3 / 15
1 2 3 4 5 15
"Ser Sustentável no Espaço Lusófono"
27-01-2022

O CIALP desafia todos os arquitectos e estudantes de arquitectura da comunidade dos países de língua oficial portuguesa a que, pelo seu olhar crítico, apresentem imagens sobre o tema "Ser Sustentável no Espaço Lusófono".
Um duplo desafio de reflexão sobre os conceitos de sustentabilidade e de lusofonia. Esta porque se pretende entendida nas suas dimensões físicas, mas também metafórica dos múltiplos territórios onde nos movemos, aquela porque, de tão obviamente necessária à vida, à nossa e à das coisas, parece muitas vezes ser quase esquecida.
Contamos com a sua participação.
Rui Leão +

20-01-2022

Assista à Exposição online Um Guia de Arquitetura e Urbanismo para as 17 Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável, uma coletânea dos principais projectos seleccionados para os Guias do IAB e da UIA.

+
18-01-2022

O CIALP convida a assistir à Mesa Redonda: A Cidade nas Palavras de Escritores Lusófonos, um evento realizado em parceria com a UCCLA, Fundação Calouste Gulbenkian e a CTPDLP da CPLP (Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa, dos Observadores Consultivos).

A Cidade nas Palavras dos Escritores Lusófonos, constituído por duas Mesas Redondas, foi integrado no Programa do Congresso Mundial UIA2021RIO e deu inicio à celebração dos 30 Anos do CIALP agora está disponível para visualização.

+
22-12-2021

Boas Festas e Feliz Ano Novo

O CIALP deseja Boas Festas e um Feliz Ano Novo a todas as suas organizações membros e a todos os colaboradores, parceiros e amigos que, durante mais um ano atípico, nos acompanharam.

São votos do CIALP que 2022 seja um ano de Esperança num reencontro melhor e mais forte tendo em conta o que nos une. Sempre em prol de uma melhor e sustentável relação entre os cidadãos, a arquitectura e o meio ambiente.

Votos de Felizes Festas e Próspero Ano Novo +

09-12-2021

A UIA, em parceria com a UN-Habitat, lança o Prémio UIA 2030, com o objectivo de promoção do contributo dos arquitectos para Agenda 2030 da ONU , o Desenvolvimento Sustentável e para Nova Agenda Urbana. +

05-12-2021

Júlio Eduardo Zamith de Franco Carrilho é natural de Pemba. Em 1965 era desenhador projectista em atelier de arquitectura na sua cidade natal.
É licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes da Universidade de Lisboa (1973) e doutorado em Arquitetura e Ambiente pela Universidade de Roma- “La Sapienza” (2006). +

03-12-2021

A UIA dá inicio aos eventos preparatórios integrados na programação do Fórum de Madrid, Habitação Acessível e Activa, AHA, a realizar-se a 14 de Maio do próximo ano, e do Congresso Mundial dos Arquitectos, a realizar-se em Copenhaga, em Julho de 2023.
O Webinar - Habitação Acessível organizado pela UIA, a realizar-se-á já no dia 15 de Dezembro. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

+
11-11-2021

Decorrerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h00 às 12h00 (hora de Lisboa), no Auditório da CPLP, em Lisboa, e online, a apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021 - Transformação digital e empregos de qualidade”, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Haverá interpretação simultânea em Português e Inglês.

A sessão de abertura contará com intervenções do Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Armindo de Brito Fernandes, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André. +

06-10-2021

O Dia Mundial da Arquitectura é celebrado na primeira segunda-feira do mês de Outubro. Por ocasião desta celebração, as organizações membros do CIALP organizam uma série de eventos procurando comemorar a Arquitectura na sua plenitude.
Para este ano, a UIA lançou o tema / desafio deste ano: Clean environment for a healthy world.
Consulte o programa da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde. +

28-09-2021

Em 2015, os líderes mundiais concordaram sobre 17 objetivos para melhorar o mundo até 2030. Esses objetivos têm o poder de erradicar a pobreza, combater a desigualdade e mitigar as mudanças climáticas. Guiados por esses objetivos, agora cabe a todos nós – governos, empresas, sociedade civil e público em geral – trabalharmos juntos para construir um futuro melhor para todos. +

23-09-2021

Em conformidade com o disposto no artigo 21º. dos Estatutos do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa - CIALP, convoco V. Exa. a estar presente na I Assembleia Geral do CIALP, mandato 2019-2022, a realizar-se quarta-feira, no dia 13 de outubro de 2021, pelas 14h30, hora de Lisboa, via Zoom, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 01 Comunicação do Presidente do CIALP;
Ponto 02 Apresentação dos projectos CIALP a decorrer;
Ponto 03 Funções dos delegados no CIALP;
Ponto 04 Funcionamento do Conselho Técnico do CIALP;
Ponto 05 Próximos Encontros CIALP;
Ponto 06 Comunicação dos GT CIALP (coordenadores);
Ponto 07 Outros Assuntos.

+
09-08-2021

O CIALP felicita a UIA-União Internacional dos Arquitectos pela eleição do novo Bureau para o mandato de 2021-2023. Decorrente do resultados das eleições realizadas no passado mês de Julho, a UIA tem agora novos elementos para os seus órgãos socias para o mandato de 2021-2023.

• Presidente: José-Luis Cortès Delgado (México)
• Secretário-geral: Tan Pei Ing (Malásia)
• Tesoureiro: Seif Allah Alnaga (Egito)
• Vice-presidente, Região I: Natalie Mossin (Dinamarca)
• Vice-Presidente, Região II: Istelianna Atanassova (Geórgia)
• Vice-presidente, Região III: Sam Oboh (Canadá)
• Vice-presidente, Região IV: Ishtiaque Zahir (Bangladesh)
• Vice-Presidente, Região V: Tokunbo Omisore (Nigéria)

Também foi eleito o novo Conselho da UIA. A recém equipa realizou a sua primeira sessão no dia 30 de julho, durante a qual, foi declarada a necessidade de reforçar o papel da UIA e torná-la mais acessível aos jovens arquitectos.

