2 / 8
1 2 3 4 5 8
28-10-2016

Macau | O CIALP, com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, realiza uma mesa-redonda Internacional sobre o papel das cidades no século XXI e o papel Urbano de Macau como plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

+
25-10-2016

Quito | A Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde e o CAU/BR assinaram um acordo de cooperação para admissão de registro temporário no Brasil de arquitetos de Cabo Verde interessados em participar do programa de formação em assistência técnica promovido pela Companhia do Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB).

+
18-10-2016

Esta terça-feira, dia 18 de Outubro, o Presidente do CIALP, Rui Leão, comunicou publicamente um louvor ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF). O Presidente do CIALP, Rui Leão, felicitou a realização de projetos públicos por meio dos Concursos de Arquitetura.

O primeiro Concurso promovido pela CODHAB foi em 2015 para a criação de uma Nova Marca para a CODHAB. Desde então, outros seis concursos foram conclídos - CEI, CEF e UBS para o Parque do Riacho e Unidades Habitacionais em Samambaia,Sobradinho e Sol Nascente. O último a ser lançado foi o Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar de Arquitetura para Edifícios de Uso Misto, com Unidades Habitacionais e Comércio, de Santa Maria, ainda com inscrições abertas. Para mais informações, consulte o seguinte site da CODHAB.

+
03-10-2016

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) abriu candidaturas para 2ª. Edição do Prémio “Friendly and Inclusive Spaces”. O Prémio visa a promoção e o reconhecimento de projetos inclusivos de edificações e de espaços públicos. O concurso é aberto a todos os arquitectos registados junto das organizações membros da UIA, como sejam os membros do CIALP.

+
30-09-2016

Como acontece todos os anos, celebra-se o mês da arquitectura com diversos eventos um pouco por todo o país durante o mês de Outubro. Este ano o Dia Mundial da Arquitectura celebra-se a 3 de Outubro, sempre na primeira 2ª feira do mês.

Todos os anos a União Internacional de Arquitectos (UIA) escolhe um tema para o Dia Mundial da Arquitectura que é adoptado por todos os países. O tema deste ano é "Projecte um mundo melhor". O objectivo é destacar o projecto como instrumento capaz de melhorar a qualidade de vida das sociedades e de combater mudanças climáticas. +

28-09-2016

O arquitecto e urbanista Paulo Mendes da Rocha é o vencedor da Medalha de Ouro 2017 do Royal Institute of British Architects (RIBA), na Inglaterra. O prémio, que existe desde 1848, é um reconhecimento a pessoas ou grupos que tenham contribuído significativamente para o avanço da Arquitectura no mundo. Trata-se de uma distinção reconhecida oficialmente pela rainha Elizabeth II. Em 2015, o CIALP atribuiu a Paulo Mendes da Rocha o título de Membro Honorário. +

10-08-2016

Lisboa | Dia 3 de Setembro, sábado, pelas 18:00h, a Docomomo Macau, a Ordem dos Arquitectos de Portugal e a Fundação José Saramago realizam a Sessão de Lançamento do Catalogo Macau: Reading the Hybrid City | Discovering Manuel Vicente, para a qual estão todos conviados a participar. A Sessão de Lançamento contará com a presença da Profª Ana Tostões, Presidente da Docomomo Internacional e do Arq. João Santa-Rita, Presidente da Ordem dos Arquitectos, realizando-se na Fundação José Saramago. +

04-08-2016

Lisboa | Foi anunciado o IV Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP), sobre o tema “A Lingua que Habitamos”, que será realizado de 25 a 28 de Abril de 2017, em Belo Horizonte e Inhotim.

A organização está cargo da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa (AEAULP), da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA-UFMG) e da Associação Brasileira para o Ensino de Arquitetura (ABEA). Para mais informações, poderá consultar o site da AEAULP: www.aeaulp.com

+
11-07-2016

Viseu | O Secretário-geral do CIALP, Gilson Paranhos irá representar o CIALP, em substituição do Presidente, no 14º Congresso Nacional dos Arquitectos Portugueses. Gilson Paranhos irá fazer a sua intervenção na sexta-feira, dia 15 de Julho, na Sessão Sectorial SABER. Nesta mesma Sessão Sectorial, irá estar presente o Ex Presidente do CIALP, João Belo Rodeia e o actual Presidente do CAU, Haroldo Pinheiro, entre outros. Para mais informações consulte o Programa do Congresso.

+
07-07-2016

Brasília | Secretário-geral do CIALP recebeu, no dia 29 de Junho e no dia 1 de Julho duas comendas de Honra e Mérito conferidas pelo governo de Brasilia. A primeira acolhendo uma proposta do Conselho da Ordem, a mais alta distinção da Policia Militar do Distrito Federal a Ordem de Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier.

A segunda, a Ordem ao Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II.
"É uma grande honra e orgulho poder contribuir de maneira efetiva com nossos irmãos prestando serviços à sociedade no Distrito Federal. É uma oportunidade que tenho procurado viver intensamente", refere Gilson Paranhos, Secretário Geral do CIALP.

+
04-07-2016

Viseu | O Congresso dos Arquitectos Portugueses representa, desde 1948, uma forte tradição associativa e um convite à intervenção pública dos arquitectos, no contexto do trabalho desenvolvido pelas sucessivas organizações representativas dos arquitectos em Portugal.
O Congresso dos Arquitectos assume-se hoje em Portugal como o principal fórum de debate aberto à participação de todos os arquitectos, nos âmbitos do exercício da profissão de arquitecto e da promoção da arquitectura.
As conclusões dos trabalhos informarão a Moção do Congresso, que se pretende uma tomada de posição pública e um reflexo das preocupações e das posições dos arquitectos perante um conjunto diversificado de desafios que hoje se colocam aos arquitectos e à sociedade.

