8 / 8
1 4 5 6 7 8

Pangim | No decurso da VIª Assembleia Geral do CIALP realizada em Pangim (Goa/ União Indiana) em Abril passado, foram aprovadas pequenas correções e alterações ao Estatuto do CIALP, sendo porventura a mais importante a alteração do Artigo 13º (Mandato dos Elementos dos Órgãos Sociais), dispondo agora que os mandatos dos órgãos sociais do CIALP sejam de três anos (e não de dois), a entrar em vigor a partir do próximo mandato (2016-2018).
Recorda-se que o Estatuto do CIALP foi aprovado no XIIº Encontro do CIALP em Macau/ R.P. China em Novembro de 2010, e registado em Lisboa/ Portugal em Novembro de 2012.
Assim, publica-se e dá-se a conhecer a presente redação do Estatuto do CIALP.

+

Nasceu em Lisboa, em 1922.
Formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.
Colaborou com o Professor Arquiteto Carlos Ramos (1940-1944), impulsionador da Arquitetura Moderna em Portugal e ainda com o Arquiteto Miguel Jacobetty na construção do Bairro de Alvalade (1947-1948).
Participou no 1º Congresso Nacional de Arquitetura e no 1º Congresso Internacional dos Arquitetos (1948), Lausanne, Suíça.
Algumas obras da sua autoria: Igreja das Águas, Penamacor, edifício “Franjinhas”, Lisboa, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa, Estação Intermodal do Cais do Sodré, Lisboa, Plano de Urbanização do Bairro do Restelo, Lisboa.
Distinguido com inúmeros Prémios, entre outros: 2º Prémio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961); Prémio Valmor (1968,1975,1971,2012); Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (pelo Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, 2004); Prémio BIAU, Colombia, 2010, Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, Câmara Municipal de Lisboa, 2010.
Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (2003), e pela Universidade de Lisboa (2005).

+

Na última Assembleia Geral do Conselho dos Arquitectos da Europa | CAE, o mandato de Luciano Lazzari como Presidente foi renovado por mais dois anos. O Conselho Executivo foi, também, parcialmente renovado, tendo o Vice-presidente da Ordem dos Arquitectos, Pedro Ravara, eleito para o mandato de 2016/2017.

Cinco membros do Conselho Executivo foram também eleitos ou reeleitos: Dubravko Bacic (CCA - Croácia), Richard Brindley (RIBA - UK), Lionel Dunet (CNOA - França), Pedro Belo Ravara (OA - Portugal) e Ruth Schagemann (BAK - Alemanha)

O Conselho Executivo do CAE para 2016/2017 é composto por: Luciano Lazzari (Presidente), Paula Huotelin (Vice-Presidente), Dubravko Bacic, Richard Brindley, Lionel Dunet, Nichoas Galabov, Lars Jarle Nore, Eugen Panescu, Pedro Belo Ravara, Georg Pendl e Ruth Schagemann.

+

Na VII Assembleia Geral do CIALP, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 de Fevereiro, o Arq. Rui Leão, Macau (AAM) foi eleito Presidente do CIALP para o triénio 2016-2018.
O novo Conselho Directivo do CIALP terá como Vice-Presidentes os Arquitectos Vitor Leonel, Bastonário da Ordem de Arquitectos de Angola e João Santa-Rita, Presidente da Ordem de Arquitectos de Portugal, o Secretário-Geral mantém-se o Arq. Gilson Paranhos, (IAB) e como Tesoureiro será o Arq. Cesar de Freitas (OAC).
O novo Conselho Fiscal será presidido pelo Arq. João Tique de Moçambique (Arquitrave) e contará com os arquitectos Tulio de Souza (IIA-Goa) e Nuno Soares (AAM).

+

A Cidade Habitada

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai encontrar-se, novamente, no Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL), para discutir, em português, as temáticas do habitat humano, desta vez sob o título global: “A CIDADE HABITADA”.

+
8 / 8
1 4 5 6 7 8