+
06-08-2021

O CIALP congratula José-Luis Cortés, eleito Presidente da UIA- União Internacional dos Arquitectos, para o mandato de 2021-2023.

Formado pelo Instituto de Tecnologia de Monterrey, México, com pós-graduação em Planeamento Urbano em Copenhaga, Dinamarca, e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos, José-Luís Cortés foi Presidente da Federação de Faculdades de Arquitectos do República Mexicana (FCARM) (2017-2018), tal como foi membro do Conselho da UIA para a Região III.

José-Luís Cortés acredita que a UIA “pode e deve demonstrar à sociedade que uma boa arquitectura tem potencial para melhorar a qualidade de vida e que projectar cidades saudáveis, sustentáveis, seguras, inclusivas, equitativas, diversificadas, humanas e bonitas resulta numa maior felicidade para todos”.

+
05-08-2021

No ano em que o CIALP celebra 30 anos de existência e 10 anos como organização formalmente criada, a língua portuguesa foi aprovada como língua oficial na UIA - União Internacional dos Arquitectos, com a seguinte votação:

A favor: 179 votos
Contra: 47 votos
Abstenções: 54 votos

+
23-07-2021

O Presidente do CIALP, Rui Leão, durante a Assembleia Geral da UIA, apresentou a moção do CIALP para ADOPÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA COMO LINGUA OFICIAL DA UIA. A moção, endossada por Angola (OAA), Brasil (IAB), Cabo-Verde (OACV), Macau (AAM) e Portugal (OA) irá permitir aos mais de 250 mil arquitectos falantes em Português, de estarem mais próximos da comunidade mundial de arquitectos e serem mais actuantes no palco internacional. Os Resultados da votação serão anunciados segunda-feira, dia 26 de Julho. +

23-07-2021

O CIALP foi uma das entidades signatárias da Carta do Rio, documento criado ao longo de várias semanas pelo conjunto de instituições presentes no Congresso Mundial.
A versão final foi lida no dia 22 de julho de 2021, no encerramento do Congresso Mundial dos Arquitectos, e aprovada por aclamação por todas as entidades que participaram do Palco Carta do Rio e assinaram o documento. Veja a íntegra do documento consolidado no 27o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO com propostas para um novo modelo de desenvolvimento urbano em três idiomas.

+
20-07-2021

Assista aos Teasers do Filme - exposição Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes, criados a partir do trabalho criativo dos Curadores, tendo por base os elementos dos arquitectos e ateliers seleccionados. +

18-07-2021

No dia 18 de julho, às 11h30, hora do Brasil, será lançado o filme-exposição "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes", uma iniciativa do CIALP, que dá inicio à celebração do 30º aniversário do Conselho e que está integrado na programação do 27º Congresso Internacional de Arquitetos ( UIA2021RIO).

Com curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, e coordenação de Rui Leão, o filme-exposição contará com 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O projeto será apresentado no Salão da Sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RJ), podendo também ser acompanhado digitalmente através do canal YouTube IAB CE

O projeto "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes" conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Lisboa, do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

+
05-07-2021

O 7º- Fórum Internacional de Património Arquitectónico Brasil-Portugal, devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19, será realizado através de apresentações via Streaming, durante os dias 7 e 8 de julho, com início às 13h00 (hora do Brasil).
Para inscrições e mais informações, consulte o site do FIPA

+
29-06-2021

No dia 8 de Julho assista ao inicio do Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022.
O primeiro Webinar, cujo tema será dedicado ao Património Arquitetónico Lusófono em África - Angola e Moçambique, terá como oradores Francisco José Miguel, mais conhecido como Chico Zé, (Angola) e Luis Lage (Moçambique).
A moderação estará a cargo de Victor Leonel, actual vice-presidente do CIALP.

Para assistir e participar, aceda ao link do webinar Património Arquitetónico Lusófono em África.

Os Webinários CIALP irão promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste primeiro Webinar o CIALP e as Ordens dos arquitectos de Angola e de Moçambique pretendem transmitir às novas gerações a dedicação e o esforço que os seus antecessores atravessaram, tendo por base o Património Arquitectónico Lusófono nestes dois países e buscando uma proximidade com a actual conjuntura. Perspectivando novas formas, visões e desafios para a Arquitectura e o Património em Angola e em Moçambique.

Francisco José Miguel (Chico Zé)
nasce aos 13 de Novembro de 1951, 69 anos de idade, é co-fundador do curso de arquitectura em Angola, licenciado em arquitectura em 1985.
É professor de Geografia Urbana no departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Co-fundador e director geral do atelier Arquidesign, Projectos e Empreendimentos Lda, na Rua Rainha N´Ginga, Luanda.
Foi director Nacional do Urbanismo da Secretária de Estado do Urbanismo, Habitação e Águas em 1987; foi o 1º Director do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda em 2007, actualmente trabalha no seu Atelier e leciona no Departamento de Arquitectura.

Luís Eugénio da Silva Lage
nasce em Maputo em Dezembro de 1954. Licenciou-se em Arquitectura e Planeamento Físico na UEM e Doutorou-se em “Levantamento, Analise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades, de analise de tipologias arquitectónicas e sobre património Cultural Imóvel.

O Webinar é organizado pelo CIALP, a Ordem dos Arquitectos de Angola e Ordem dos Arquitectos de Moçambique, contando com o apoio técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Ceará.

+
3 / 15
1 2 3 4 5 15