7 / 8
1 4 5 6 7 8
11-12-2014

Portugal | Entre os dias 14 e 16 de Outubro, decorreu na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa o 3º Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, intitulado “Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar - arquitetura e urbanismo na geografia e na cultura”, que contou com o apoio institucional do CIALP. +

10-12-2014

Brasil | A convite do Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, Arqº Alberto de Faria, o Presidente do CIALP participou no 3º Encontro CAU/DF no passado dia 18 de Novembro em Brasília. +

11-11-2014

O CIALP está de regresso à hipermédia, agora com um sítio web redesenhado para melhor servir a sua actuação, a ligação a membros e parceiros, e a informação junto dos arquitectos de língua portuguesa e do grande público. +

12-09-2014

Com o objetivo de vincular a sustentabilidade ambiental e social às práticas e responsabilidades profissionais dos arquitectos, a União Internacional de Arquitectos (UIA) adoptou a Declaração Imperativo 2050.
O lançamento da Declaração, sob os auspícios do então Presidente da UIA, Arqº Albert Dubler, ocorreu em mesa-redonda entre a UIA e as respectivas organizações parceiras a 6 de Agosto de 2014, durante o 25º Congresso Mundial da UIA realizado em Durban, na África do Sul.

+
Rio vence Melbourne e Paris
09-09-2014

Rio será palco do mais importante evento de arquitetura do mundo em 2020.
O Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitectos (UIA) teve, na manhã de 10 de Agosto, seu destino definido para 2020. A cidade do Rio de Janeiro foi a escolhida como nova sede do maior e mais importante fórum internacional de arquitectura. O resultado foi anunciado pelo ex-presidente da UIA e secretário da sessão, Vassils Sgoutas, na Assembleia Geral da UIA, em Durban, na África do Sul. +

Esa Mohamed: Presidente UIA
08-09-2014

Mohamed Esa é arquitecto e urbanista na Malásia. Foi eleito pela Assembleia Geral da UIA, que teve lugar em Durban, África do Sul, de 7 a 9 de Agosto de 2014. Esa Mohamed tornou-se presidente da União Internacional de Arquitectos para o triénio 2014-2017. Sucede ao arquitecto francês Albert Dubler. +

São Tomé | No próximo dia 12 e 13 de Dezembro realiza-se o VI Fórum Internacional do CIALP. O VI Fórum CIALP será realizado em São Tomé, no Centro Cultural Português e contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros e Arquitectos de São Tomé e Príncipe, Eng. Carlos Gomes, com a presença do Vice Presidente Ordem dos Engenheiros e Arquitectos de São Tomé e Príncipe, Arq. Alexandre Barros e com a presença do Presidente do CIALP, Arq. Rui Leão.

+

Portugal | A Lista A, encabeçada pelo arquiteto José Manuel Pedreirinho, foi a vencedora das eleições para os órgãos diretivos da Ordem dos Arquitetos, a nível nacional e regional, para o próximo triéni.

Votaram 4.118 eleitores, de um universo de 13.592 votantes registados, para os órgãos sociais da OA no âmbito de um novo Estatuto e de um novo Regulamento Eleitoral que introduziu, pela primeira vez na história da Ordem, o voto eletrónico e a eleição órgão a órgão. +

Lisboa | O CIALP reuniu na sede lisboeta da Fundação Oriente no passado dia 27 de Janeiro, na sequência da celebração do protocolo entre ambas as instituições. Estiveram presentes, em representação da Fundação, o Dr. João Amorim, e, em representação do CIALP, o Arqº João Belo Rodeia e a Drª Clélia Fernandes. +

Angola | O Arqº Vity Nsalambi vai participar no próximo encontro da Comissão de Educação da UIA e no Conselho de Validação para a Educação em Arquitectura UNESCO-UIA (União Internacional de Arquitectos), a ter lugar respectivamente nos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2015, em Paris (França). +

Lisboa | No passado dia 4 de Fevereiro, o CIALP reuniu com o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em Lisboa, estando presentes, por um lado, o Arqº João Belo Rodeia e a Drª Clélia Fernandes, e, pelo outro, o Dr. Carlos Telles de Freitas e a Drª Hermínia Ribeiro. Tratou-se da primeira reunião entre ambas as instituições que visou explorar possibilidades de colaboração futura.
Recorde-se que o IMVF, fundado em 1951, tem por missão o desenvolvimento socioeconómico e cultural dos países de língua portuguesa. Desde 2001, marca presença em todos eles, actuando nas áreas da cooperação para o desenvolvimento, da educação para o desenvolvimento e da ajuda humanitária e de emergência.
Para mais informações, consulte http://www.imvf.org.

