4 / 8
1 2 3 4 5 6 8
21-12-2015

Lisboa | No passado dia 29 de Outubro, o Presidente do CIALP reuniu com o Presidente da Ordem dos Arquitetos de Portugal, Arqº João Santa-Rita, no quadro das reuniões bilaterais previamente acertadas.

+
17-12-2015

Paris | A convite da UIA, o Presidente do CIALP participou na Conferência Internacional “Architecture, the climate of the future”, organizada, designadamente, pelo Conselho de Arquitectos da Europa, pela Ordre des Architectes de França e pela própria UIA, que decorreu no passado dia 30 de Novembro na Cité de l’Architecture et du Patrimoine, em Paris. O Presidente do CIALP representou também a CACTO, a Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios dos Membros Observadores da CPLP. +

15-12-2015

Lisboa | No dia 16 de Dezembro, às 18h30, na Sede da Ordem dos Arquitectos, realizar-se-á o lançamento do Diário do Deserto (Cristina Salvador)/ Paisagens Propícias (João Lucas) Mia Soave #04, com a apresentação de Cristina Rodrigues. +

14-12-2015

Os 195 países reunidos na Cimeira do Clima (COP21) de Paris, entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro, adoptaram um acordo considerado histórico sobre as alterações climáticas: limite abaixo de 2º C para a subida da temperatura, travar as emissões de CO2, rever planos nacionais de combate ao aquecimento, metas diferenciadas por países e financiamento aos mais pobres. +

16-11-2015

O Presidente do CIALP, em nome da organização, enviou no passado Sábado, dia 14 de Novembro, telegrama de condolências ao Senhor Embaixador da França em Lisboa pelas mortes de inocentes nos recentes atentados terroristas de Paris: +

09-11-2015

Amâncio d’Alpoim Miranda Guedes, mais conhecido por Pancho Guedes, arquiteto moçambicano e português, faleceu no passado sábado, dia 7 de Novembro, na fazenda sul-africana de sua filha. A sua obra é considerada distinta, precursora e extraordinária na arquitectura dos anos 50, 60 e 70 do século XX e, em particular, em África, tanto em Moçambique, terra que Pancho amou como sua e terra que o amou como seu, assim como na África do Sul, onde fez a sua formação, onde também viveu e onde morreu. +

09-11-2015

Fechar Pancho Guedes numa só categoria da história da arquitectura é “negar” Pancho Guedes. O arquitecto que se dizia também e sempre artista plástico, morreu este sábado, aos 90 anos.
LUCINDA CANELAS em Jornal Público (07/11/2015)

+
09-11-2015

Pancho Guedes foi muitas coisas numa vida só. Muitos arquitectos, sobretudo. Morreu neste sábado na África do Sul, aos 90 anos. Portugal perde, assim, parte da sua cultura arquitectónica do século XX. E uma parte exuberante, que desconcerta.
ANA VAZ MILHEIRO em Jornal Público (07/11/2015)

+
20-10-2015

Lisboa| No passado dia 06 de Outubro, o CIALP e a UCCLA subscreveram protocolo de colaboração que possibilitará parcerias em diversos projetos, facilitando a investigação, preservação e divulgação do trabalho dos arquitectos que, espalhados pelos cinco continentes, se expressam em Português. De relembrar que o CIALP e a UCCLA são Cbservadores Consultivos da CPLP http://www.cplp.org/id-2766.aspx e que fazem parte da Comissão Ambiente, Cidades e Territórios desta organização.
Para mais informações sobre a UCCLA, visite http://www.uccla.pt/ +

19-10-2015

O CIALP, enquanto parceiro institucional da União Internacional de Arquitetos, disponibiliza hoje a versão em português da Código de Deontologia Internacional para Prestadores de Serviços de Consultadoria da UIA.

+
05-10-2015

Celebra-se hoje, dia 5 de Outubro, o Dia Mundial da Arquitetura 2015, sob o lema “Arquitetura, Construção, Clima: Compromisso e Soluções”, conforme indicado pela UIA em Julho passado. +

02-09-2015

Macau | No próximo dia 10 de Setembro, no Centro de Design de Macau, abre portas a exposição “Descobrir Manuel Vicente”, organizada pelo Chapter de Macau do DOCOMOMO International.
Ao contrário da exposição que aconteceu o ano passado, a edição deste ano não é uma exposição documental, não é a imagem do trabalho do arquitecto tal como aconteceu, mas sim uma exposição de interpretação e reflexão do seu contributo, sobretudo à cidade de Macau.