Para isso, da Moção do Congresso deverá resultar um plano de medidas, acções e actividades concretas, que possam guiar e influenciar as próximas orientações estratégicas e políticas nacionais, determinantes para o futuro do exercício da arquitectura e para a reabilitação das nossas cidades; nessa medida, deseja-se que as conclusões do Congresso ajudem a potenciar uma intervenção pública da Ordem dos Arquitectos conducente a uma melhoria das condições de trabalho dos arquitectos e a um reforço da importância da sua intervenção na sociedade. Para mais informações, consulte o site do Congresso: +

17-06-2016

Brasília | O Protocolo CIALP | CODHAB, assinado no passado dia 6 de Junho, em Brasília, permitirá aos profissionais dos países membros do CIALP, fazer uma formação no Programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A cerimónia de assinatura ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal . Assinaram o protocolo o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, o presidente do CIALP, Rui Leão, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“Poder receber a contribuição de arquitetos que têm experiências e visões diferentes de outras partes do mundo e, ao mesmo tempo, a gente também contribuir com a nossa experiência e a das nossas comunidades é um processo extremamente rico e inovador”, destacou Rollemberg, ao agradecer a parceria. O acordo não implicará custos para o Executivo local, e o plano de trabalho será definido em reuniões em datas a serem marcadas. +
17-06-2016

Rio de Janeiro | Entidades presentes discutem temas para UIA RIO2020 na 4ª reunião do CIAU | Conselho de Instituições de Arquitectura e Urbanismo.
Os eixos temáticos que servirão de base para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA 2020 Rio), o provável local do evento, na área central da cidade, e o site do congresso foram alguns dos pontos discutidos durante a 4ª reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (Ciau 2020 Rio), realizada no inicio de Junho na sede do IAB/RJ.

Um dos temas propostos para o UIA 2020 foi a importância do projeto completo para as obras públicas, temática que estará no centro do debate da Conferência de setembro organizada pelo CAU/RJ no Rio de Janeiro .
Ficou acordado que as organizações membros do CIALP iriam organizar uma apresentação conjunta já no próximo Congresso Mundial que servisse de warmup para o RIO2020. Apresentação esta que terá por base a organização de uma exposição individual de cada estado membro sobre a arquitectura actual em cada país.

+
17-06-2016

Rio de Janeiro | O presidente do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro, e presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp), Rui Leão, após participarem da 4ª reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (Ciau 2020 Rio), realizada sexta-feira (3/06), na sede do IAB/RJ, fizeram uma visita à sede do CAU/RJ. Foram recebidos pelo presidente da autarquia, Jerônimo de Moraes, que também havia participado da reunião do Ciau, e pela diretora financeira, Isabel Tostes. +

29-04-2016

Macau | O Presidente do CIALP apresentou cumprimentos ao Director Geral do Gabinete Geral do Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau, Dr. Bian Tao, na sede do Gabinete de Ligação do Governo Central da Região Administrativa Especial de Macau, a 19 de Abril de 2016.
Na reunião foram debatidos os potenciais pontos de articulação do CIALP no âmbito da política “Um Cinturão, Uma Rota” (One Belt, One Road) e a estratégia de cooperação internacional do Governo Central da República Popular da China com os países emergentes.

+
28-04-2016

Porto | Presidente do IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil, Arq. Sérgio Magalhães também responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 2000, onde se incluem os programas 'Favela-Bairro', 'Morar Legal', 'Morar Sem Risco' e 'Morar Carioca') vai apresentar na FAUP a conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'. A sessão contará com uma introdução por André Luiz Pinto (investigador MDT-CEAU-FAUP), que apresentará o arquitecto convidado. +

28-04-2016

Lisboa | No âmbito da TEKTÓNICA 2016, a maior feira de Construção que se realiza em Portugal, terão lugar as Jornadas TEKTÓNICA da Construção Sustentável na Lusofonia, uma iniciativa da Fundação AIP em colaboração com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitectos e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, a realizar-se entre os dias 4 e 7 de Maio. +

26-04-2016

Berlim | Representado pelo Vice-presidente do CIALP, Arq. João Santa-Rita e por ocasião da Assembleia Geral do CAE | Conselho dos Arquitectos da Europa, realizada em Berlim, no passado dia 22 de Abril, o CIALP assinou o Protocolo de cooperação com esta organização. A assinatura do Protocolo CIALP – CAE procura reforçar as relações e a colaboração entre CIALP e as organizações internacionais durante os próximos anos. +

23-03-2016

Rui Leão dá primeira entrevista na qualidade de Presidente do CIALP para o Jornal Plataforma Macau.

Nesta primeira entrevista, o Presidente do CIALP destaca as principais prioridades para o mandato, comunicando o seguinte: “ O mais importante é dar continuidade aos últimos dois mandatos, durante os quais se estabeleceram muitos protocolos e pontes entre parceiros, tais como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa; a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a União Africana de Arquitetos, a Federação Sul-Americana de Arquitetos, ou a Docomomo Internacional. Estamos a negociar com mais algumas organizações.” Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

+
07-03-2016

Designer Glaucio Campelo, do Rio, vence concurso da marca do evento

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou, no dia 26 de fevereiro, a marca oficial do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) – UIA 2020 RIO. O símbolo proposto pelo designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, do Rio de Janeiro, foi escolhido entre os 48 que participaram do Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso, maior evento do Rio de Janeiro após as Olimpíadas, reunirá cerca de 15 mil arquitetos na capital carioca em julho de 2020. +

2 / 8
1 2 3 4 5 8