+

Paris | Os Presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e do IAB do Rio de Janeiro, Arqºs Sérgio Magalhães e Pedro da Luz Moreira, estão esta semana em Paris para assinar o contrato com a União Internacional dos Arquitetos (UIA) que enquadra a realização do 27º Congresso Mundial de Arquitetura de 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro.
Junto com a Arqª Nadia Somekh, suplente do Arqº Roberto Simon no Conselho da UIA, participarão igualmente na reunião da respectiva Direcção, onde serão apresentados o relatório do último Congresso, realizado em 2014 na cidade de Durban, na África do Sul, assim como o programa preliminar do próximo, a realizar na cidade de Seul, na Coreia do Sul, em 2017.

+

Em cerimónia que decorreu no passado dia 17 de Abril em Pangim (Goa), o Arqº Charles Correa (Secunderabad/ Índia, 1930) foi homenageado com a outorga do título de Membro Honorário Extraordinário do CIALP.

+

Luanda | Nos passados dias 29 e 30 de Abril, Luanda acolheu no Centro de Convenções de Talatona o 2º Fórum de Investimento em Infraestruturas Urbanas em África (www.auiif.com), uma organização da revista African Business, da IC Events, da UCLGA (United Cities and Local Governments of Africa) e do Governo de Angola. O Fórum contou com o apoio institucional do CIALP e da Ordem dos Arquitectos de Angola. +

Aveiro | Nos passados dias 1 e 2 de Junho, decorreu na Universidade de Aveiro o 2º Fórum Internacional do Património Arquitetónico, que contou com o apoio institucional do CIALP.
Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, pela Associação Portuguesa para a Reabilitação e Proteção do Património (APRUPP) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-Campinas), este Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. Tem como objetivo principal a partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum. +

Bombaim | O coração de Charles Correa, membro honorário do CIALP, deixou de bater na passada terça-feira, dia 16 de Junho.
Conforme afirmou Prakash Deshmukh, Presidente do Instituto Indiano de Arquitetos, "Charles Correa foi a inspiração para a infusão da modernidade na arquitetura indiana depois de 1947. Perdemos um inspirador de tendências e uma amada figura paternal". +

Lisboa | No passado dia 9 de Julho, no âmbito da comemoração dos 40 anos de independência de Cabo Verde, a Sede da CPLP em Lisboa acolheu o Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, tendo este proferido a Conferência “Cabo Verde no Horizonte 2013” em que fez um balanço do percurso do seu País desde 1975 e perspectivou possibilidades de futuro.
O CIALP esteve representado pelo seu Presidente, Arqº João Belo Rodeia.

+

Pangim | No decurso da VIª Assembleia Geral do CIALP realizada em Pangim (Goa/ União Indiana) em Abril passado, foram aprovadas pequenas correções e alterações ao Estatuto do CIALP, sendo porventura a mais importante a alteração do Artigo 13º (Mandato dos Elementos dos Órgãos Sociais), dispondo agora que os mandatos dos órgãos sociais do CIALP sejam de três anos (e não de dois), a entrar em vigor a partir do próximo mandato (2016-2018).
Recorda-se que o Estatuto do CIALP foi aprovado no XIIº Encontro do CIALP em Macau/ R.P. China em Novembro de 2010, e registado em Lisboa/ Portugal em Novembro de 2012.
Assim, publica-se e dá-se a conhecer a presente redação do Estatuto do CIALP.

+

Nasceu em Lisboa, em 1922.
Formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Colaborou com o Professor Arquiteto Carlos Ramos (1940-1944), impulsionador da Arquitetura Moderna em Portugal e ainda com o Arquiteto Miguel Jacobetty na construção do Bairro de Alvalade (1947-1948).
Participou no 1º Congresso Nacional de Arquitetura e no 1º Congresso Internacional dos Arquitetos (1948), Lausanne, Suíça.
Algumas obras da sua autoria: Igreja das Águas, Penamacor, edifício “Franjinhas”, Lisboa, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa, Estação Intermodal do Cais do Sodré, Lisboa, Plano de Urbanização do Bairro do Restelo, Lisboa.
Distinguido com inúmeros Prémios, entre outros: 2º Prémio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961); Prémio Valmor (1968,1975,1971,2012); Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (pelo Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, 2004); Prémio BIAU, Colombia, 2010, Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, Câmara Municipal de Lisboa, 2010.
Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (2003), e pela Universidade de Lisboa (2005).

+
7 / 8
1 4 5 6 7 8