04 Eleições para os Órgãos Sociais mandato 2019-2022;
Ponto 05 Votação da acta da eleição mandato 2019-2022;
Ponto 06 Tomada de posse dos novos órgãos sociais;
Ponto 07 Assinatura Acta Tomada de posse dos novos órgãos sociais;
Ponto 08 Outros Assuntos.

DOCUMENTOS
Documento em formato application/pdf Convocatória IX Assembleia Geral do CIALP 57 Kb

+

Lisboa | No passado dia 4 de Fevereiro, o CIALP reuniu com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em Lisboa, estando presentes, por um lado, o Arqº João Belo Rodeia e a Drª Clélia Fernandes, e, pelo outro, o Dr. Carlos Telles de Freitas e a Drª Hermínia Ribeiro. Tratou-se da primeira reunião entre ambas as instituições que visou explorar possibilidades de colaboração futura.
Recorde-se que o IMVF, fundado em 1951, tem por missão o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos países de língua portuguesa. Desde 2001, marca presença em todos eles, actuando nas áreas da cooperação para o desenvolvimento, da educação para o desenvolvimento e da ajuda humanitária e de emergência.
Para mais informações, consulte http://www.imvf.org.

+

Paris | Os Presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do IAB do Rio de Janeiro, Arqºs Sérgio Magalhães e Pedro da Luz Moreira, estão esta semana em Paris para assinar o contrato com a União Internacional dos Arquitetos (UIA) que enquadra a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura de 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Junto com a Arqª Nadia Somekh, suplente do Arqº Roberto Simon no Conselho da UIA, participarão igualmente na reunião da respectiva Direcção, onde serão apresentados o relatório do último Congresso, realizado em 2014 na cidade de Durban, na África do Sul, assim como o programa preliminar do próximo, a realizar na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em 2017.

+

Em cerimónia que decorreu no passado dia 17 de Abril em Pangim (Goa), o Arqº Charles Correa (Secunderabad/ Índia, 1930) foi homenageado com a outorga do título de Membro Honorário Extraordinário do CIALP.

+

Luanda | Nos passados dias 29 e 30 de Abril, Luanda acolheu no Centro de Convenções de Talatona o 2º Fórum de Investimento em Infraestruturas Urbanas em África (www.auiif.com), uma organização da revista African Business, da IC Events, da UCLGA (United Cities and Local Governments of Africa) e do Governo de Angola. O Fórum contou com o apoio institucional do CIALP e da Ordem dos Arquitectos de Angola. +

Aveiro | Nos passados dias 1 e 2 de Junho, decorreu na Universidade de Aveiro o 2º Fórum Internacional do Património Arquitetónico, que contou com o apoio institucional do CIALP.
Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, pela Associação Portuguesa para a Reabilitação e Proteção do Património (APRUPP) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-Campinas), este Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. Tem como objetivo principal a partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum. +

Bombaim | O coração de Charles Correa, membro honorário do CIALP, deixou de bater na passada terça-feira, dia 16 de Junho.
Conforme afirmou Prakash Deshmukh, Presidente do Instituto Indiano de Arquitetos, "Charles Correa foi a inspiração para a infusão da modernidade na arquitetura indiana depois de 1947. Perdemos um inspirador de tendências e uma amada figura paternal". +

Lisboa | No passado dia 9 de Julho, no âmbito da comemoração dos 40 anos de independência de Cabo Verde, a Sede da CPLP em Lisboa acolheu o Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, tendo este proferido a Conferência “Cabo Verde no Horizonte 2013” em que fez um balanço do percurso do seu País desde 1975 e perspectivou possibilidades de futuro.
O CIALP esteve representado pelo seu Presidente, Arqº João Belo Rodeia.

+

Pangim | No decurso da VIª Assembleia Geral do CIALP realizada em Pangim (Goa/ União Indiana) em Abril passado, foram aprovadas pequenas correções e alterações ao Estatuto do CIALP, sendo porventura a mais importante a alteração do Artigo 13º (Mandato dos Elementos dos Órgãos Sociais), dispondo agora que os mandatos dos órgãos sociais do CIALP sejam de três anos (e não de dois), a entrar em vigor a partir do próximo mandato (2016-2018).
Recorda-se que o Estatuto do CIALP foi aprovado no XIIº Encontro do CIALP em Macau/ R.P. China em Novembro de 2010, e registado em Lisboa/ Portugal em Novembro de 2012.
Assim, publica-se e dá-se a conhecer a presente redação do Estatuto do CIALP.

+
Mesa Redonda: Arte, Cidade e Decolonialidade

Os Diálogos Transnacionais de 2022 têm como objetivo celebrar o 50º aniversário da Convenção do Património Mundial, enfocando a função do património cultural e natural na vida das comunidades. As mesas redondas ao longo de 2022 enfocarão três forças do quotidiano:
- arte, gastronomia e habitação – que se traduzem em apostas potentes para incluir, incorporar e transformar o património em quotidiano vivido das comunidades, tanto das periféricas como das centrais. Esta série de mesas redondas pretende estimular o debate e ampliar a troca de conhecimentos e iniciativas capazes de modificar as relações estabelecidas entre território, sociedade e património, à luz da questão da decolonialidade.

O primeiro evento da série, a mesa redonda Arte, Cidade e Decolonialidade, será realizada no dia 29 de agosto de 2022, às 10h00 (horário de Brasília).
Consulte o website do evento e inscreva-se através do seguinte link

Qual a dimensão da arte urbana e quais os campos de atuação das manifestações culturais na conservação do património e da paisagem urbana e como ambos movimentam-se de forma interdependente ao produzir representações_ que contribuem para ampliar a multiplicidade de perspectivas e valores a serem legados às gerações futuras, considerando fatores relativos à ancestralidade, à interculturalidade e à intersectoralidade?

O debate insere-se e abrirá o I Seminário Internacional EBA URBE:
Queda do céu – refúgios, futuros habitáveis e reinvenção das cidades__ organizado pelo MIdiaLab-EBA e pelo Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Escola de Belas Artes- EBA-UFRJ_, _pelo Mestrado Profissional em Projeto e Património, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-UFRJ, pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Rio de Janeiro, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e pelo Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Território – GEOPPOL/IGEO/UFRJ, Centro de Patrimonio Cultural de la Universidad Católica de Chile e do Foro Latinoamericano de Ciências Ambientales.

+
14 / 15
1 11 12 13 14 15