+
01-09-2015

O website CIALP encontra-se em reorganização até ao final de setembro, tendo em vista gerar uma versão sumária em língua inglesa, implementar um motor de busca e melhorar alguns aspetos formais e a organização de alguns conteúdos.
Agradecemos a compreensão de todos os utilizadores para qualquer incómodo consequente ou eventual anomalia, na certeza de que, pela nossa parte, continuamos apostados em melhorar o serviço prestado por este website.

+
01-09-2015

Kampala (Uganda) | O Arqº Victor Leonel Miguel, Presidente da Ordem dos Arquitectos de Angola (OAA) e membro do Conselho Directivo do CIALP, foi reconduzido como Vice-Presidente da União de Arquitectos de África (UAA) para a Região Sul de África. A reeleição teve lugar no Munyonyo Commonwealth Resort de Kampala (Uganda) durante a realização do XI Congresso da UAA, que decorreu entre 2 e 8 de Agosto último.
Também por Angola, foi eleito como membro do Conselho da UAA, o Arqº Celestino Chitonho, secretário-geral da OAA, assim como, por Moçambique, o Arqº Anselmo Cani.
Foi eleito como Presidente da UAA o Arqº Kaiso Kalambo (Tanzânia), que assim substitui o Presidente cessante Arqº Tokunbo Omisore (Nigéria).
Refira-se que, entre outros assuntos, o XI Congresso da UAA aprovou a nova constituição da União de Arquitectos de África.

+
14-08-2015

O CIALP, enquanto parceiro institucional da União Internacional de Arquitetos, disponibiliza hoje a versão em português da Carta UNESCO-UIA para a Formação em Arquitetura, aprovada na Assembleia Geral da UIA de Tóquio, Japão, em 2011.

+
12-08-2015

São Paulo (Brasil) | O IAB planeia ampliar as premiações para os estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das faculdades e universidades brasileiras. O assunto foi discutido na 148ª Reunião do Conselho Superior do Instituto (COSU), que aconteceu entre os dias 29 de Julho e 1 de Agosto em São Paulo. A ideia é que cada departamento organize o seu prémio e que, no final do ano, os vencedores estaduais concorram numa grande competição nacional. O IAB encara a iniciativa como estratégia de aproximação aos recém-formados. Mais informaçõe sobre o Prémio +

09-08-2015

Pangim | No decurso da VIª Assembleia Geral do CIALP realizada em Pangim (Goa/ União Indiana) em Abril passado, foram aprovadas pequenas correções e alterações ao Estatuto do CIALP sendo, porventura, a mais importante, a alteração do Artigo 13º (Mandato dos Elementos dos Órgãos Sociais), dispondo agora que os mandatos dos órgãos sociais do CIALP sejam de três anos (e não de dois), a entrar em vigor a partir do próximo mandato (2016-2018).
Recorda-se que o Estatuto do CIALP foi aprovado no XIIº Encontro do CIALP em Macau/ R.P. China em Novembro de 2010, e registado em Lisboa/ Portugal em Novembro de 2012.
Assim, publica-se e dá-se a conhecer a presente redação do Estatuto do CIALP.

+
09-08-2015

UIA | No final de Julho passado, a UIA anunciou o lema “Arquitetura, Construção, Clima: Compromisso e Soluções” para o Dia Mundial da Arquitetura 2015, a realizar no próximo dia 5 de Outubro.
A UIA desencadeia, assim, um conjunto de ações dedicadas à “arquitetura responsável”, procurando evidenciar o contributo dos arquitetos do mundo na melhoria do ambiente construído e no quadro das alterações climáticas, e antecipando o COP21 (Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), a ter lugar em Paris entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro. A UIA estará presente no COP21, com uma delegação encabeçada pelo seu Presidente, Arqº Esa Mohamed.

Em simultâneo à UIA, o CIALP convida os seus membros e parceiros a mobilizarem-se no próximo dia 5 de Outubro, promovendo iniciativas e ações que ilustrem o enorme potencial da Arquitetura e do Urbanismo diante das alterações climáticas, um dos grandes desafios da nossa época.

+
05-08-2015

Paris | No passado dia 24 de Julho, o Presidente do CIALP reuniu na UIA, em Paris, com o respectivo Director-Geral, Nicolas Jelansky. A ocasião serviu para fazer balanço sobre as relações entre ambas as instituições, designadamente a progressiva tradução para português dos principais documentos de referência da UIA. Os primeiros documentos traduzidos serão disponibilizados no início do próximo mês de Setembro. +

14-07-2015

Lisboa | No passado dia 7 de Julho foi publicado em Diário da República de Portugal a resolução do respetivo Conselho de Ministros 45/2015 de 4 de Junho que estabelece a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, há muito prioridade fundamental da Ordem dos Arquitectos portuguesa. Apresentamos, de seguida, excertos do comunicado da OA: +

4 / 8
1 2 3 4 5 6 8