5 / 8
1 3 4 5 6 7 8
05-08-2015

Paris | No passado dia 24 de Julho, o Presidente do CIALP reuniu na UIA, em Paris, com o respectivo Director-Geral, Nicolas Jelansky. A ocasião serviu para fazer balanço sobre as relações entre ambas as instituições, designadamente a progressiva tradução para português dos principais documentos de referência da UIA. Os primeiros documentos traduzidos serão disponibilizados no início do próximo mês de Setembro. +

14-07-2015

Lisboa | No passado dia 7 de Julho foi publicado em Diário da República de Portugal a resolução do respetivo Conselho de Ministros 45/2015 de 4 de Junho que estabelece a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, há muito prioridade fundamental da Ordem dos Arquitectos portuguesa. Apresentamos, de seguida, excertos do comunicado da OA: +

14-07-2015

O CIALP e a CACTO (Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios dos Membros Observadores da CPLP), através do Arqº Nuno Soares (AAM/ Macau), estarão representados no II Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorre entre os dias 13 e 17 de Julho, em Díli, Timor-Leste. +

13-07-2015

Lisboa | No passado dia 9 de Julho, no âmbito da comemoração dos 40 anos de independência de Cabo Verde, a Sede da CPLP em Lisboa acolheu o Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, tendo este proferido a Conferência “Cabo Verde no Horizonte 2013” em que fez um balanço do percurso do seu País desde 1975 e perspectivou possibilidades de futuro.
O CIALP esteve representado pelo seu Presidente, Arqº João Belo Rodeia.

+
25-06-2015

Brasília | Nos dias 9 de 10 de Julho próximos, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) reúne em Brasília, com o apoio da Câmara dos Deputados, arquitetos e parlamentares de todo o país para discutir os principais temas pendentes no Congresso Nacional relacionados com a profissão. O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados. +

24-06-2015

Lisboa | No passado dia 04 de Junho, reuniu a CACTO-CPLP (Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios dos Membros Observadores da CPLP), com a presença de representantes do CIALP (Arqº João Belo Rodeia e Drª Clélia Fernandes) e da UCCLA (Arqº João Laplaine Guimarães). +

18-06-2015

Bombaim | O coração de Charles Correa, membro honorário do CIALP, deixou de bater na passada terça-feira, dia 16 de Junho.
Conforme afirmou Prakash Deshmukh, Presidente do Instituto Indiano de Arquitetos, "Charles Correa foi a inspiração para a infusão da modernidade na arquitetura indiana depois de 1947. Perdemos um inspirador de tendências e uma amada figura paternal". +

03-06-2015

Lisboa | No passado dia 28 de Maio, reuniu pela primeira vez a recente Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios dos Membros Observadores (CACTO) da CPLP, com a presença de representantes do CIALP (Arqº João Belo Rodeia e Drª Clélia Fernandes) e da UCCLA (Arqº João Laplaine Guimarães). A reunião decorreu na sede do CIALP, no edifício dos Banhos de São Paulo, em Lisboa.
Recorda-se que esta Comissão foi proposta pelo CIALP na VIII Reunião entre Observadores Consultivos e o Secretariado Executivo da CPLP, realizada no dia 24 de Junho de 2014, agora confirmada na recente IX Reunião análoga.
Nesta primeira reunião da Comissão, coordenada pelo CIALP, foram equacionados futuros Regulamento de Funcionamento, Plano de Actividades e Instrumentos de Comunicação, assim como a participação no Fórum da Sociedade Civil a realizar em Timor-Leste entre 13 a 17 Julho de 2015.
Foram ainda aprovados os respectivos Objecto e Objectivos, conforme seguem:

Objecto Central
A Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios tem por objecto central o Ambiente Construído, entendendo-o no Território, na Cidade e na Arquitectura, e sempre na perspectiva de procurar melhorar a qualidade de vida das populações.

Objectivos Gerais
Constituem objectivos gerais da Comissão de Ambiente, Cidades e Territórios:
01. Entregar à CPLP um think tank permanente sobre o Ambiente Construído - do Território à Cidade e desta à Arquitectura - nos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa.
02. Colaborar com a CPLP em tudo quanto diga respeito ao Ambiente Construído nos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa, seja no quadro das suas actividades e iniciativas, seja no das respectivas orientações e declarações políticas.
03. Constituir um fórum permanente para a troca de experiências, conhecimento e informação nos domínios do Ambiente Construído, procurando interagir com os pilares políticos, científicos, culturais e da sociedade civil dos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa.
04. Pugnar pela implementação de Políticas Públicas de Arquitectura nos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa que visem a melhoria do Ambiente Construído e da Qualidade de Vida dos cidadãos.
05. Implementar e/ou apoiar iniciativas e projectos que visem a melhoria do Ambiente Construído e da Qualidade de Vida dos cidadãos nos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa.
06. Contribuir para sensibilizar as sociedades civis e os cidadãos, designadamente os mais jovens, dos Países e Territórios de Língua Oficial Portuguesa quanto à importância do Ambiente Construído na Qualidade de Vida.

