2 / 9
1 2 3 4 5 9
05-03-2018

Decorreu, no dia 20 de fevereiro, uma reunião entre o presidente do CIALP e o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, contando com a presença dos arquitetos da UCCLA João Guimarães e Carlos Brito, com vista, entre outros assuntos, à troca de impressões sobre a atual situação do urbanismo nos países de língua portuguesa. +

01-03-2018

No passado dia 19 de fevereiro, teve inicio o primeiro ciclo de voluntários do Programa VIA, Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa. Os arquitectos Ariel Sebastião e Vanda Mavilana, de nacionalidade angolana, foram os primeiros voluntários selecionados pelo CIALP e pela Ordem dos Arquitectos de Angola para participarem no VIA.

+
28-02-2018

Maputo | Nos passados dias 16 e 17 Fevereiro, decorreu em Maputo (Moçambique) o VI Fórum CIALP sob o lema Metropolização das Cidades no Espaço Lusófono. Tal como tem acontecido nos Fóruns anteriores, o CIALP assumiu o compromisso A Caminho para o Rio 2020 “Todos os Mundos. Um Só Mundo”, neste sentido, foi uma grande honra para o CIALP contar com a presença do Presidente da UIA (União Internacional dos Arquitectos), Thomas Vonier e o Presidente da UAA (União Africana dos Arquitectos), Kaisi Kalambo.

Foi uma oportunidade para debater questões tão importantes como o Papel das Cidades no Século XXI, assim como a Prática e a responsabilidade dos Arquitectos para com a sociedade.

Faltam dois anos para o grande Congresso Internacional da UIA, a realizar-se no Rio de Janeiro em 2020 e o CIALP agradece a todos os arquitectos e participantes neste Fórum Internacional que serviu de reflexão e debate para a arquitectura lusófona.

+
09-02-2018

O Arq. José Forjaz aceitou receber o Título de Membro Honorário Extraordinário do CIALP.
No seu Regulamento de Membros e Parceiros, aprovado em 2013, prevê-se a existência de Membros Honorários Extraordinários, ou seja, pessoas singulares ou colectivas que o CIALP decida distinguir em razão de importantes contribuições no âmbito dos seus objecto e objectivos, designadamente pela exemplaridade do seu desempenho profissional e, enquanto tal, por serviços destacados ao bem comum. Em regra, esta atribuição acontece em cada ano e limita-se a uma única pessoa.

+
06-02-2018

Maputo | Nos próximos dias 16 e 17 de Fevereiro, decorrerá Maputo, Moçambique, o XXI Encontro do CIALP.
No âmbito deste Encontro, o CIALP, a Arquitrave e a Universidade Eduardo Mondlane irão organizar o VI Fórum CIALP, cujo tema central será a Metropolização das Cidades no Espaço Lusófono, a 9ª- Reunião do Conselho Directivo do CIALP, a 1ª- Reunião do Conselho Fiscal do CIALP e a VIII Assembleia Geral do CIALP.

+
29-01-2018

Eleição aconteceu no 153º Encontro do Conselho Superior - COSU- do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, no dia 20 de Janeiro, em Brasília- DF.
Por unanimidade dos participantes do 153o. Encontro do Conselho Superior - COSU- do Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, realizado a 20 de Janeiro, em Brasília-DF, o arquiteto Odilo Almeida foi eleito Conselheiro Internacional para o CIALP- Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa. +

16-01-2018

O arquitecto e urbanista Luciano Guimarães, do Ceará, é o novo presidente do CAU/BR. A eleição realizou-se na 74ª Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da nova gestão eleita em Dezembro de 2017. O seu mandato vai até 31 de dezembro de 2020. +

27-11-2017

Brasil | O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do seu Departamento da Bahia (IAB-BA), e a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), reúne os profissionais e investigadores das áreas de ensino, pesquisa, projetos, obras e gestão do património edificado a participar do ArquiMemória 5 – Encontro Internacional sobre Preservação do Património Edificado.
O evento acontece na Bahia, entre o dia 27 de Novembro e o dia 1 de Dezembro. Para mais informações, consulte o site oficial.

+
17-11-2017

Eleito vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas, o arquiteto e urbanista Roberto Simon encara a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2020, como importante ativo para congregar os profissionais que atuam no continente americano e para valorizar a produção arquitetônica brasileira. O CAU/RJ conversou com Simon sobre a nova gestão da UIA e os desafios rumo ao UIA2020RIO. Confira, abaixo, a entrevista. +

10-10-2017

O CIALP e a CODHAB lançam o primeiro ciclo de estágios de arquitetura em Brasília, para profissionais de Portugal, Angola e Cabo Verde.

O Programa possibilita a todos os arquitectos do mundo CIALP, que se encontrem formalmente inscritos nas organizações membros deste Conselho Internacional, a oportunidade de participarem voluntariamente no programa de assistência técnica em Arquitectura e Urbanismo, regularização e projetos para áreas urbanas de interesse social, a realizar-se, numa primeira fase em Brasília, Brasil. As ações são inspiradas na Lei nacional do Brasil, Lei 1.888/2008, que assegura às famílias de baixos rendimentos, a assistência técnica pública e gratuita para o projecto e a construção de habitação de interesse social.
Através deste projecto, arquitectos e urbanistas poderão participar como voluntários nos onze escritórios de assistência técnica para habitação de interesse social mantidos pela Codhab, sob coordenação de profissionais. +

II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo
09-10-2017

O CAU/BR realiza a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 7 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é aproximar os arquitetos e urbanistas da sociedade para debater temas relevantes para Arquitetura e Urbanismo como a renovação dos centros urbanos, as fragilidades das periferias, o impacto das novas tecnologias na reorganização das cidades, a assistência técnica para habitação de interesse social, a prática profissional, a ética e o ensino.

