4 / 16
1 2 3 4 5 6 16
23-07-2021

O Presidente do CIALP, Rui Leão, durante a Assembleia Geral da UIA, apresentou a moção do CIALP para ADOPÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA COMO LINGUA OFICIAL DA UIA. A moção, endossada por Angola (OAA), Brasil (IAB), Cabo-Verde (OACV), Macau (AAM) e Portugal (OA) irá permitir aos mais de 250 mil arquitectos falantes em Português, de estarem mais próximos da comunidade mundial de arquitectos e serem mais actuantes no palco internacional. Os Resultados da votação serão anunciados segunda-feira, dia 26 de Julho. +

23-07-2021

O CIALP foi uma das entidades signatárias da Carta do Rio, documento criado ao longo de várias semanas pelo conjunto de instituições presentes no Congresso Mundial.
A versão final foi lida no dia 22 de julho de 2021, no encerramento do Congresso Mundial dos Arquitectos, e aprovada por aclamação por todas as entidades que participaram do Palco Carta do Rio e assinaram o documento. Veja a íntegra do documento consolidado no 27o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO com propostas para um novo modelo de desenvolvimento urbano em três idiomas.

+
20-07-2021

Assista aos Teasers do Filme - exposição Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes, criados a partir do trabalho criativo dos Curadores, tendo por base os elementos dos arquitectos e ateliers seleccionados. +

18-07-2021

No dia 18 de julho, às 11h30, hora do Brasil, será lançado o filme-exposição "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes", uma iniciativa do CIALP, que dá inicio à celebração do 30º aniversário do Conselho e que está integrado na programação do 27º Congresso Internacional de Arquitetos ( UIA2021RIO).

Com curadoria de Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, e coordenação de Rui Leão, o filme-exposição contará com 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
O projeto será apresentado no Salão da Sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RJ), podendo também ser acompanhado digitalmente através do canal YouTube IAB CE

O projeto "Arquiteturas em Português - Diálogos Emergentes" conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Lisboa, do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

+
05-07-2021

O 7º- Fórum Internacional de Património Arquitectónico Brasil-Portugal, devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19, será realizado através de apresentações via Streaming, durante os dias 7 e 8 de julho, com início às 13h00 (hora do Brasil).
Para inscrições e mais informações, consulte o site do FIPA

+
29-06-2021

No dia 8 de Julho assista ao inicio do Ciclo de Webinários CIALP 2021-2022.
O primeiro Webinar, cujo tema será dedicado ao Património Arquitetónico Lusófono em África - Angola e Moçambique, terá como oradores Francisco José Miguel, mais conhecido como Chico Zé, (Angola) e Luis Lage (Moçambique).
A moderação estará a cargo de Victor Leonel, actual vice-presidente do CIALP.

Para assistir e participar, aceda ao link do webinar Património Arquitetónico Lusófono em África.

Os Webinários CIALP irão promover a interlocução entre arquitectos de língua portuguesa visando o aprimoramento da profissão, a partilha de boas práticas, a difusão da cultura lusófona e de cada país e região, a avaliação da conjuntura internacional da profissão e a preparação dos profissionais para os cenários futuros em cada um dos países membros.

Neste primeiro Webinar o CIALP e as Ordens dos arquitectos de Angola e de Moçambique pretendem transmitir às novas gerações a dedicação e o esforço que os seus antecessores atravessaram, tendo por base o Património Arquitectónico Lusófono nestes dois países e buscando uma proximidade com a actual conjuntura. Perspectivando novas formas, visões e desafios para a Arquitectura e o Património em Angola e em Moçambique.

Francisco José Miguel (Chico Zé)
nasce aos 13 de Novembro de 1951, 69 anos de idade, é co-fundador do curso de arquitectura em Angola, licenciado em arquitectura em 1985.
É professor de Geografia Urbana no departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.
Co-fundador e director geral do atelier Arquidesign, Projectos e Empreendimentos Lda, na Rua Rainha N´Ginga, Luanda.
Foi director Nacional do Urbanismo da Secretária de Estado do Urbanismo, Habitação e Águas em 1987; foi o 1º Director do Instituto de Planeamento e Gestão Urbana de Luanda em 2007, actualmente trabalha no seu Atelier e leciona no Departamento de Arquitectura.

Luís Eugénio da Silva Lage
nasce em Maputo em Dezembro de 1954. Licenciou-se em Arquitectura e Planeamento Físico na UEM e Doutorou-se em “Levantamento, Analise e Representação da Arquitectura e Ambiente” na Universidade de Roma “La Sapienza” Itália. Desempenhou a função de Director da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane de 2009 a 2016, onde é Professor Auxiliar na linha temática de Representação Gráfica. As suas principais áreas de pesquisa são sobre processos do assentamento humano em periferias de cidades, de analise de tipologias arquitectónicas e sobre património Cultural Imóvel.

