BRASIL

Designação Oficial: República Federativa do Brasil

Data de independência: 7 de Setembro de 1822 (de Portugal) 

Lema: Ordem e Progresso 

Hino Nacional: Hino Nacional Brasileiro

Continente e Área: América, 8 514 767 km2 (5º)

População: 202 768 562 habitantes, estimativa de 2014 (5º) 

Densidade: 23.8 hab/km2 (182º)

PIB: US$ 3, 072 triliões, estimativa de 2014 (7º) 

Capital: Brasília 

Outras cidades importantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Recife, Belém e Porto Alegre 

Portal do Governo: www.brasil.gov.br 

Organizações Profissionais dos Arquitectos: Instituto de Arquitetos do Brasil e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
Número de Arquitectos (registados): (-)
Número de Arquitectos por 1000 habitantes: (-)

SOBRE O BRASIL

O Brasil ocupa uma área equivalente a 47% da América do Sul, com vasta linha de costa atlântica a leste e grande parte do interior do continente. Faz fronteira, a norte, com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; a sul, com o Uruguai; a sudoeste, com a Argentina e com o Paraguai; a oeste, com a Bolívia e com o Peru e, por fim, a noroeste, com a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. Além do território continental, possui alguns grupos de ilhas atlânticas como os Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas.
O território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários: o Equador que passa pela embocadura do Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta a cidade de São Paulo. A sua topografia é diversificada e inclui morros, montanhas, planícies, planaltos e cerrados. Grande parte do território situa-se entre 200 e 800 metros de altitude. A área principal de terras altas ocupa mais da metade sul do país. As partes noroeste do planalto são compostas por terreno com amplo rolamento quebrado por baixo e morros arredondados. A secção sudeste é mais robusta, com uma massa complexa de cordilheiras e serras atingindo altitudes até 1 200 metros. No norte, o Planalto das Guianas forma um fosso de drenagem principal, separando os rios que correm para o sul da Bacia Amazónica dos rios que desaguam no sistema do rio Orinoco, na Venezuela, a norte. O ponto mais alto no Brasil é o Pico da Neblina, na serra do Imeri (fronteira com a Venezuela) com 2 994 metros.
O Brasil tem um sistema denso e complexo de rios, um dos mais extensos do mundo, com oito grandes bacias hidrográficas, que drenam para o Atlântico. Os rios mais importantes são o Amazonas (o segundo maior rio do mundo e o maior em termos de volume de água, com vazão de 12,5 biliões de litros por minuto), o Paraná e seu maior afluente, o Iguaçu, o Negro, São Francisco, Xingu, Madeira e Tapajós.
A maior parte do território é tropical, embora o Brasil acolha também cinco subtipos climáticos principais: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, temperado e subtropical. As diferentes condições climáticas produzem ambientes que variam de florestas equatoriais no norte e regiões semiáridas no nordeste, para savanas tropicais no centro e florestas temperadas de coníferas no sul. Muitas regiões têm microclimas totalmente diferentes. Muito diversas são também as precipitações e temperaturas, se bem que a maior parte do território tenha temperaturas médias elevadas na ordem dos 25ºC. É um dos países com maior variedade de ecossistemas, tendo a maior diversidade biológica do mundo.
O Brasil é formado pela união de 26 estados federados. É o único país falante de português do continente americano, para além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, resultado da especificidade da sua colonização e da forte imigração oriunda de muitos países. Foi, aliás, centro do império colonial português entre 1808 e 1821, com o Rio de Janeiro como capital, constituindo um caso singular da história do mundo.

SOBRE OS ARQUITECTOS NO BRASIL
IAB . INSTITUTO DE ARQUITECTOS DO BRASIL

Presidente: Nivaldo Andrade
Vice-Presidente: Fabiano Melo
Secretário Geral: Luiz Antônio de Souza

Morada
Setor Comercial Sul - Quadra 02 - Bloco D -
Ed. Oscar Niemeyer, Sala 206
Cep. 70316-900
Distrito Federal – Brasília
Brasil
Tel: + 55 61 32240106
Fax: + 55 61 32240106
Email: iab@iab.org.br
Site: http://www.iab.org.br

*
*