2 / 15
1 2 3 4 5 15
02-05-2022

O CIALP finalmente reúne presencialmente em Luanda a partir de dia 3 de Maio.
O XXIV Encontro organizado em colaboração com a Ordem de Arquitectos de Angola (OAA) e a CPLP | comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sob o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente do Governo de Angola, terá um ambicioso programa de 3 dias, integrado na 3ª Semana da Capital da Cultura da CPLP, com a presença do Presidente da União Internacional de Arquitectos (UIA) Arq. José Luís Cortés e do Presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Arq. Gonçalo Byrne, no Fórum Internacional do CIALP, a realização de duas mesas redondas, cujos temas são: Património do sec. XX e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ainda a inauguração de 3 exposições na cidade de Luanda! Convidamos-vos a juntarem-se a nós nesta grande celebração!

Caso não tenha a oportunidade de se juntar ao CIALP em Luanda, o Presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola, Arq. Celestino Chitonho e o Presidente do CIALP, Arq. Rui Leão, convidam a assistir à transmissão do Fórum Internacional do CIALP online, no Youtube, a partir das 15h00, horário de Luanda, através do canal do IAB Ceará.

+
19-04-2022

O CIALP anuncia os resultados da 2ª Edição do Concurso de Fotografia CIALP, organizado com o apoio institucional do Camões, Instituto de Cooperação e da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O CIALP desafiou todos os arquitectos e estudantes de arquitectura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a que, pelo seu olhar crítico, apresentassem imagens sobre o tema "Ser Sustentável no Espaço Lusófono".
Um duplo desafio de reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e de lusofonia.

+
14-04-2022

O CIALP finalmente reúne presencialmente em Luanda a partir de dia 3 de Maio.

O XXIV Encontro organizado em colaboração com a Ordem de Arquitectos de Angola (OAA) e a CPLP | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sob o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente do Governo de Angola, terá um ambicioso programa de 3 dias, integrado na 3ª Semana da Capital da Cultura da CPLP, com a presença do Presidente da União Internacional de Arquitectos (UIA) Arq. José Luís Cortes e do Presidente da União Africana de Arquitectos (AUA) Arq. Victor Leonel, contando com a realização do Fórum Internacional do CIALP, a realização de duas mesas redondas, cujos temas são: Património do sec. XX e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ainda a inauguração de 3 exposições na cidade de Luanda!

Convidamos-vos a juntarem-se a nós nesta grande celebração!

+
14-04-2022

A Ordem dos Arquitectos de Angola (OA) e o CIALP, Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, convidam todos os interessados a participarem no VIII Fórum Internacional do CIALP | Conselho Internacional de Arquitectos de Língua
Portuguesa, com o título “Turismo e Património”, a realizar-se em Luanda, no dia 3 de Maio de 2022, no âmbito do XXIV Encontro CIALP, integrado no evento “Capital da Cultura da CPLP | Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Luanda 2022".

As candidaturas podem ser enviadas até o dia 20 de Abril para o seguinte endereço:
cforum.oa@gmail.com.

Devendo conter os seguintes elementos:

Nome(s) do(s) candidato(s)
Instituição que representa
Título da apresentação
Texto com o máximo de 200 palavras
CV resumido com o máximo de 100 palavras
Contactos do(s) candidato(s)

As propostas serão selecionadas na base do mérito, qualidade e diversidade da abordagem.

+
15-03-2022

O vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura 2022 é Francis Kéré.
Arquiteto, educador, ativista social nascido em Burkina Faso, vencedor do Prémio Aga Khan de Arquitetura em 2004 e autor do Pavilhão Serpentine de 2017. Reconhecido por “empoderar e transformar comunidades através do processo da arquitetura”, Kéré, o primeiro arquiteto negro a receber o prémio, trabalha em regiões conhecidas por suas adversidades, utilizando materiais locais e construindo obras contemporâneas cujo valor ultrapassa a própria estrutura, servindo ao futuro de comunidades inteiras.

“Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, ousadia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e gesto, Kéré defende graciosamente a missão deste Prémio”, diz o comunicado oficial do Prémio Pritzker de Arquitetura. Anunciado hoje por Tom Pritzker, presidente da The Hyatt Foundation, Francis Kéré é o 51º vencedor do prêmio criado em 1979, sucedendo Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal. Elogiado por ir além dos limites do campo disciplinar, o arquiteto atua simultaneamente em Burkina Faso e na Alemanha. +

08-03-2022

Junte-se à UIA - União Internacional dos Arquitectos na apresentação do Concurso para estudantes The Great Green Wall. A apresentação do projecto realizar-se-á no sábado, dia 26 de março, das 13h às 15h45, horário de Lisboa. +

01-02-2022

A União Internacional de Arquitectos (UIA) designou 2022 como o Ano do Design para a Saúde em resposta ao momento difícil que atravessa a humanidade, com particular realce para a pandemia COVID 19. Liderada pelo Grupo de trabalho de Saúde Pública da UIA e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta iniciativa procura enfatizar o design que protege a saúde, desenvolve uma saúde melhor e que restaura a saúde quando está prejudicada. Além disso, esta tripla ênfase do design abrange o único modelo de saúde que reconhece a interconexão da saúde humana, animal e ambiental.

+
"Ser Sustentável no Espaço Lusófono"
27-01-2022

O CIALP desafia todos os arquitectos e estudantes de arquitectura da comunidade dos países de língua oficial portuguesa a que, pelo seu olhar crítico, apresentem imagens sobre o tema "Ser Sustentável no Espaço Lusófono".
Um duplo desafio de reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e de lusofonia. Esta porque se pretende entendida nas suas dimensões físicas, mas também metafórica dos múltiplos territórios onde nos movemos, aquela porque, de tão obviamente necessária à vida, à nossa e à das coisas, parece muitas vezes ser quase esquecida.
Contamos com a sua participação.
Rui Leão +

20-01-2022

Assista à Exposição online Um Guia de Arquitetura e Urbanismo para as 17 Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável, uma coletânea dos principais projectos seleccionados para os Guias do IAB e da UIA.

+
18-01-2022

O CIALP convida a assistir à Mesa Redonda: A Cidade nas Palavras de Escritores Lusófonos, um evento realizado em parceria com a UCCLA, Fundação Calouste Gulbenkian e a CTPDLP da CPLP (Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos).

A Cidade nas Palavras dos Escritores Lusófonos, constituído por duas Mesas Redondas, foi integrado no Programa do Congresso Mundial UIA2021RIO e deu inicio à celebração dos 30 Anos do CIALP agora está disponível para visualização.

+
22-12-2021

Boas Festas e Feliz Ano Novo

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que, durante mais um ano atípico, nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2022 seja um ano de Esperança num reencontro melhor e mais forte tendo em conta o que nos une. Sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

09-12-2021

A UIA, em parceria com a UN-Habitat, lança o Prémio UIA 2030, com o objectivo de promoção do contributo dos arquitectos para Agenda 2030 da ONU , o Desenvolvimento Sustentável e para Nova Agenda Urbana. +

05-12-2021

Júlio Eduardo Zamith de Franco Carrilho é natural de Pemba. Em 1965 era desenhador projectista em atelier de arquitectura na sua cidade natal.
É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1973) e doutorado em Arquitetura e Ambiente pela Universidade de Roma- “La Sapienza” (2006). +

03-12-2021

A UIA dá inicio aos eventos preparatórios integrados na programação do Fórum de Madrid, Habitação Acessível e Activa, AHA, a realizar-se a 14 de Maio do próximo ano, e do Congresso Mundial dos Arquitectos, a realizar-se em Copenhaga, em Julho de 2023.
O Webinar - Habitação Acessível organizado pela UIA, a realizar-se-á já no dia 15 de Dezembro. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

+
11-11-2021

Decorrerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h00 às 12h00 (hora de Lisboa), no Auditório da CPLP, em Lisboa, e online, a apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021 - Transformação digital e empregos de qualidade”, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Haverá interpretação simultânea em Português e Inglês.