O Webinar é organizado pelo CIALP, a Ordem dos Arquitectos de Angola e Ordem dos Arquitectos de Moçambique, contando com o apoio técnico do Instituto de Arquitetos do Brasil departamento Ceará.

+
25-06-2021

O CIALP congratula-se com a aprovação do projecto, A Importância da Infraestrutura Verde e da Atividade Física em Tempo de Pandemia | verDEsporto, criado e desenvolvido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona e no qual o CIALP tem uma pareceria institucional. Para mais informações, consulte o site do verDEsporto. +

24-06-2021

Já são conhecidos os resultados do Open Call | ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES.
Foram recepcionadas 22 propostas provenientes das Organizações do CIALP.

A equipa de curadores, composta por Ana Vaz Milheiro, Inês Lima Rodrigues e Jorge Figueira, analisou os projectos submetidos tendo como objectivo reunir um grupo de obras representativo da produção habitacional no âmbito do CIALP durante a última década.
Como resultado, chegou-se à selecção de onze obras residenciais listadas a seguir:
a) Brasil
a. Casas MBV2, Bruno Melo Braga, Ceará, 2020
b. Residencial Duarte Murtinho, Marcos Boldarini, São Paulo, 2018
b) Cabo Verde
a. Condomínio Asa, Maurício dos Santos, Praia, 2010
b. Habitação Palmarejo Grande, César Freitas, Praia, 2013
c) Goa
a. House in Assagao, Yatin Fulari, Bairo Alto, Goa, 2017
d) Guiné-Bissau
a. Residência + Hemeroteca, Geraldo Pina, Malafo, Guiné-Bissau, 2021
e) Macau
a. The Studio – Rua Nova do Comércio, Jimmy Wardhana, Macau, 2016
f) Moçambique
a. Condomínio Terra, Ernesto G. Nagel, Maputo, 2018
g) Portugal
a. Casa Vermelha, ExtraStudio, Azeitão, 2016
b. Casas 6 e 12, José Miguel Lobo Almeida, Porto, 2018
h) São Tomé e Príncipe
a. Casa Verde, Eudes Aguiar, Água Arroz, 2018.

A distribuição das propostas submetidas por país ou região integrante do CIALP foi a seguinte:
a) Angola – 0 propostas
b) Brasil – 4 propostas
c) Cabo Verde – 3 propostas
d) Goa – 3 propostas
e) Guiné-Bissau – 1 proposta
f) Macau – 2 propostas
g) Moçambique – 1 proposta
h) Portugal – 6 propostas
i) São Tomé e Príncipe – 2 propostas

A exposição será inaugurada durante o mês de Julho, em data a anunciar, estando incluída na programação do Congresso Mundial dos Arquitectos, UIA2021RIO.

O projecto é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

+
01-06-2021

Rui Leão participa na Conferência Europeia de Políticas de Arquitectura: From Bauhaus to the New House, organizada pela Ordem dos Arquitectos de Portugal e a realizar-se nos dias 8 e 9 de junho.
O Presidente do CIALP participa na MESA-REDONDA 1: The New Bauhaus para lá da Europa, juntamente com arquitectos oriundos de Angola, Brasil e Moçambique.
Para mais informações e inscrições, consulte o site da CEPA. +

24-05-2021

É com imensa tristeza que o CIALP anuncia o falecimento do arquitecto Paulo Mendes da Rocha.
Nascido em Vitória, a 25 de Outubro de 1928, Paulo Mendes da Rocha, tinha 92 anos de idade, falecendo na madrugada do passado dia 23 de Maio.

+
06-05-2021

Paulo Mendes da Rocha, membro honorário do CIALP em 2015, vence a Medalha de Ouro UIA.
O júri considerou Mendes da Rocha um iconoclasta arrojado, cujo trabalho elevou a arquitectura a novos patamares. O júri salientou também a sua integridade pessoal e social, reflectidos na sua capacidade em transcender limites enquanto se mantém enraizado nas suas origens. +

06-04-2021

Está a acontecer!
O maior encontro mundial da Arquitetura e de Urbanismo. E você precisa fazer parte deste evento e contribuir para uma transformação no mundo!

A Primeira Semana Mundial da Arquitetura UIA2021RIO, de 22 a 25 de março, teve conteúdo digital aberto e gratuito.

Em Abril, o tema em apresentação é: Diversidade e Mistura. Acompanhe os debates e conferências entre os dias 19 e 22 de Abril.

É uma oportunidade única para conhecer alguns dos mais destacados pensadores do ambiente urbano no mundo.

Consulte o programa do Congresso Mundial aqui +

05-04-2021

O CIALP enviou uma mensagem de apoio e solidariedade aos parceiros, amigos e à Ordem dos Arquitectos de Moçambique, expressando a condenação e repúdio pelos atentados e situação dramática que têm vindo a verificar-se nas zonas de Cabo Delgado e Pemba.

