3 / 8
1 2 3 4 5 8
17-06-2016

Rio de Janeiro | Entidades presentes discutem temas para UIA RIO2020 na 4ª reunião do CIAU | Conselho de Instituições de Arquitectura e Urbanismo.
Os eixos temáticos que servirão de base para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA 2020 Rio), o provável local do evento, na área central da cidade, e o site do congresso foram alguns dos pontos discutidos durante a 4ª reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (Ciau 2020 Rio), realizada no inicio de Junho na sede do IAB/RJ.

Um dos temas propostos para o UIA 2020 foi a importância do projeto completo para as obras públicas, temática que estará no centro do debate da Conferência de setembro organizada pelo CAU/RJ no Rio de Janeiro .
Ficou acordado que as organizações membros do CIALP iriam organizar uma apresentação conjunta já no próximo Congresso Mundial que servisse de warmup para o RIO2020. Apresentação esta que terá por base a organização de uma exposição individual de cada estado membro sobre a arquitectura actual em cada país.

+
17-06-2016

Rio de Janeiro | O presidente do Conselho de Arquitetura do Brasil (CAU/BR), Haroldo Pinheiro, e presidente do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp), Rui Leão, após participarem da 4ª reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (Ciau 2020 Rio), realizada sexta-feira (3/06), na sede do IAB/RJ, fizeram uma visita à sede do CAU/RJ. Foram recebidos pelo presidente da autarquia, Jerônimo de Moraes, que também havia participado da reunião do Ciau, e pela diretora financeira, Isabel Tostes. +

29-04-2016

Macau | O Presidente do CIALP apresentou cumprimentos ao Director Geral do Gabinete Geral do Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau, Dr. Bian Tao, na sede do Gabinete de Ligação do Governo Central da Região Administrativa Especial de Macau, a 19 de Abril de 2016.
Na reunião foram debatidos os potenciais pontos de articulação do CIALP no âmbito da política “Um Cinturão, Uma Rota” (One Belt, One Road) e a estratégia de cooperação internacional do Governo Central da República Popular da China com os países emergentes.

+
28-04-2016

Porto | Presidente do IAB, Instituto de Arquitetos do Brasil, Arq. Sérgio Magalhães também responsável pela concepção e implementação da Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 2000, onde se incluem os programas 'Favela-Bairro', 'Morar Legal', 'Morar Sem Risco' e 'Morar Carioca') vai apresentar na FAUP a conferência 'A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática'. A sessão contará com uma introdução por André Luiz Pinto (investigador MDT-CEAU-FAUP), que apresentará o arquitecto convidado. +

28-04-2016

Lisboa | No âmbito da TEKTÓNICA 2016, a maior feira de Construção que se realiza em Portugal, terão lugar as Jornadas TEKTÓNICA da Construção Sustentável na Lusofonia, uma iniciativa da Fundação AIP em colaboração com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitectos e a CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, a realizar-se entre os dias 4 e 7 de Maio. +

26-04-2016

Berlim | Representado pelo Vice-presidente do CIALP, Arq. João Santa-Rita e por ocasião da Assembleia Geral do CAE | Conselho dos Arquitectos da Europa, realizada em Berlim, no passado dia 22 de Abril, o CIALP assinou o Protocolo de cooperação com esta organização. A assinatura do Protocolo CIALP – CAE procura reforçar as relações e a colaboração entre CIALP e as organizações internacionais durante os próximos anos. +

23-03-2016

Rui Leão dá primeira entrevista na qualidade de Presidente do CIALP para o Jornal Plataforma Macau.

Nesta primeira entrevista, o Presidente do CIALP destaca as principais prioridades para o mandato, comunicando o seguinte: “ O mais importante é dar continuidade aos últimos dois mandatos, durante os quais se estabeleceram muitos protocolos e pontes entre parceiros, tais como a Comunidade de Países de Língua Portuguesa; a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, a União Africana de Arquitetos, a Federação Sul-Americana de Arquitetos, ou a Docomomo Internacional. Estamos a negociar com mais algumas organizações.” Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.

+
07-03-2016

Designer Glaucio Campelo, do Rio, vence concurso da marca do evento

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) divulgou, no dia 26 de fevereiro, a marca oficial do 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) – UIA 2020 RIO. O símbolo proposto pelo designer Glaucio Campelo, do escritório Unidesign, do Rio de Janeiro, foi escolhido entre os 48 que participaram do Concurso de Identidade Visual UIA 2020 RIO. Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o congresso, maior evento do Rio de Janeiro após as Olimpíadas, reunirá cerca de 15 mil arquitetos na capital carioca em julho de 2020. +

01-03-2016

O CIALP participou através do seu Presidente na 3ª Reunião do CIAU2020RIO (Conselho de Instituições de Arquitectura e Urbanismo 2020 RIO) que prepara a gestão do Congresso Mundial de Arquitectos da União Internacional de Arquitectos a realizar no Rio de Janeiro em 2020.

O CIALP é parceiro institucional do Congresso da UIA 2020 através do CIAU, juntamente com o IAB RJ, CAU BR, CAU RJ, FPAA, ABAP,ABEA, AsBEA e FNA.

A reunião teve lugar na sede do IAB - Rio de Janeiro à margem do Fórum Internacional: A Metrópole Contemporânea. Os mundos da Lusofonia, organizado pelo CIALP-IAB-CAUBR.

+
29-02-2016

À VII Assembleia Geral do CIALP, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 de Fevereiro, o Arq. Rui Leão, Macau (AAM) foi eleito Presidente do CIALP para o triénio 2016-2018.