A sessão de abertura contará com intervenções do Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Armindo de Brito Fernandes, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André. +

06-10-2021

O Dia Mundial da Arquitectura é celebrado na primeira segunda-feira do mês de Outubro. Por ocasião desta celebração, as organizações membros do CIALP organizam uma série de eventos procurando comemorar a Arquitectura na sua plenitude.
Para este ano, a UIA lançou o tema / desafio deste ano: Clean environment for a healthy world.
Consulte o programa da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde. +

28-09-2021

Em 2015, os líderes mundiais concordaram sobre 17 objetivos para melhorar o mundo até 2030. Esses objetivos têm o poder de erradicar a pobreza, combater a desigualdade e mitigar as mudanças climáticas. Guiados por esses objetivos, agora cabe a todos nós – governos, empresas, sociedade civil e público em geral – trabalharmos juntos para construir um futuro melhor para todos. +

23-09-2021

Em conformidade com o disposto no artigo 21º. dos Estatutos do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, convoco V. Exa. a estar presente na I Assembleia Geral do CIALP, mandato 2019-2022, a realizar-se quarta-feira, no dia 13 de outubro de 2021, pelas 14h30, hora de Lisboa, via Zoom, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 01 Comunicação do Presidente do CIALP;
Ponto 02 Apresentação dos projectos CIALP a decorrer;
Ponto 03 Funções dos delegados no CIALP;
Ponto 04 Funcionamento do Conselho Técnico do CIALP;
Ponto 05 Próximos Encontros CIALP;
Ponto 06 Comunicação dos GT CIALP (coordenadores);
Ponto 07 Outros Assuntos.

+
09-08-2021

O CIALP felicita a UIA-União Internacional dos Arquitectos pela eleição do novo Bureau para o mandato de 2021-2023. Decorrente do resultados das eleições realizadas no passado mês de Julho, a UIA tem agora novos elementos para os seus órgãos socias para o mandato de 2021-2023.

• Presidente: José-Luis Cortès Delgado (México)
• Secretário-geral: Tan Pei Ing (Malásia)
• Tesoureiro: Seif Allah Alnaga (Egito)
• Vice-presidente, Região I: Natalie Mossin (Dinamarca)
• Vice-Presidente, Região II: Istelianna Atanassova (Geórgia)
• Vice-presidente, Região III: Sam Oboh (Canadá)
• Vice-presidente, Região IV: Ishtiaque Zahir (Bangladesh)
• Vice-Presidente, Região V: Tokunbo Omisore (Nigéria)

Também foi eleito o novo Conselho da UIA. A recém equipa realizou a sua primeira sessão no dia 30 de julho, durante a qual, foi declarada a necessidade de reforçar o papel da UIA e torná-la mais acessível aos jovens arquitectos.

+
06-08-2021

O CIALP congratula José-Luis Cortés, eleito Presidente da UIA- União Internacional dos Arquitectos, para o mandato de 2021-2023.

Formado pelo Instituto de Tecnologia de Monterrey, México, com pós-graduação em Planeamento Urbano em Copenhaga, Dinamarca, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, José-Luís Cortés foi Presidente da Federação de Faculdades de Arquitectos do República Mexicana (FCARM) (2017-2018), tal como foi membro do Conselho da UIA para a Região III.

José-Luís Cortés acredita que a UIA “pode e deve demonstrar à sociedade que uma boa arquitectura tem potencial para melhorar a qualidade de vida e que projectar cidades saudáveis, sustentáveis, seguras, inclusivas, equitativas, diversificadas, humanas e bonitas resulta numa maior felicidade para todos”.

+
2 / 15
1 2 3 4 5 15