+
02-10-2017

O arquitecto Nivaldo Vieira de Andrade Júnior foi eleito presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A eleição e cerimónia de posse para o triénio 2017-2020 aconteceu durante a 152ª reunião do Conselho Superior do IAB, no dia 29 de Setembro, em São Paulo, sucedendo a Sérgio Magalhães.

+
11-09-2017

O norte-americano Thomas Vonier é o novo presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA). O arquiteto foi eleito este sábado, dia 9 de setembro, com 63% dos votos válidos. Vonier substitui o malásio Esa Mohamed. A eleição decorreu na 27ª Assembleia Geral da UIA em Seul, cidade que sediou o 26º Congresso Mundial de Arquitetos.

O novo secretário geral é o romeno Serban Tiganas. O espanhol Fabian LListerri continua como tesoureiro da UIA. Os novos vice-presidentes são Lorenz Braker (Região 1), Nikos Fintikakis (Região 2), Roberto Simon (Região 3), Jong Rhul Hahn (Região 4) e Mohamed Munyanya (Região 5).

Thomas Vonier é o presidente do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, sigla em inglês) e ocupou o cargo de secretário geral da UIA na gestão de Esa Mohamed. Anteriormente, foi vice-presidente para as Américas (Região 3).

Antes da eleição, Vonier defendeu a luta pela redução da emissão de gases de feito estufa das construções e foi firme ao afirmar ser favorável ao Acordo de Paris. Clara oposição às ideias do governo Trump.

+
11-09-2017

O arquiteto Roberto Simon foi eleito neste sábado, 9 de setembro, vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A eleição decorreu na Assembleia Geral da UIA, em Seul. Em julho, na 131ª Reunião do Conselho da UIA, em Kuala Lumpur (Malásia), o nome de Simon foi indicado para cargo e contou com o apoio de todos os candidatos ao conselho da União Internacional dos Arquitetos.

Nascido no Rio de Janeiro, Roberto Simon formou-se na Universidade Federal do Paraná e fez mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, estado onde se estabeleceu. O arquiteto, que é o representante do IAB na UIA, foi ex-presidente do IAB-SC, conselheiro federal do CAU/BR e atualmente ocupa também o cargo de ouvidor geral do CAU/BR.

Para Roberto Simon, o novo desafio é cercado de alegria e de preocupação. Ele cita como desafio para os próximos anos a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), de cuja comissão organizadora faz parte. Em termos mundiais, aponta como prioridade a luta pela redução da emissão de gases de efeitos estufa, em especial das construções.

O presidente do CIALP, Rui Leão, destacou a eleição de Roberto Simon para a vice-presidência da UIA como mais uma vitória da lusofonia, do CIALP e de todos os seus membros. Será uma brilhante união entre a UIA, CIALP e o RIO 2020.
O objectivo de todos os membros do CIALP será ajudar os seus colegas brasileiros a organizar um extraordniário Congresso Mundial até 2020. +

31-08-2017

Seul | O 26.º Congresso Mundial dos Arquitectos reúne em Seul, na República da Coreia, entre os dias 3 e 10 de Setembro de 2017, sob o tema Soul of City.
No programa estão previstos momentos onde será possível a apresentação de trabalhos, realizados ou que tenham ficado pelo projecto, tendo por base o tema principal, Soul of City, ou um tema livre. +

14-07-2017

Lisboa | No passado dia 21 de Junho, o CIALP reuniu com a Secretária Executiva da CPLP, Dra. Maria do Carmo Silveira. Participaram na reunião o Presidente do CIALP, Rui Leão, o Vice Presidente, João Santa-Rita e o Presidente da Ordem dos Arquitectos, José Manuel Pedreirinho. +

14-07-2017

Brasil | Entrevista do Presidente do CIALP ao Jornal brasileiro durante a sua passagem pelo Brasil.
"Nasci na Índia, morei em Portugal e me estabeleci profissionalmente em Macau, na China. Lá trabalhei com o arquiteto Manuel Vicente, que foi muito importante para o desenvolvimento local. Sou professor na Universidade de Hong Kong e Presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP)." +

13-07-2017

Rio de Janeiro| O Acordo CIALP / IAB, assinado no passado dia 12 de Junho, no Rio de Janeiro, permitirá aos profissionais dos países membros do CIALP, fazer uma formação no Programa de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). A cerimónia de assinatura ocorreu no Rio de Janeiro, na Sede do IAB. +

26-06-2017

Rio de Janeiro | Entidades presentes discutem temas para UIA RIO2020 na 6ª reunião do CIAU | Conselho de Instituições de Arquitectura e Urbanismo.
A Actualização sobre os preparativos para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos; a programação do 1º Encontro Internacional Preparatório para o UIA 2020 RIO – 1º PrepINTER UIA 2020 RIO – “TODOS OS MUNDOS” e sua articulação com a 2ª Conferência Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil; a participação brasileira no 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2017 SEUL; a participação do CIALP no 26º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2017 SEUL, entre outros assuntos, foram os temas discutidos na reunião.

+
19-06-2017

Exposição Macau / Rio de Janeiro – Descobrir Manuel Vicente e Matriz urbana portuguesa de frentes marítimas em transformação

A trajetória do arquiteto português Manuel Vicente em Macau, na China, é retratada na exposição “Descobrir Manuel Vicente”, que estará em cartaz na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo, de 19 de junho a 15 de setembro. Inserida no contexto do 27º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2002RIO, que acontecerá na capital carioca em julho de 2020, a mostra reúne croquis, catalogação fotográfica de toda a obra do arquiteto e maquetes dos projetos mais significativos construídos em Macau. A abertura ocorrerá na segunda-feira, dia 19, às 18h. +

2 / 9
1 2 3 4 5 9