+
03-06-2015

Aveiro | Nos passados dias 1 e 2 de Junho, decorreu na Universidade de Aveiro o 2º Fórum Internacional do Património Arquitetónico, que contou com o apoio institucional do CIALP.
Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, pela Associação Portuguesa para a Reabilitação e Proteção do Património (APRUPP) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-Campinas), este Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. +

27-05-2015

Lisboa | No passado dia 11 de Maio, o CIALP participou na IX Reunião entre Observadores Consultivos e o Secretariado Executivo da CPLP, que contou com a presença do Embaixador Murade Isaac Muragy, secretário executivo da organização. +

27-05-2015

Luanda | Nos passados dias 29 e 30 de Abril, Luanda acolheu no Centro de Convenções de Talatona o 2º Fórum de Investimento em Infraestruturas Urbanas em África (www.auiif.com), uma organização da revista African Business, da IC Events, da UCLGA (United Cities and Local Governments of Africa) e do Governo de Angola. O Fórum contou com o apoio institucional do CIALP e da Ordem dos Arquitectos de Angola. +

27-05-2015

Lisboa | O Arqº Paulo Mendes da Rocha (Vitória/ Brasil, 1928) foi homenageado com a outorga do título de Membro Honorário do CIALP em cerimónia que decorreu a 20 de Maio no Auditório Nuno Teotónio Pereira da Ordem dos Arquitectos no Edifício dos Banhos de São Paulo, em Lisboa, e que contou com casa cheia. +

18-05-2015

No próximo dia 20 de Maio, o Arqº Paulo Mendes da Rocha (Vitória/ Brasil, 1928) será homenageado com a outorga do título de Membro Honorário do CIALP em cerimónia que decorrerá no Auditório Nuno Teotónio Pereira da Ordem dos Arquitectos no Edifício dos Banhos de São Paulo, pelas 17h30m, em Lisboa.
Esta homenagem está associada à cerimónia de doação do projecto do novo edifício do Museu Nacional dos Coches à Casa da Arquitectura, conforme o programa infra.

+
15-05-2015

Goa | No passado dia 17 de Abril, teve lugar em Pangim (Goa) a 6ª Reunião do Conselho Directivo do CIALP, contando com a presença dos Arqºs João Belo Rodeia (Presidente), Rui Leão (Vice-Presidente), César Freitas (Vice-Presidente) e Victor Leonel Miguel (Tesoureiro). Por razões de força maior, não compareceu o Arqº Gilson Paranhos (Secretário-Geral). +

13-05-2015

Dá-se conhecimento público do conteúdo de carta enviada pelo Presidente do CIALP aos membros associados e membros dos órgãos sociais CIALP, assim como a todos os participantes no Encontro e no IV Forum CIALP de Goa: +

12-05-2015

Em cerimónia que decorreu no passado dia 17 de Abril em Pangim (Goa), o Arqº Charles Correa (Secunderabad/ Índia, 1930) foi homenageado com a outorga do título de Membro Honorário do CIALP. +

07-05-2015

A Ordem dos Engenheiros e dos Arquitectos de São Tomé e Príncipe foi admitida como membro efectivo do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa, por unanimidade, na V Assembleia-Geral do CIALP realizada em Goa (União Indiana) no passado dia 17 de Abril.
Com a OEASTP, o CIALP passa a ser constituído por nove membros efectivos, reforçando-se como plataforma internacional e transcontinental dos arquitectos de países e territórios de língua portuguesa.
Endereçamos a todos os arquitectos de São Tomé e Príncipe votos de boas-vindas, na certeza de que serão fundamentais para a crescente afirmação dos objectivos do CIALP.

+
24-04-2015

Luanda | Novas datas para o 2º Fórum Sobre Investimentos em Infra-Estruturas Urbanas em África. Angola é o país anfitrião e vai mostrar os resultados positivos já alcançados com o gigantesco projecto de Urbanização no país – “ Novas Centralidades ”. O Fórum realizar-se-á nos dias 29 e 30 de Abril.

+
01-04-2015

Goa | Nos próximos dias 17 e 18 Abril, decorrerá em Goa (União Indiana) o IV Forum CIALP sob o lema No Caminho para o Rio 2020 “Todos os Mundos. Um Só Mundo” e com o tema Perspectivas para a Cidade e a Habitação nos países e territórios de língua portuguesa.

Este tema será desdobrado em duas sessões, com cerca de 5 oradores cada. A primeira sessão versará os “Desafios da Cidade” e, a segunda, os “Desafios da Habitação”.
Com este Forum, o CIALP procurará reflectir sobre os desafios da cidade e da habitação no espaço da lusofonia, na perspectiva de iniciar o caminho para o 27º Congresso da União Internacional dos Arquitectos (UIA) que irá acontecer no Rio de Janeiro (Brasil) em 2020.

+
20-03-2015

Matosinhos | No passado dia 18 de Março, o CIALP e a Casa da Arquitectura subscreveram protocolo de colaboração que possibilitará parcerias em diversos projetos, facilitando a investigação, preservação e divulgação do trabalho dos arquitectos que, espalhados pelos cinco continentes, se expressam em Português. +

5 / 8
1 3 4 5 6 7 8