+
19-02-2021

A exposição ARQUITECTURAS EM PORTUGUÊS: DIÁLOGOS EMERGENTES irá apresentar no Congresso mundial de Arquitectos UIA2021RIO projectos com abordagens e inovação a nível de intervenção urbana, tipológica e tecnológica de jovens arquitectos, do universo do CIALP, através da apresentação de projectos de habitação para a classe média selecionados no âmbito deste Open Call.

Encorajo todos os jovens ateliers de arquitectura com intervenção nos países e territórios de Língua Portuguesa a submeter os seus projectos através do Open Call promovido pelo respectivo Instituto, Ordem ou Associação de Arquitectos.

A exposição é uma parceria entre o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e a DINAMIA-ISCTE, e conta com o apoio da FCT, através do projecto de investigação Middle Class Mass Housing in Europe, Africa and Asia, do Camões - Centro Cultural Português em Brasília, do Congresso Mundial de Arquitectos UIA2021RIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Rui Leão
Presidente CIALP

+
03-02-2021

Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o Congresso Mundial de Arquitetos ocorrerá pela primeira vez no Brasil.

Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em área afins. Um evento que debaterá o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo estarão reunidos para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida, em um mundo mais justo e sustentável.

Congresso Mundial de Arquitetos, tem início em versão digital já no mês de Março, com as primeiras conferências virtuais, e decorre, presencialmente, entre 18 e 22 de julho de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Garanta já o seu acesso aos conteúdos digitais a partir de Março. Para tal, basta inscrever-se no site do Congresso.

TODOS OS MUNDOS. UM SÓ MUNDO. ARQUITETURA 21 +

26-01-2021

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), fundado em 1921, é a mais antiga e representativa entidade dos arquitetos do Brasil.
Comemora, no dia 26 de Janeiro, Um Século de existência. Um Século que representa muita história, muitos caminhos percorridos para os Arquitectos brasileiros, para a sociedade brasileira e para o Brasil em geral. A ligação da Arquitectura ao Brasil enquanto país, enquanto sociedade e enquanto cultura vem andando lado a lado. São inúmeros os exemplos de união, de superação e dignificação que ultrapassam as fronteiras do Brasil e que são reconhecidos internacionalmente.
O CIALP tem a honra de se juntar às comemorações do IAB, organização membro desde a criação deste Conselho. Durante a celebração, o Arq. Haroldo Pinheiro será agraciado com o Colar de Ouro, alta distinção no Brasil.

+
21-01-2021

A arquitecta e urbanista Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR. Trata-se da primeira mulher a ocupar o cargo, tendo sido eleita para um mandato de três anos, até 31 de dezembro 2023. A votação foi feita entre os novos conselheiros, escolhidos pelo voto directo dos arquitectos e urbanistas de todo o Brasil nas Eleições do CAU 2020.
A 108ª Reunião Plenária do CAU/BR foi realizada em formato híbrido, com parte dos conselheiros presentes à sede em Brasília e outra parte por meio de videoconferência.
O CAU/BR é membro observador do CIALP desde 2014, sendo parceiro em vários projectos conjuntos, entre os quais, o ATHIS, realizado em colaboração com a CODHAB.
Para mais informações, consulte o site do CAU/BR

+
Sessão da Tomada de posse dos novos Órgãos Sociais
16-12-2020

O arquitecto Job Amado Varela é o novo Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde.
A cerimónia de posse para o triénio 2020-2023 aconteceu, no dia 11 de Dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, sucedendo a António Pedro Bettencourt.

+
30-09-2020

A arquitecta e urbanista Maria Elisa Baptista é a nova presidente da Direção Nacional do IAB para o triénio 2020-2023. De acordo com a sua proposta,o IAB terá dois grandes momentos já em 2021 – a comemoração do centenário e a realização do UIA2021RIO.
“Debater e produzir ações de referência sobre as políticas de habitação, de saneamento, de ordenamento territorial, urbanísticas, ambientais, e do patrimônio cultural, desenhadas a partir do reconhecimento da dignidade e da liberdade de todas as pessoas em uma visão política de equidade e cidadania”. Trecho da Plataforma Um instituto de arquitetos para o Brasil.
O anterior Presidente, Nivaldo Andrade assume a pasta de Vice-Presidente para as relações do IAB. +

08-09-2020

Arquitectura, uma força global para o bem, é o que defende o presidente da União Internacional de Arquitectos, Thomas Vonier, num artigo exclusivo para o UIA2021RIO.
Além das mudanças climáticas, o mundo vive pelo menos três outros grandes desafios na actualidade: a pandemia e a crise na saúde; os conflitos étnicos, o racismo e a xenofobia; a depressão económica. Nesse contexto, os arquitectos podem se unir, influenciar políticas públicas e avançar em propostas para melhorar a vida das pessoas.

Leia o artigo na integra aqui. +

4 / 16
1 2 3 4 5 6 16