O novo Conselho Directivo do CIALP terá como Vice-Presidentes os Arquitectos Vitor Leonel, Bastonário da Ordem de Arquitectos de Angola e João Santa-Rita, Presidente da Ordem de Arquitectos de Portugal, o Secretário-Geral mantém-se o Arq. Gilson Paranhos, (IAB) e como Tesoureiro será o Arq. Cesar de Freitas (OAC).

O novo Conselho Fiscal será presidido pelo Arq. João Tique de Moçambique (Arquitrave) e contará com os arquitectos Tulio de Souza (IIA-Goa) e Nuno Soares (AAM).

+
25-02-2016

Rio de Janeiro | No passado dia 25 de Fevereiro, no decurso do 19º Encontro do Rio de Janeiro, no Brasil, os Relatórios de Atividades e de Contas do CIALP, mandato 2014-2015, foram aprovados por unanimidade na VIIª Assembleia-Geral do CIALP, após apreciação durante a 7ª Reunião do respetivo Conselho Diretivo. +

25-02-2016

Rio de Janeiro | Durante o 19º Encontro do Rio de Janeiro, no Brasil, foi celebrado Protocolo Específico de Colaboração entre o CIALP e a Ordem dos Arquitectos de Portugal, em cerimónia que decorreu no passado dia 24 de Fevereiro na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Este Protocolo específico visa regular as condições de acolhimento e funcionamento da Sede do CIALP no edifício-sede da Ordem dos Arquitectos de Portugal, em Lisboa, conforme disposto no Estatuto do CIALP. +

25-02-2016

Rio de Janeiro | No passado dias 24 de Fevereiro, decorreu a primeira sessão do V Fórum CIALP no Auditório da Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, pela primeira vez com transmissão ao vivo pela internet.
Esta sessão centrou-se na palestra de Fabiana Izaga (BR) intitulada “O Rio de Janeiro e os desafios contemporâneos no contexto do Congresso Mundial de Arquitetos de 2020”, seguida de mesa-redonda com Luiz Fernando Janot (BR), Pablo Benetti (BR) e João Belo Rodeia (PT), coordenada por Pedro da Luz (Presidente do IAB-RJ). +

25-02-2016

Rio de Janeiro | No passado dia 25 de Fevereiro, decorreu a segunda sessão do V Fórum CIALP no Auditório da Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro, também com transmissão ao vivo pela internet.
Esta sessão contou com amplo conjunto de apresentações sob o lema “Todos os Mundos, um só mundo, na experiência de cidades lusófonas”, com apresentações de Macau por Rui Leão (MC), Lisboa por João Santa-Rita (PT), Cidade da Praia por César Freitas (CV), Luanda por Manuel Elias de Carvalho (ANG), Salvador por Nivaldo Andrade (BR) e Brasília por Cláudio Vilar de Queiroz (BR). Seguiu-se mesa-redonda com Margareth Pereira (BR) e Angélica Alvim (BR), coordenada por Jerônimo de Moraes (BR). +

24-02-2016

Rio de Janeiro | No passado dia 24 de Fevereiro, por ocasião do 19º Encontro do Rio de Janeiro, foi aprovado o Regulamento do Conselho Técnico do CIALP durante a conclusão da VIª Assembleia-Geral do CIALP.
Este Conselho está previsto no Estatuto do CIALP e, através do novo regulamento, poderá ser agora implementado. Constitui uma bolsa de peritos e um corpo especializado com funções consultivas e de apoio à ação executiva do Conselho Diretivo, com vista a assessorá-lo em domínios e âmbitos especializados, exercer funções consultivas e apoiar a ação executiva do conselho, propor ou desenvolver iniciativas, e colaborar na criação de comissões especializadas de trabalho.
Para conhecer o Regulamento do Conselho Técnico do CIALP, clique aqui.

+
19-02-2016

Brasil | V Fórum Internacional CIALP. Já se encontra disponível o Programa do V Fórum Internacional do CIALP com tema “A metrópole contemporânea. A multiplicidade na lusofonia”. O CIALP, juntamente com as suas organizações membros espera promover uma reflexão sobre a importância e a potencialidade das áreas centrais das metrópoles como protagonistas do desenvolvimento. +

04-02-2016

Cabo Verde | Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde (OAC) tem como seus objectivos, trabalhar para a dignificação do exercício da Arquitectura e Urbanismo como profissão, para a elevação da qualidade e da imagem da arquitectura e urbanismo cabo-verdianos e para um ordenamento e gestão coerentes e eficientes do território nacional. +

04-02-2016

Rio de Janeiro | Nos próximos dias 23 a 27 de Fevereiro, decorrerá no Rio de Janeiro, Brasil, 19º Encontro do CIALP.
Tendo como objeto central o Rio de Janeiro, sede do 27º Congresso da União Internacional dos Arquitetos em 2020, pretende-se conhecer e debater a sua história, realidade atual, transformações em curso e respetivo devir de uma cidade desejada para todos.
De algum modo, o Rio de Janeiro pode e deve ser considerado como case-study paradigmático para os países e territórios de língua portuguesa, assim como para o próprio Congresso da UIA.

+
02-02-2016

Lisboa | No passado dia 28 de Janeiro, foi celebrado protocolo de colaboração entre o CIALP e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em cerimónia que decorreu nas instalações desta última. Subscreveram o protocolo o Presidente do CIALP e o Presidente da FAUL, Prof. Arqº João Pardal Monteiro. +

01-02-2016

O CIALP, enquanto parceiro institucional da União Internacional de Arquitetos, disponibiliza hoje a versão em português do Acordo UIA de Regras Internacionais Recomendadas para o Exercício da Arquitetura. +

3 / 8
1 2 3 4 5 8